Cada mulher tem um odor vaginal característico e é diferente das outras mulheres. No entanto, basicamente diz-se que a vagina é normal e saudável se cheirar um pouco azedo como vinagre, mas não arder. Então, como você se livra de um odor vaginal desagradável?
Como se livrar do odor vaginal
Aqui estão várias maneiras de tentar se livrar do odor vaginal desagradável:
1. Manter a higiene vaginal
Manter a vagina limpa é a chave para reduzir os odores ruins. Especialmente se você acabou de fazer atividades que fazem seu corpo suar.
No entanto, não o limpe descuidadamente. Enxágue a vagina com água morna e limpe da frente para trás. Isso evita que sujeira e bactérias se movam do ânus para a área vaginal.
Para limpar a vagina, não é necessário usar sabonete de bétele perfumado ou duchas higiênicas. Esses dois sabonetes de limpeza não são uma boa maneira de se livrar do odor vaginal.
O uso de sabonetes agressivos irá, na verdade, alterar o equilíbrio do pH e das bactérias benéficas na vagina. Quando há mais bactérias nocivas, a vagina pode emitir um odor ruim.
Se desejar, use um sabonete neutro sem fragrância e corante apenas para a pele externa da vagina.
Após a lavagem, seque a vagina com um lenço de papel sem perfume ou pano limpo. Não deixe a vagina ainda molhada ou úmida ao usar roupas íntimas.
2. Trocar roupas íntimas regularmente
Trocar regularmente a cueca pelo menos duas vezes por dia é uma forma de se livrar de um forte odor vaginal.
O motivo é que roupas íntimas sujas e úmidas podem fazer a vagina cheirar mal. O cheiro surge de uma mistura de suor, células mortas da pele ou restos de urina e secreção vaginal grudados na roupa íntima.
Portanto, não use a mesma roupa íntima um dia inteiro sem trocá-la. Esse hábito também pode aumentar o risco de infecção, o que torna o cheiro da vagina ainda mais forte.
Também é importante prestar atenção ao tecido da cueca. Sempre use roupas íntimas de algodão que absorvam facilmente o suor e outros fluidos.
Evite calças de cetim, seda ou poliéster, que são difíceis de absorver os líquidos, para que sempre possam manter a área vaginal úmida.
3. Troque os absorventes higiênicos regularmente
A vagina tende a cheirar mais forte durante a menstruação. Para eliminar ou pelo menos reduzir o cheiro, você deve trocar as almofadas com freqüência.
Troque com absorventes novos a cada 3-4 horas, principalmente nos primeiros dias de menstruação, quando há muito sangue.
Outra forma de se livrar do odor vaginal é usar um copo menstrual como alternativa aos absorventes higiênicos. O motivo é que o pano de almofada continuará a absorver sangue, o que faz com que a vagina pareça úmida e propensa a cheirar mal.
4. Consumir probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a manter o sistema digestivo e a estimular o sistema imunológico.
Comer alimentos que contêm probióticos também mantém a vagina saudável contra infecções, especialmente infecções bacterianas e infecções fúngicas. Iogurte, kefir e tempeh são alimentos ricos em probióticos que você pode escolher.
As boas bactérias dos alimentos probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio do pH vaginal, ajudando assim a eliminar o odor vaginal.
5. Uso de drogas
O corrimento vaginal com um odor pungente geralmente é um sinal de infecção.
De acordo com a Clínica Mayo, o odor vaginal anormal geralmente vem de inflamação vaginal, que é causada por infecção com vaginite ou tricomoníase. Então, como se livrar desse odor vaginal assim, claro, deve ser com remédio.
No entanto, a escolha do medicamento dependerá da causa raiz.
Se o odor for causado por uma infecção por fungos, o remédio é antifúngico na forma de medicamento oral, creme ou pomada ou supositório. Este medicamento é usado para interromper o crescimento do fungo que causa a infecção.
Quanto aos medicamentos antifúngicos para eliminar o odor devido a infecções vaginais incluem:
Clotrimazol
O clotrimazol está disponível na forma de creme que pode ser aplicado diretamente na vagina e na área da pele ao redor. O creme geralmente é aplicado uma vez ao dia antes de ir para a cama.
Embora existam produtos sem receita, você deve primeiro consultar seu médico antes de comprar este medicamento.
Miconazol
Miconazol é outro creme antifúngico que também é aplicado na pele ao redor da vagina. Este medicamento é usado para reduzir a coceira, desconforto e reduzir o odor. Normalmente, o creme de miconazol é capaz de funcionar eficazmente após 3 dias de uso.
Fluconazol
O fluconazol é um medicamento antifúngico oral que mata o fungo que causa a infecção, ao mesmo tempo que evita que ela se repita. No entanto, apenas casos de infecção grave receberão prescrição desse antifúngico.
Mas se a causa for uma bactéria, o médico prescreverá antibióticos como uma forma de se livrar da infecção e também do odor vaginal. As opções de antibióticos comumente prescritos são:
Metronidazol (Flagyl)
Metronidazol é o antibiótico mais eficaz para o tratamento de infecções bacterianas na vagina. O metronidazol está disponível na forma de gel, que geralmente é administrado uma vez ao dia. Aplique o gel de acordo com as instruções da embalagem para que o medicamento funcione bem.
Tinidazol (Tindamax)
O tinidazol é um antibiótico oral para tratar infecções vaginais bacterianas (vaginose bacteriana) e tricomoníase. Este medicamento atua impedindo o crescimento de certas bactérias e parasitas.
O tinidazol geralmente precisa ser tomado uma vez ao dia. Embora eficaz, esta droga pode causar vários efeitos colaterais, como:
- Gosto amargo ou metálico na boca
- Dor de estômago
- Tonto
- Enjoativo
- Urina de cor mais escura
Mas não se preocupe, esses efeitos colaterais irão embora por conta própria quando você interromper a medicação.
Normalmente, a medicação é o último recurso para se livrar do odor vaginal. Portanto, primeiro tente fazer os vários remédios caseiros acima para ajudar a se livrar do odor vaginal.
Se o cheiro não passar ou piorar mesmo, consulte um médico para obter o medicamento certo.