Além de proteínas e vitaminas, seu corpo também precisa de gordura. É esta substância que o corpo necessita como combustível de reserva para a produção de energia, sendo responsável pela absorção de vitaminas. Além do colesterol, também existem tipos de gorduras triglicérides no corpo. Embora o corpo precise, o nível não deve exceder os limites normais. Se os níveis de triglicerídeos no corpo já estão altos, como você os reduz? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
O que são triglicerídeos e por que seus níveis deveriam ser normais?
Antes de discutir como reduzir os níveis elevados de triglicérides, é uma boa ideia primeiro entender essa gordura. Os triglicéridos são um tipo de gordura (lípido) presente no sangue.
Quando você come, seu corpo converte o excesso de calorias em triglicerídeos. Ou seja, o corpo não usa diretamente essas calorias como combustível energético. Este armazenamento de triglicerídeos está nas células de gordura. Quando necessário, o corpo usa hormônios para liberar triglicerídeos para obter energia.
Se você comer alimentos ricos em calorias, mas o corpo queimar apenas uma parte dessas calorias, os níveis no corpo ficarão altos. Essa condição é conhecida como hipertrigliceridemia.
Embora o corpo mais tarde precise de triglicerídeos para obter energia, níveis elevados podem causar problemas de saúde. Portanto, você precisa saber como reduzir os níveis elevados de triglicérides no corpo.
De acordo com a Mayo Clinic, níveis elevados de triglicérides podem causar endurecimento e espessamento das paredes das artérias (aterosclerose). Essa condição pode aumentar o risco de ataque cardíaco, doença cardíaca, derrame e pancreatite (inflamação aguda do pâncreas).
Em alguns casos, níveis elevados de triglicerídeos podem ser um sinal de um problema de saúde, como diabetes, síndrome metabólica ou hipotireoidismo (hormônio tireoidiano baixo).
Como diminuir os níveis elevados de triglicérides
Para descobrir os níveis de triglicérides, você pode verificá-los por meio de um simples exame de sangue que você conhece como painel de lipídios.
Níveis normais de triglicerídeos, menos de 150 mg / dL. Se você ultrapassou esse limite, que é de 500 mg / dL ou mais, é um sinal de que seus níveis de triglicerídeos no sangue estão muito altos.
Se exceder o limite normal, o médico aplicará formas para reduzir os níveis de triglicerídeos, incluindo:
1. Pratique exercícios regularmente e seja mais ativo
O exercício físico é uma das etapas para prevenir e ao mesmo tempo superar diversos problemas de saúde, um deles é a hipertrigliceridemia. Esta atividade física, se praticada regularmente, pode reduzir os triglicerídeos, aumentando o colesterol bom. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias.
Os benefícios dos exercícios para o coração podem ser feitos como uma forma de ajudá-lo a manter um coração saudável, pois podem reduzir a pressão arterial elevada. Também reduz os fatores de risco para doenças cardíacas, como o estresse. Isso ocorre porque os exercícios podem ajudar a melhorar o humor, reduzindo assim o estresse e a ansiedade.
Na verdade, não se trata apenas de exercícios, você também pode tentar ser mais ativo como uma forma de reduzir os níveis elevados de triglicérides. Você pode optar por subir as escadas em vez de usar o elevador ou caminhar até o ponto de ônibus mais próximo em vez de pegar um veículo.
2. Reduza a ingestão de calorias
Se seus níveis de triglicerídeos estão na faixa leve ou moderada, concentre-se em reduzir a ingestão de calorias. Conforme explicado anteriormente, se os triglicerídeos forem formados a partir de calorias extras. Portanto, ao reduzir a ingestão de alimentos com alto teor calórico, você pode ajudar seu corpo a diminuir os níveis.
Você pode reduzir a porção de comida ou ser mais sábio na escolha dos alimentos. O truque é usar um prato menor, reduzir o consumo de frituras e preferir água a refrigerantes. Você também pode aplicar esta etapa para perder peso.
3. Limite o consumo de álcool
Quando você bebe álcool, o corpo se decompõe e o converte em triglicerídeos e colesterol no fígado. Portanto, para concluir, o consumo de álcool pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.
Se você ainda estiver bebendo álcool, isso pode levar ao acúmulo de gordura no fígado. A influência do álcool pode causar doenças cardíacas, se você continuar a fazer esse hábito com níveis elevados de triglicérides.
Portanto, se você bebe e deseja reduzir os níveis de triglicerídeos, a maneira mais eficaz é reduzir o hábito de beber álcool. No entanto, você precisa saber que não pode simplesmente parar de beber álcool porque haverá sintomas de abstinência de álcool que ocorrem no corpo. Então, faça isso devagar.
4. Preste atenção às escolhas alimentares
O consumo de alimentos que contêm carboidratos simples, que contêm açúcar, pode aumentar os níveis de triglicérides. Se você costuma comer alimentos açucarados, tente limitá-los.
Além disso, escolha também alimentos que contenham gorduras saudáveis, nomeadamente gorduras insaturadas. Substitua as carnes gordurosas por peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 ou escolha carnes magras. Use azeite de oliva ou óleo de canola para uma culinária mais saudável.
5. Tome medicamentos para reduzir os níveis elevados de triglicérides
A última e mais eficaz forma de reduzir os níveis elevados de triglicerídeos é tomando medicamentos. Os médicos geralmente recomendam drogas estatinas, como atorvastatina cálcica (Lipitor) ou rosuvastatina cálcica (Crestor). Principalmente se seus níveis de colesterol também estiverem altos ou se você tiver um histórico de artérias obstruídas ou diabetes.
Outros tipos de drogas que seu médico pode recomendar para ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos incluem:
- Fenofibrato (TriCor, Fenoglide, outros) e gemfibrozil (Lopid) podem reduzir os níveis de triglicerídeos, mas podem ser usados por pessoas com doença renal ou hepática grave.
- Suplementos com óleo de peixe ou ácidos graxos ômega 3 também podem ajudar a reduzir os triglicerídeos. Porém, o consumo desse suplemento não deve ser excessivo, pois pode interferir no processo de coagulação do sangue.
- A niacina, ou ácido nicotínico, pode reduzir os triglicerídeos e o colesterol LDL - o colesterol ruim.