Ver o reflexo da luz no espelho, definitivamente deixa seus olhos deslumbrados. Tanto quanto possível, você fique longe ou cubra os olhos dos irritantes flashes de luz. Porém, você já sentiu a sensação de ver um flash de luz em seus olhos, mas não havia nada que o deslumbrasse? Qual você acha que é a causa?
Fenômeno como ver um flash de luz nos olhos
Fenômenos como ver flashes de luz (flashes) no olho, em termos médicos, conhecido como fotopsia (fotopsia). A fotopsia é uma condição que pode ocorrer em um ou nos dois olhos ao mesmo tempo.
A fotopsia não é uma doença ocular, mas um sintoma. Fenômenos, como ver flashes de luz, podem desaparecer rapidamente, ocorrer ocasionalmente ou se repetir por um longo período de tempo.
Além de ver flashes rápidos de luz, a fotopsia também causa alguns distúrbios visuais, como:
- A sensação de ver a luz escura se acender rapidamente como uma luz piscando
- Há um ponto brilhante que se move na visão
O que causa fotopsia?
Com base nos resultados de um estudo publicado na revista Academia Americana de Oftalmologia Em 2015, havia 32 condições médicas conhecidas por causar fotopsia.
Algumas das causas mais comuns de fotopsia são:
1. Descolamento de vítreo posterior (PVD)
Descolamento de vítreo posterior (PVD) é uma mudança natural que ocorre naturalmente no olho. Essa condição ocorre quando o gel vítreo (o gel que preenche o olho) se separa da retina (a camada de nervos sensível à luz na parte posterior do olho).
Essa condição geralmente ocorre em pessoas com mais de 60 anos. O principal sintoma é o aparecimento de uma sensação semelhante a de um flash de luz nos olhos.
2. Descolamento de retina
A retina cobre o interior do olho, que é muito sensível à luz. Quando a luz entra, a retina envia mensagens visuais ao cérebro.
O descolamento de retina é uma condição em que a retina sai de sua posição normal. O descolamento de retina também pode causar sensações como ver flashes de luz nos olhos. Esta condição deve ser tratada imediatamente para prevenir a ablação permanente que pode levar à cegueira.
3. Degeneração macular relacionada à idade
Degeneração macular relacionada à idade, também conhecida como Degeneração Macular Relacionada à Idade (AMD). Essa condição é muito comum em pessoas com 50 anos de idade ou mais.
A mácula é a parte do olho que ajuda a ver mais claramente à frente. No entanto, com a idade, a mácula se deteriora e causa a sensação de ver um flash no olho.
4. Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça recorrente. Além da sensação de dor na cabeça, também podem ocorrer distúrbios visuais (alterações visuais).
Quando você tem uma enxaqueca acompanhada de alterações visuais, é chamada de aura, que pode causar fotofobia (sensibilidade à luz forte) e fotopsia.
O fenômeno visual devido à enxaqueca geralmente ocorre em ambos os olhos ao mesmo tempo, mas a fotopsia pode parecer maior que o outro.
5. Neurite óptica
A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico, também conhecida como nervo óptico. Esta condição é comum em pessoas que têm esclerose múltipla (uma condição que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal).
Além de sensações como ver um flash de luz nos olhos, pessoas com esclerose múltipla Também será difícil controlar os movimentos dos olhos. Os olhos podem doer, a sensação de ver cores, até a cegueira.
6. Diabetes
O diabetes pode causar muitas alterações em sua visão. Flutuadores, fotopsia ou uma cortina sobre o campo de visão podem aparecer quando o diabetes afeta a função de visão. No entanto, os pacientes diabéticos geralmente retornam à visão normal se seus níveis de açúcar no sangue voltam aos níveis normais.
7. Fosfeno
Fosféno é uma fotopsia vista sem uma fonte de luz. Esta condição é descrita como flashes de luz ou pontos coloridos. Padrão de flash fosfeno Acredita-se que a dança na frente do olho seja causada pela carga elétrica gerada pela retina e ainda esteja ligada.
Fosféno Também pode ocorrer como resultado de estímulos diários que colocam pressão sobre o olho (a retina), como espirrar muito, rir, tossir ou levantar-se muito rapidamente. A pressão física na retina estimula os nervos do olho para finalmente produzir Fosfenos.
É por isso que esfregar ou pressionar o globo ocular ao fechar o olho também pode produzir o mesmo padrão de flash. Mas lembre-se, não faça isso com muita frequência, especialmente com forte e deliberada pressão. Isso pode prejudicar seus olhos.
A atividade desses sinais elétricos e mecânicos recebidos pela retina pode criar salpicos de cores ou padrões que podem mudar aleatoriamente. A frequência, a duração e o tipo de efeito que ocorre são todos afetados pela parte do neurônio que é estimulada naquele momento.
Além disso, outros fatores físicos, como pressão arterial baixa ou ingestão insuficiente de oxigênio, podem aumentar a intensidade dos flashes de luz quando você fecha os olhos.
A sensação de ver um flash de luz nos olhos é perigosa?
Ter a sensação de ver um flash de luz no olho é inofensivo se ocorrer ocasionalmente e desaparecer rapidamente. No entanto, você deve consultar um médico imediatamente se a fotopsia ocorrer com mais freqüência ou persistir por muito tempo.
O aparecimento desses sintomas pode ser o primeiro sinal de um problema de saúde ocular, como degeneração macular ou descolamento de retina.
Especialmente se a sensação for como ver um flash de luz no olho seguido por sintomas de tontura, dor de cabeça ou vômito. O médico fará um diagnóstico para determinar a causa exata das queixas que você está tendo. Depois disso, o médico determinará o tratamento correto.
Cuide de sua saúde ocular sendo sensível a condições emergentes caracterizadas por coisas que você nunca experimentou antes.