Dieta Sem glúten havia se tornado uma tendência entre o público porque se dizia que trazia benefícios à saúde. Porém, qual é a dieta? Sem glúten realmente bom para todos?
O que é dieta Sem glúten?
Dieta Sem glúten é uma dieta na qual o ativista não ingere alimentos que contenham glúten, como trigo, centeio e cevada.
O glúten é, na verdade, um dos principais tipos de proteína contida no trigo. O glúten atua como a cola que mantém os alimentos unidos para manter sua forma.
Quando misturadas com água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa com consistência de cola. Essas propriedades são necessárias nas máquinas de fazer pão para que a massa se torne elástica, em borracha e possa se expandir quando assada posteriormente.
Infelizmente, a proteína do glúten não é digerida adequadamente por algumas pessoas. Um deles sofre de doença celíaca. A doença celíaca é uma condição em que o corpo não consegue digerir o glúten. Em vez de digerir, o corpo detecta o glúten como uma ameaça.
Como resultado, o corpo produz anticorpos que, em vez disso, atacam o revestimento do intestino delgado, causando inchaço e danos aos tecidos.
A partir desse processo, surgem vários sintomas da doença celíaca, como diarréia, anemia, manchas na pele, até dores nos ossos toda vez que o sofredor ingere alimentos que contenham glúten.
Portanto, faça uma dieta Sem glúten especificamente voltado para a redução dos sintomas da doença celíaca, considerando que até agora também não existe um medicamento específico que o possa curar.
Além de pacientes com doença celíaca, dieta Sem glúten também feito por:
- pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaca,
- pacientes com ataxia de glúten, uma doença auto-imune que afeta certos tecidos nervosos e causa problemas com o controle muscular, e
- pessoas com alergia ao trigo.
Quais são as regras para comer em uma dieta? Sem glúten?
Fonte: Boulder Medical CenterO princípio principal para fazer uma dieta Sem glúten Ou seja, não coma alimentos que contenham glúten. No entanto, o trigo, o centeio e a cevada são ricos em glúten e são encontrados em muitos alimentos.
O trigo é geralmente encontrado em:
- pão,
- pastelaria,
- massa,
- cereais, bem como
- molhos e sopas contendo um roux, uma mistura de farinha e manteiga.
O centeio é geralmente encontrado em:
- pão,
- cerveja dan
- cereais
Enquanto a cevada é geralmente encontrada em:
- maltes, incluindo farinha de cevada, leite maltado e milkshakes, extratos, xaropes, sabores e vinagres,
- corante,
- sopa contendo um roux de farinha de cevada e manteiga,
- cerveja, bem como
- fermento.
Além dos três ingredientes acima, o glúten também é encontrado no triticale (um tipo de trigo) e às vezes na aveia.
Reconhecer um alimento que contém glúten não é difícil. Isso ocorre porque quase todos os alimentos contêm glúten. Às vezes, os fabricantes de alimentos como batatas fritas congeladas ou salsichas também adicionam glúten como ingrediente.
Felizmente, os alimentos sem glúten agora estão amplamente disponíveis. Portanto, se você faz dieta e deseja comprar pão ou macarrão, escolha um produto com rótulo sem glúten na embalagem.
Escolha também alimentos feitos de outros grãos. Alguns grãos sem glúten e outras opções seguras incluem farinha de trigo sarraceno, araruta, farinha de milho, arroz, soja e farinha de tapioca.
Além disso, você deve ajustar os alimentos que consome com uma nutrição balanceada. Expanda o consumo de alimentos frescos, como vegetais e frutas, nozes, ovos, carne com baixo teor de gordura e laticínios com baixo teor de gordura.
Reduza a ingestão de alimentos que passaram por um longo processo, como carnes processadas e alimentos congelados.
Uma pessoa saudável pode seguir essa dieta?
E se você não sofrer de nenhuma das condições acima, mas ainda quiser seguir uma dieta sem glúten? Claro, existem vários fatores que você deve considerar antes de fazer isso.
Ao decidir adotar uma dieta alimentar Sem glúten, você realmente deve estar pronto para deixar os alimentos que costuma comer todos os dias. Pães, biscoitos, cereais, aveia, massas, vários pastéis e todos os processados de trigo você deve evitar.
Na verdade, você pode escolher alimentos com rótulos Sem glúten, mas o preço pode chegar ao dobro do preço normal.
Você também não deve fazer essa dieta descuidadamente, mesmo que seja necessário. Você deve consultar primeiro para confirmar o padrão livre de glúten não o deixará desnutrido.
Talvez você tenha ouvido a alegação de que fazer dieta Sem glúten pode ajudá-lo a perder peso, aumentar sua energia ou tornar seu corpo mais saudável em geral. Infelizmente, ainda há poucas pesquisas que comprovem a veracidade dessas afirmações.
Não faça dieta se não precisar
Você precisa saber que os grãos inteiros são uma das principais fontes de fibra alimentar. Órgãos intestinais humanos realmente precisam dessa fibra para funcionar corretamente.
Em conclusão, dieta Sem glúten só deve ser feito por aqueles que realmente têm um distúrbio na digestão do glúten.
Para aqueles de vocês que não têm certos problemas de saúde, vivam uma dieta saudável comendo alimentos nutritivos balanceados intercalados com exercícios ou atividade física adequados.
Se você realmente deseja fazer uma dieta com um propósito específico, pode consultar um médico ou nutricionista para obter a solução certa.