Os chamados seios ingurgitados são se houver um aumento em um ou ambos os seios, em comparação com o tamanho normal dos seios. O ingurgitamento mamário também pode ser acompanhado por outros sintomas, como dor, caroços, alterações nos mamilos e secreção mamilar.
Seios inchados são geralmente um processo fisiológico normal, visto durante a puberdade, antes da menstruação ou durante a gravidez. No entanto, essa condição também pode ser um sintoma de um distúrbio médico.
Causas comuns de seios inchados
1. Puberdade
A puberdade é a primeira vez que você tem problemas com o crescimento dos seios. Seios inchados são um dos sinais da puberdade nas meninas. A puberdade ocorre quando o corpo da mulher começa a produzir altos níveis de hormônios femininos.
As meninas geralmente apresentam desenvolvimento ou inchaço dos seios entre as idades de 7 e 13 anos, embora algumas meninas possam desenvolvê-lo mais cedo ou mais tarde. Quando as meninas entram na puberdade, o tecido que se forma em seus seios faz com que a área plana ao redor dos mamilos aumente e os seios pareçam inchados.
2. Sintomas da menstruação
A maioria das mulheres experimenta alterações em seus seios antes ou durante o ciclo menstrual. Os seios freqüentemente ficam sensíveis e inchados, parecem pesados e doloridos antes do início da menstruação. Isso é causado por um aumento nos hormônios estrogênio e progesterona por um mês. Este aumento no hormônio progesterona desencadeia o crescimento das glândulas mamárias.
3. Grávida
Seios inchados são um dos primeiros sinais que uma mulher percebe durante a gravidez. As alterações na mama podem começar 1 a 2 semanas após a concepção.
4. Amamentação
Se você amamentar seu filho, você também terá seios inchados. Isso é causado pela produção de leite na mama. Às vezes, o bebê mamando na mama pode causar inchaço temporário, então não há necessidade de se preocupar.
5. Nódulo na mama
Às vezes, a dor na mama é causada por um nódulo benigno na mama. Esses caroços podem se formar durante a amamentação. O caroço também pode ser um cisto e não é uma condição preocupante. Um caroço na mama deve sempre ser avaliado por um médico
6. Infecção da mama
As infecções mamárias podem ocorrer devido a lesões, amamentação e hábitos sujos. Os sinais visíveis de se você tem uma infecção mamária são vermelhidão dos mamilos e sensibilidade nos seios.
7. Infecção linfática
O sistema linfático transporta sangue de fora dos vasos sanguíneos para todos os tecidos do corpo. Se o nó da mama inchar devido à infecção, a área ao redor fica vermelha e inchadador também. Deve contactar o seu médico o mais rapidamente possível no caso de uma infecção linfática, uma vez que pode ser fatal se não for tratada.
8. Mastite
A mastite é uma infecção causada por uma bactéria e pode causar inflamação ao redor do mamilo, chegando a causar febre. Seus seios ficarão doloridos e quentes ao toque. Se isso acontecer, um médico precisará ser contatado e, muitas vezes, prescreverá antibióticos.
9. Necrose da gordura da mama
Após a cirurgia ou lesão, um caroço pode se desenvolver na mama. Esses caroços são causados por hematomas no tecido e são chamados de necrose da gordura da mama. Esses caroços são benignos e não causam câncer de mama. No entanto, pode causar dores no peito.
10. Câncer de mama
Se um de vocês tem dor crônica e forte na mama, contate seu médico imediatamente. Seios inchados acompanhados de dor intensa, podem ser um sintoma de câncer de mama. Outros sinais incluem dor na parte superior do braço, dor nos mamilos e um caroço na mama.