A tosse em crianças é uma condição comum, especialmente quando seu filho está gripado ou com certas doenças. No entanto, se a criança apresentar tosse persistente, os pais precisam se preocupar com essa condição? Que tipo de tosse deve receber mais atenção dos pais?
Causas de crianças tossindo continuamente
Uma tosse que não passa, se repete e até mesmo atrapalha as atividades ou o crescimento da criança é certamente algo que não esperamos como pais.
Uma das coisas mais importantes que devem ser verificadas é a causa da tosse persistente da criança, para que a terapia e o plano de tratamento possam ser ajustados.
Antes de saber quais são as possíveis causas de tosses repetidas em crianças, é uma boa ideia saber com antecedência que tipos de tosse seu filho pode sentir:
1. Tosse fisiológica
O que se entende por tosse fisiológica é parte do mecanismo de defesa do corpo humano para expelir algo estranho do trato respiratório, como sujeira, muco e assim por diante.
Essa tosse é geralmente espontânea e não é acompanhada de outros sintomas. Devido à sua natureza espontânea, a tosse fisiológica ocorre apenas por um momento e desaparece por si mesma, sem a necessidade de tratamento ou manipulação especial.
2. Tosse patológica
A tosse de tipo patológico faz parte dos sintomas de certas doenças. Geralmente, a intensidade desse tipo de tosse aumenta com o tempo.
Além disso, a tosse patológica geralmente é acompanhada por outros sintomas de uma doença. Essa tosse pode interferir nas atividades do paciente e não pode curar sozinha sem tratamento especial.
Se seu filho apresentar tosse persistente, pode ser um sintoma de alergia, asma ou tosse devido à tuberculose. Essas doenças apresentam sintomas não muito diferentes, a saber, tosse recorrente.
- Tosse em alergias ou asma
Em crianças com alergia ou asma, o tipo de tosse experimentado tende a ser de recorrência fácil e sempre há um gatilho ou histórico de alergia. A tosse é mais comum à noite e acompanhada de ou sem chiado no peito.
- Tosse na doença tuberculosa
Se a condição de uma criança estiver persistentemente associada à tuberculose, geralmente há uma fonte de infecção em casa, especialmente adultos que também têm tuberculose.
A transmissão é mais fácil se a pessoa tossir ativamente e tiver uma cultura de escarro positiva para bactérias. Além da tosse repetida, a criança apresentará alguns sintomas adicionais, como perda de peso e aumento da temperatura corporal sem motivo aparente por algum tempo.
Para garantir que a doença que provoca a tosse persistente na criança, é necessário um exame adequado e minucioso para que as duas doenças possam ser distinguidas e a criança receba o tratamento terapêutico adequado.
Sintomas a serem observados quando seu filho tem uma tosse persistente
Se a intensidade da tosse da criança está ficando mais frequente e não melhora, é necessário verificar se há outros sintomas associados.
Alguns dos sinais e sintomas aos quais os pais devem prestar atenção quando o filho tosse continuamente são:
- Febre alta
- Difícil de respirar
- Jogar fora
- Diminuição do apetite e bebida
- Perda de peso
- As crianças ficam fracas e indefesas
Essas condições devem ser acompanhadas e a criança precisa de ajuda o mais rápido possível. Tente não atrasar o tempo de levar seu filho ao médico. Dessa forma, o médico poderá fornecer o tratamento adequado de acordo com o estado de saúde do seu filho.
Como lidar com uma criança que tem tosse persistente?
Antes de levar seu filho ao médico ou ao centro de saúde mais próximo, você pode seguir algumas das dicas abaixo como primeiros socorros.
1. Mantenha-o limpo e crie um ambiente livre de poeira
Para que seu filho evite tosses repetidas, você deve manter a limpeza em casa, especialmente se seu filho tiver histórico de certas alergias.
Quando a tosse for recorrente, mantenha a criança afastada de objetos que possam ser facilmente empoeirados e sujos, como tapetes e bonecos peludos. Você também deve trocar os lençóis e limpar o colchão do seu filho regularmente para evitar o acúmulo de ácaros e poeira.
Se sua casa usa ar condicionado ou ar condicionado, certifique-se de ter uma programação regular para limpar o ar condicionado para que a poeira não se acumule. Deixe a luz do sol entrar na sala para que não fique muito úmida.
2. Escolha comida e lanches saudável para crianças
Além de manter a limpeza da casa, você pode fornecer alimentação saudável e lanches para as crianças. Certifique-se de que os ingredientes alimentares selecionados não desencadeiem alergias e que as crianças não sejam sensíveis a esses ingredientes.
Se o seu filho ainda tossir continuamente, você pode dar medicamentos sem receita, sem receita médica. Siga a dosagem e as instruções de uso listadas na embalagem do medicamento.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!