Conheça o Procedimento de Implante Dentário, quais as vantagens?

Normalmente as pessoas optam por instalar dentaduras para substituir dentes ausentes ou ausentes. No entanto, agora você pode usar outros tratamentos dentários, nomeadamente implantes dentários. O que são implantes dentários? É seguro fazer? Confira a resposta aqui.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são parafusos de titânio que são implantados na mandíbula de um dente para substituir a raiz de um dente perdido e seguram o dente substituto para substituir a parte da raiz do dente. Titânio e outros materiais são compatíveis com o corpo humano.

Os implantes são postes que são fixados cirurgicamente na mandíbula superior ou inferior, onde servem como uma âncora sólida. Então, você poderia dizer que os implantes dentários são dentes implantados. Os implantes feitos na mandíbula superior ou inferior serão fundidos ao osso após alguns meses.

Este procedimento pode ser usado para substituir um ou mais dentes perdidos. Os dentes a serem implantados têm a mesma forma e função dos dentes naturais. Este método também pode dar resultados naturais porque é mais estável quando usado.

Quais são as vantagens dos implantes dentários?

  • Melhore as habilidades de fala. A maioria das dentaduras não se ajusta corretamente e, portanto, interfere na sua fala. No entanto, este procedimento dentário implantado permitirá que você fale de maneira relaxada, sem se preocupar com o deslizamento dos dentes.
  • Sinta-se mais confortável. Os implantes dentários são considerados muito mais confortáveis ​​de usar do que as dentaduras.
  • Coma mais fácil. Próteses que podem se deslocar podem dificultar a mastigação. Os implantes dentários funcionam como os seus próprios dentes e permitem-lhe comer de forma mais confortável e sem dor.
  • Aumente a confiança. Não há necessidade de se envergonhar se você quiser sorrir ou rir, porque esse método pode substituir perfeitamente os dentes perdidos.
  • Manter a saúde bucal. Ao contrário das dentaduras que, quando instaladas, têm de remover os dentes circundantes. A instalação de implantes dentários não requer a remoção de outros dentes.
  • Durabilidade. Os implantes podem durar muito tempo e ser usados ​​por anos. Com bons cuidados, muitos implantes podem durar por toda a vida.

Qual é o sucesso dos implantes dentários?

A taxa de sucesso deste procedimento de implante dentário varia, dependendo da localização da mandíbula a ser implantada. Em geral, esse método de tratamento tem uma taxa de sucesso de 98%. Com os devidos cuidados, os implantes podem durar por toda a vida.

Riscos de procedimentos de implante dentário

Assim como qualquer outra cirurgia, a cirurgia de implante também apresenta alguns riscos à saúde. Os problemas listados abaixo são raros porque são improváveis ​​de ocorrer e são fáceis de tratar.

No entanto, é bom ainda reconhecer alguns dos riscos para poder decidir com certeza.

  • Infecção no local do implante.
  • Lesão ou dano às estruturas ao redor do implante, como dentes ou outros vasos sanguíneos.
  • Danos nos nervos que podem causar dor, dormência ou formigamento nos dentes naturais, gengivas, lábios ou queixo.
  • Podem surgir problemas nos seios da face quando um implante dentário colocado na mandíbula superior se projeta para dentro de uma das cavidades nasais.

Quem pode fazer este método?

Na maioria dos casos, qualquer pessoa saudável o suficiente para se submeter à extração dentária de rotina ou cirurgia oral pode considerar a realização desse procedimento.

O paciente deve ter gengivas saudáveis ​​e ossos fortes o suficiente para segurar o implante. Você também deve ser diligente em manter uma boa higiene oral e fazer visitas regulares ao dentista.

Fumantes intensos, pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, pacientes que fizeram radioterapia na região da cabeça ou pescoço precisam ser avaliados antes da implantação.

Se você está pensando em colocar implantes, converse com seu dentista para ver se este é o caminho certo para você.

Como é o procedimento de implante dentário?

São várias as etapas executadas para realizar esse procedimento, é claro, desde a boa preparação até a implementação. Então, como é feito esse procedimento médico.

Preparação

Durante a fase de consulta e planejamento, o cirurgião-dentista examinará os dentes e a boca por meio de radiografia oral, filme panorâmico ou tomografia computadorizada. Nesse momento, a qualidade e a quantidade do osso maxilar são avaliadas para determinar se mais osso é necessário no local do implante.

O primeiro estágio

Assim que o local de instalação for determinado, o paciente retornará para o procedimento de cirurgia de implante dentário. Durante o procedimento cirúrgico, o paciente geralmente recebe um anestésico local para anestesiar a área cirúrgica, bem como outros sedativos, conforme necessário para conforto e ansiedade.

O primeiro estágio da cirurgia oral geralmente envolve a extração do dente. Muitas vezes, o local onde o implante será colocado ainda fica com os dentes cariados. Para prepará-lo adequadamente, o dente restante danificado precisa ser extraído (removido).

Seu dentista pode recomendar uma dieta de alimentos macios, alimentos frios e sopas quentes durante o processo de cicatrização.

Segundo estágio

Em seguida, um enxerto ósseo é colocado para obter uma base óssea sólida para o implante. Esse procedimento leva de duas semanas a seis meses para cicatrizar.

Para condições em que não faltam dentes e osso, será necessário um enxerto ósseo diferente, colocado sobre o osso maxilar existente. Esse procedimento geralmente leva cerca de seis meses ou mais para cicatrizar.

Em seguida, o osso ao redor do implante cicatriza em um processo chamado osseointegração. Osseointegração significa “juntar os ossos” e esse processo leva tempo.

Alguns pacientes podem precisar esperar até que o implante esteja totalmente integrado, até vários meses, antes que um dente substituto possa ser colocado no implante.

Assim que o osso for confirmado como forte, o implante está pronto para ser executado. No local de colocação, os implantes dentários são colocados no osso com brocas e ferramentas especiais. tampa de cura colocado sobre ele, a gengiva é suturada e a fase de cicatrização começa.

Terceira fase

Durante esta fase de cicatrização, uma prótese provisória pode ser feita para substituir o dente ausente. O tempo de cura depende da qualidade do osso.

O tempo de cura geralmente varia de dois a seis meses. Durante esse tempo, o implante se integra ao osso. É importante evitar exercer pressão sobre o implante durante a cicatrização. Verifique seus implantes regularmente com seu dentista para ter certeza de que não há infecções e que o processo de cicatrização está indo bem.

Após o processo de cicatrização, o implante é testado para determinar se foi removido com sucesso pelo osso circundante. Em seguida, o pilar é conectado ao implante dentário por meio de parafusos. O abutment serve para segurar o dente ou coroa substituto.

Quarta etapa

O dentista fará uma impressão deste abutment na boca e fará com que um implante em coroa seja feito especificamente para um ajuste confortável. O implante coronário é cimentado ou fixado com parafusos ao abutment.

Ao colocar uma prótese para um único implante dentário, o dentista ajustará o novo dente denominado coroa dentária. A coroa será feita de acordo com o tamanho, forma, cor e tamanho, projetada para se misturar com o resto dos seus dentes.

Se você substituir mais de um dente, a ponte ou dentadura será feita sob medida para se ajustar melhor à boca e aos implantes.

Dentes de substituição geralmente levam algum tempo para serem feitos. Enquanto isso, seu dentista pode dar-lhe uma coroa, ponte ou dentadura temporária para ajudá-lo a comer e falar normalmente até que uma substituição definitiva esteja pronta ou terminada.

O que pode acontecer após o procedimento ser realizado

Algumas das coisas abaixo podem acontecer, independentemente de você ter uma cirurgia de implante em um estágio ou em vários estágios. Os desconfortos comuns associados a esta cirurgia dentária são:

  • Inchaço das gengivas e rosto
  • Hematomas na pele e gengivas
  • Sentindo dor no local do implante
  • Sangramento menor

Portanto, você pode precisar de analgésicos ou antibióticos após a cirurgia de implante dentário para reduzir o desconforto. Consulte seu dentista sobre a medicação certa.

Se o desconforto for inchaço ou outros problemas estiverem piorando, não espere mais para entrar em contato com o seu cirurgião-dentista.

Após a conclusão da operação, também é recomendável comer alimentos moles para reduzir outros desconfortos.

Tratamentos que podem ser feitos após a conclusão do procedimento

A maioria das cirurgias de implante dentário é bem-sucedida, mas também há condições em que o osso não consegue se fundir com o implante. Uma das razões para isso é o tabagismo, que pode levar ao fracasso do implante e complicações.

Se o osso não se fundir adequadamente, o implante é removido, o osso é limpo e você pode tentar o procedimento novamente em cerca de três meses.

Portanto, alguns dos tratamentos abaixo você precisa fazer para ajudar a manter os resultados do procedimento por mais tempo.

  • Pratique uma boa higiene oral . Assim como manter a saúde de seus dentes naturais, você também deve manter seus implantes, dentaduras e tecido gengival limpos. Escovas de dente especializadas, como escovas interdentais, podem ajudar a limpar as lacunas ao redor dos dentes, gengivas e pinos de metal.
  • Visite o dentista regularmente . Agende um check-up dentário para garantir que seus implantes estão em boas condições de saúde e funcionando.
  • Evite hábitos que podem prejudicar os resultados . O hábito de comer alimentos muito duros, como gelo e doces, pode danificar a coroa ou os dentes naturais. Evite também o uso de tabaco e cafeína, que podem manchar os dentes.