A integridade do hímen é sinônimo de virgindade. Além disso, a sociedade também associa a virgindade da mulher à honra e ao bom nome da família. O hímen, também conhecido como hímen, é um símbolo da castidade e moralidade de uma mulher leal à sua família, cultura ou religião.
A virgindade é um tópico frequentemente envolto em mitos e confusão. Não raro, esses dois tópicos ainda são considerados tabu para serem discutidos pela maioria das pessoas.
O que é virgindade?
Virgem é freqüentemente definida como uma mulher que nunca fez sexo. O sexo em si tem um escopo variado para ser interpretado com precisão.
Muitas pessoas interpretam o sexo como a atividade de penetração do pênis na vagina. Esta definição é realmente limitada porque exclui muitas pessoas e outros tipos de sexo.
Algumas pessoas que nunca tiveram penetração vaginal não se consideram virgens porque já fizeram outros tipos de sexo, anal ou oral.
Essa definição também limita o escopo da comunidade LGBTQ +, que pode nunca ter feito sexo com penetração peniano-vaginal, mas não as considera virgens.
Algumas pessoas acreditam que a "virgindade" é baseada no consentimento (o desejo e consentimento para se envolver em relações sexuais de cada parte).
Portanto, muitos também pensam que a relação sexual com base na coerção não faz com que uma pessoa deixe de ser virgem.
Qual é o hímen?
O hímen é um tecido cutâneo muito fino que reveste a abertura vaginal. Muitas suposições afirmam que essa membrana se estende para cobrir toda a vagina.
Na verdade, o hímen tem vários graus de elasticidade e espessura, e também aberturas (o formato da abertura varia de mulher para mulher) para permitir que o sangue menstrual e outros fluidos corporais fluam.
Geralmente, o hímen possui uma abertura do tamanho de um dedo ou um pequeno tampão. No entanto, a abertura nem sempre tem o formato de um buraco de rosquinha.
Para algumas mulheres, a abertura da membrana tem o formato de um degrau em uma escada, e para algumas a abertura tem a forma de pequenos orifícios em toda a superfície do hímen.
Em casos muito raros, a abertura pode parecer tão pequena que um dedo, tampão ou pênis pode não ser capaz de penetrar o forro facilmente (ou não conseguir penetrar em tudo).
Na verdade, existem algumas mulheres que nascem sem um hímen na vagina.
Quando uma mulher atinge a puberdade e começa a produzir o hormônio estrogênio, isso pode fazer com que a textura do hímen mude, fornecendo uma "falsa" barreira para desfrutar de relações sexuais sem dor.
A função do hímen ainda é desconhecida, mas uma teoria é que o hímen existe para proteger a abertura vaginal e a área ao redor durante os primeiros estágios do crescimento de uma pessoa.
O hímen está rasgado, isso significa que você não é virgem?
A integridade do hímen ainda é uma referência para a virgindade e moralidade de uma pessoa. Na verdade, a virgindade não pode ser medida ou comprovada por um exame físico da vagina.
O hímen geralmente se rompe ao experimentar sexo com penetração pela primeira vez, mas nem sempre é o caso. Rasgar o hímen pode causar sangramento temporário e algum desconforto.
É importante entender que as membranas também podem rasgar devido a outras condições, como masturbação (inserção de um dedo ou brinquedo sexual na vagina), inserção de um tampão, inserção de um espéculo durante o exame de um ginecologista ou outros esportes físicos (ginástica, cavalgada andar de bicicleta).
Muitos fatores determinantes que podem influenciar na lesão do hímen.
Muitos estudos também mostram que os especialistas forenses em casos de abuso sexual infantil são incapazes de ler sinais de danos no hímen, especialmente se a vítima for levada ao hospital para um exame tardio, porque as membranas rasgadas em crianças e adolescentes ainda podem se recuperar rapidamente.
Algumas mulheres podem não perceber quando suas membranas estão rompendo, especialmente se isso não ocorrer durante a relação sexual, porque o rompimento do hímen pode ocorrer sem causar sangramento ou dor.
Como o hímen não se rasga durante o sexo?
Dor durante o sexo é uma condição ginecológica comum e pode ser causada por uma variedade de fatores que podem não ter nada a ver com um distúrbio médico, um dos quais é a penetração muito rápida sem lubrificação vaginal adequada.
Ao fazer sexo pela primeira vez, o revestimento da vagina se estica para facilitar a passagem do pênis. Você pode "evitar" que o hímen se rasgue durante o sexo se seu corpo estiver relaxado e bem lubrificado.
Algumas mulheres podem ter sangramento durante o primeiro sexo porque seu hímen é mais grosso ou mais resistente do que outras mulheres.
O hímen só existe uma vez na vida
De maneira única, o hímen não desaparece simplesmente do corpo, mesmo depois que ocorre uma laceração.
Algum tecido da membrana residual permanecerá na vagina após a relação sexual, mesmo após o parto.
Além disso, o desenvolvimento da tecnologia médica moderna permite que as pessoas "rejuvenescam" a vagina e o hímen. Existem dois procedimentos específicos para fazer isso:
- Cirurgia de reconstrução de himen (himenoplastia ou himenorrgrafia). Este procedimento permite que o médico costure de volta o tecido restante que reveste a parte interna da vagina. Este procedimento disfarçará sua "não virgindade", de modo que, quando for solicitada a fazer um teste de virgindade, os profissionais de saúde não saberão a diferença. A cirurgia de reconstrução de hímen não é uma intervenção médica de emergência, mas apenas um procedimento que é feito em uma base social como qualquer outra cirurgia plástica.
- Hímen artificial. Este objeto artificial não é tóxico e é seguro para uso. Um hímen artificial pode ser inserido na vagina, liberando sangramento falso (fluido artificial com textura semelhante a sangue) quando ocorre a penetração.
Assim, se o hímen está intacto ou não, não pode ser usado como referência para determinar a virgindade de uma pessoa, porque a virgindade nem sempre está relacionada à penetração peniana.