Médico do cabelo e couro cabeludo, isso realmente existe?

A perda severa de cabelo e outros danos ao cabelo simplesmente não são suficientes para serem tratados em casa. Claro que você precisa consultar um médico. No entanto, que especialista deve ser consultado para tratar problemas de cabelo, como queda de cabelo?

Existe um especialista em cabelo?

Problemas no couro cabeludo que afetam a saúde do cabelo certamente interferem, não só na sua saúde, mas também na sua aparência. Várias maneiras têm sido feitas para superar o problema sem a ajuda de um médico, mas ele não melhora.

A maioria das pessoas pode ficar confusa sobre qual especialista recorrer para tratar problemas de cabelo, incluindo queda de cabelo.

A boa notícia é que você pode consultar um especialista em pele ou um dermatologista. Além de lidar com a pele, os dermatologistas também lidam com problemas de cabelo e unhas.

Às vezes, os problemas com o cabelo fazem com que algumas pessoas sintam que podem resolvê-los com ingredientes naturais. No entanto, não é incomum que os distúrbios experimentados piorem e o tratamento seja de curta duração.

Felizmente, agora muitas pessoas estão interessadas em consultar um dermatologista para tratar problemas de cabelo, incluindo queda de cabelo. Quanto mais cedo esse problema for verificado, melhores serão suas chances de uma recuperação rápida.

Lembre-se de que não existem especialistas em cabelo. No entanto, você pode consultar um dermatologista porque o cabelo é um de seus domínios.

Problemas capilares tratados por dermatologistas

Não apenas a pele, os dermatologistas também podem tratar os danos ao cabelo, como queda de cabelo, pontas duplas, aos efeitos da tintura de cabelo.

Veja, a pele é um dos maiores órgãos do corpo humano e é a primeira linha de defesa contra bactérias e lesões. Portanto, qualquer coisa que aconteça com sua pele pode ter um impacto em sua saúde geral, incluindo seu cabelo.

Aqui estão alguns problemas de cabelo que são tratados por um dermatologista.

  • Calvície (alopecia areata / totalis / universalis)
  • Cicatrizes devido à queda de cabelo , como o líquen planopilar
  • Hirsutismo e hipertricose ou crescimento excessivo de cabelo
  • Queda de cabelo devido a doença auto-imune ou outras condições de saúde

Aqui estão as características de um cabelo saudável que você precisa saber

Um dos problemas mais comuns tratados pelos dermatologistas é a queda de cabelo. A queda excessiva de cabelo pode ser um sinal de uma condição séria, por isso requer tratamento médico para não levar à calvície.

Geralmente, um dermatologista atribui a causa da queda de cabelo ao couro cabeludo, como uma infecção ou micose no couro cabeludo.

A micose do couro cabeludo ou tinha do couro cabeludo é comum em crianças e faz com que as raízes do cabelo enfraqueçam, de modo que caem facilmente. Se não for tratada rapidamente, é claro, pode deixar o cabelo careca.

Diagnóstico dermatologista de problemas capilares

Ao consultar um dermatologista sobre problemas de cabelo, como queda de cabelo, o médico primeiro fará um exame físico. Além disso, o médico também fará perguntas sobre o seu histórico médico e o de sua família, incluindo:

  • o número de fios de cabelo que caem a cada dia,
  • há quanto tempo você tem queda de cabelo,
  • história de saúde da família,
  • dieta e como cuidar do cabelo,
  • condições de saúde, como artrite ou problemas de tireoide,
  • um histórico de saúde mental, como estresse e depressão, e
  • tomar medicamentos para tireóide, articulações e doenças cardíacas.

Em seguida, o médico analisará as respostas dadas e poderá sugerir que você faça diversos exames, a saber:

  • exames de sangue para determinar a presença de problemas de tireoide ou não,
  • teste de tração do cabelo para ver quanto cabelo está caindo,
  • biópsia do couro cabeludo para ver se há uma infecção do couro cabeludo, bem como
  • a microscopia de luz ajuda a diagnosticar problemas com a haste do cabelo.

E as crianças com problemas de cabelo?

Se você acha que seu filho tem problemas de cabelo e couro cabeludo, leve-o a um dermatologista pediátrico. Isso é muito necessário, considerando que as crianças muitas vezes não conseguem expressar o que realmente perturba sua saúde.

A criança também pode nem sempre ser capaz de responder a perguntas médicas ou ser paciente e cooperativa durante os exames. É por isso que os dermatologistas pediátricos estão aqui para examinar e tratar as crianças de uma forma que as deixe confortáveis.

Munidos de treinamento especializado e experiência, os dermatologistas pediátricos saberão o que cresce e se desenvolve normalmente nas crianças. Existem muitas doenças cutâneas infantis relacionadas com o cabelo, incluindo piolhos e queda de cabelo.

Em alguns casos, as doenças de pele em crianças apresentam sintomas mais exclusivos do que em adultos.

Danos no cabelo e problemas no couro cabeludo às vezes requerem tratamento especial de um médico. Se você se sentir incomodado com as condições vividas, consulte imediatamente um dermatologista para resolver os problemas do cabelo.