Os molares são dentes que estão localizados na parte posterior e têm o maior tamanho entre os outros dentes. Como qualquer outro dente em sua boca, seus molares podem estar danificados e você pode precisar de um procedimento de extração de dente. Claro que esse procedimento deve ser feito por um dentista. No entanto, se o problema não for apenas em um dente, é seguro remover mais de um molar?
É seguro remover mais de um molar
Existem muitos motivos pelos quais alguém precisa passar por um procedimento de extração de dente. Entre eles:
- Infecção ou risco de desenvolvê-la
- Cárie dentária severa
- Parte do esforço para endireitar os dentes
Alguns adolescentes e adultos também removem os últimos molares que emergem, os dentes do siso. Isso é comumente feito, um dos quais é devido ao crescimento anormal do dente, de modo que pode causar dores repetidas no futuro.
Se você está se perguntando se é seguro remover dois molares ao mesmo tempo (por exemplo, quando os dentes do siso são extraídos), isso dependerá do seu nível de tolerância à dor e da força da raiz que está sendo extraída.
Mesmo quando o médico vai colocar o aparelho ortodôntico, pode até precisar remover um ou dois dentes para dar espaço para que os dentes se movam com mais regularidade. Portanto, é tecnicamente seguro extrair mais de um dente, desde que feito por um dentista.
Tipos de procedimentos de extração dentária que você precisa saber
Ao realizar um procedimento de extração de dente, o médico irá considerar dois tipos de ações a serem realizadas. A extração do dente pode ser feita de forma simples ou por meio de cirurgia ou cirurgia, dependendo da condição de seus dentes.
Extração dentária simples
Você receberá um anestésico local que entorpece a área ao redor do dente a ser extraído. Quando o procedimento começar, você não sentirá nenhuma dor, apenas pressão. O médico então usará um dispositivo que faz o dente cair primeiro, após o que o dente é extraído.
Extraia dentes com cirurgia
Os procedimentos de extração de dentes que requerem cirurgia são mais complexos e provavelmente você receberá anestesia local, bem como anestesia intravenosa (intravenosa). Isso é feito para que você fique mais calmo e relaxado.
A anestesia geral também pode ser administrada se você tiver certas condições de saúde. A anestesia geral o manterá inconsciente durante o procedimento de extração do dente.
A cirurgia é realizada em suas gengivas com pequenas incisões. O médico pode precisar remover o osso ao redor do dente ou cortar o dente antes de extraí-lo.
Existe algum risco de remover os molares de uma vez?
O risco de extrair um dente está sempre presente, seja um molar ou outro tipo de dente. No entanto, se a extração do dente for recomendada por um médico, os benefícios devem superar os riscos, então você não precisa se preocupar.
Em geral, depois que um dente é extraído, um coágulo de sangue se forma naturalmente no orifício ou alvéolo onde o dente estava anteriormente. No entanto, o coágulo de sangue também pode se romper, expondo o osso no orifício.
Isso é comumente chamado soquete seco ou uma cavidade seca e o médico irá protegê-la com um curativo sedativo por alguns dias. Depois de alguns dias, novos aglomerados se formarão.
Tecnicamente, é possível extrair até dois dentes. Normalmente, isso é feito por um motivo específico e se for necessário. Desde que realizada por especialistas, a extração dentária faz parte de um esforço para manter a saúde bucal e dentária.