Nódulos no pescoço podem ser causados ​​pelas seguintes condições

Nódulos no pescoço costumam ser confundidos com bócio ou caxumba. No entanto, existem vários outros problemas de saúde que podem causar inchaço no pescoço. Quais são as causas dos caroços no pescoço à direita, esquerda ou atrás? É perigoso? Vamos ver a seguinte revisão completa.

O que causa um caroço no pescoço?

Existem muitas causas para os caroços no pescoço. Não só o bócio ou a caxumba podem formar um caroço no pescoço direito, um caroço no pescoço esquerdo e até mesmo um caroço na nuca. Existem várias doenças que você não conhece e que podem causar um caroço no pescoço.

1. Problemas com a glândula tireóide

A glândula tireóide é uma glândula que regula o metabolismo do corpo e está localizada na parte frontal do pescoço. Problemas com essas glândulas podem causar protuberâncias sólidas ou líquidas no pescoço. Muitas pessoas costumam se referir a um aumento ou protuberância da glândula tireoide como bócio.

Uma glândula tireoide aumentada pode exercer pressão sobre os nervos do pescoço, dificultando a deglutição ou a respiração. A maioria dos caroços da tireoide não é cancerígena, mas pode ser causada pelo câncer. Como uma pequena porcentagem de caroços pode ser cancerígena, converse com seu médico para descobrir a causa exata.

Para descobrir se uma condição de hipotireoidismo ou hipertireoidismo é encontrada em um bócio, são necessários mais exames para verificar os níveis de hormônios produzidos pela glândula tireoide. O bócio requer tratamento médico, desde a toma de medicamentos até a cirurgia. O bócio não desaparece por conta própria.

No bócio, o inchaço do pescoço geralmente é indolor. Outros sintomas também dependem da doença da tireoide que os está causando. Ou é hipotireoidismo ou hipertireoidismo. No hipotireoidismo, os sintomas podem incluir:

  • Fraco
  • Ganho de peso com diminuição do apetite
  • Não agüento o frio
  • Pele seca e queda de cabelo
  • Sensação contínua de sonolência
  • Constipação (dificuldade para defecar)
  • As emoções são instáveis ​​e muitas vezes esquecem
  • Visão e função auditiva diminuídas

Em condições de hipertireoidismo, os sintomas são o oposto do hipotireoidismo, a saber:

  • Perda de peso
  • Não agüento o calor
  • Sentindo-se ansioso
  • Muitas vezes me sinto nervoso
  • Tremor (vibração despercebida de um membro, geralmente mais claramente vista nas mãos)
  • Hiperativo

2. Pele extra ou saliências subcutâneas

Saliências na nuca também podem surgir devido ao espessamento da pele abaixo ou acima do tecido cutâneo. A maioria desses caroços não é cancerosa e não causa nenhum sintoma. Mas uma pequena parte desses caroços às vezes pode se transformar em câncer.

Os sinais a serem observados quando um caroço aparece no pescoço incluem:

  • Mudança de tamanho de relevo
  • Mudanças na cor da superfície da saliência
  • Sangrento
  • Outro caroço aparece ao redor do caroço
  • Linfonodos aumentados

3. Aumento das glândulas salivares

As glândulas salivares são órgãos do pescoço que secretam saliva. Essas glândulas ajudam a digerir os alimentos para que eles entrem facilmente no trato digestivo.

Essas glândulas às vezes podem aumentar por uma variedade de razões, incluindo tumores, infecções ou outras condições médicas subjacentes. Portanto, não raramente, glândulas salivares aumentadas podem causar caroços no pescoço direito ou esquerdo. Para diagnóstico e exames adicionais, é melhor consultar imediatamente um médico.

4. Cisto do ducto tireoglosso

Os cistos do ducto tireoglosso são cistos ou protuberâncias no pescoço de uma criança que podem continuar a crescer até a idade adulta. Em geral, isso é inofensivo.

No entanto, para superar isso, o médico geralmente operará para remover o tecido e prevenir o risco de complicações.

5. Caxumba

A caxumba é uma infecção causada por um vírus contagioso. Este vírus causa inchaço acompanhado de dor nas glândulas salivares. A caxumba pode aparecer na forma de um caroço no pescoço direito ou um caroço no pescoço esquerdo.

O período de tempo desde a exposição ao vírus até a doença (período de incubação) é de cerca de 12-24 dias. Isso geralmente causa caroços em crianças e pode causar outras complicações se não for tratada adequadamente.

Também deve ser observado que geralmente todos podem ter bócio, mas geralmente ocorre em crianças de 2 a 12 anos. Portanto, não é raro encontrar um caroço no pescoço de uma criança ou adolescente, que costuma ser diagnosticado como bócio.

Você pode minimizar a chance de contrair caxumba reduzindo os fatores de risco. Para obter mais informações, discuta a reclamação com seu médico.

Em termos simples, caxumba e caxumba são duas doenças que atacam diferentes tecidos e glândulas. A caxumba é o inchaço das glândulas salivares, nomeadamente das glândulas parótidas, devido a uma infecção viral. A caxumba também é conhecida como caxumba . Na caxumba, o inchaço no pescoço costuma ser doloroso e quente devido ao processo inflamatório. Outros sintomas incluem:

  • Febre
  • Fraco
  • Dor de cabeça
  • Dor de ouvido que piora ao mastigar ou falar
  • Inchaço no ângulo da mandíbula

Os sintomas da caxumba geralmente desaparecem completamente e se recuperam em uma semana. O tratamento médico ainda é necessário, mas apenas para ajudar a aliviar os sintomas. Isso ocorre porque as infecções virais geralmente desaparecem por conta própria em cinco a sete dias.

6. Infecção

Um caroço nas costas, lado direito ou esquerdo do pescoço pode se desenvolver quando o corpo está lutando contra uma infecção de um resfriado, picada de inseto ou corte pequeno. Infecções mais graves podem fazer com que as glândulas aumentem de tamanho e fiquem duras, firmes ou sensíveis. Exemplos de tais infecções incluem:

Infecção bacteriana

Infecção faringite estreptocócica, é causada por bactérias estreptococos. Furúnculos (abcessos), semelhantes a grandes espinhas, também podem aparecer no pescoço. Furúnculos podem ocorrer quando os folículos capilares ou a pele infeccionam. Um abscesso da glândula sudorípara pode formar um ou mais caroços no pescoço que se parecem com furúnculos.

infecção viral

A infecção viral da pele (molusco contagioso, camera.gif), pode causar pequenas saliências peroladas ou carnudas no pescoço. Sarampo, rubéola ou varíola também podem causar inchaço no pescoço como um caroço

Sistema imunológico fraco

AIDS (asíndrome de imunodeficiência necessária) que se desenvolve e acaba se tornando uma infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) que ataca o sistema imunológico. Para que pessoas que são afetadas pela condição de HIV / AIDS, fica difícil para seu corpo lutar contra infecções e algumas doenças que podem causar caroços no pescoço.

E se houver um caroço no pescoço da criança?

Geralmente, os pais pensarão que um caroço no pescoço do filho é um bócio ou caxumba. Na verdade, nem sempre é um caroço no pescoço direito ou esquerdo de uma criança nas duas condições a seguir.

Os pediatras geralmente atendem crianças com glândulas inchadas ou nódulos na nuca, que geralmente são causados ​​por um acúmulo sob a pele do pescoço. Embora isso possa ser muito preocupante para os pais, é importante saber que a maioria dos caroços não é perigosa.

Muitas condições médicas podem causar um caroço no pescoço de uma criança, e os mais comuns são os gânglios linfáticos intimamente associados a infecções, como o resfriado comum ou infecções dos seios da face.

Embora um caroço no pescoço de uma criança, em casos raros, possa ser causado pela tuberculose, que pode causar inchaço de um ou mais gânglios linfáticos do pescoço. As infecções causadas por picadas de insetos ou arranhões de gato podem ter o mesmo efeito, criando caroços na nuca ou nos lados esquerdo e direito.

Os pais também devem reconhecer as características de um caroço que aparece. Se o caroço for causado por uma infecção, os sintomas podem incluir vermelhidão, sensibilidade ao toque, calor ao toque e febre.

Um caroço no pescoço de uma criança também pode ser um cisto ou tumor

No entanto, nem todos os caroços no pescoço são seguros. Às vezes, algumas crianças nascem com cistos (bolsas cheias de líquido) no pescoço que crescem com o tempo ou se tornam uma infecção de crescimento rápido.

Os cistos podem se desenvolver à direita e rapidamente na glândula tireoide; essa condição geralmente está localizada na parte frontal do pescoço, logo acima da clavícula. Os cistos variam em tamanho e podem ficar sensíveis se infectados.

Além disso, em condições mais raras, o inchaço no pescoço de uma criança pode ser causado por um tumor. Um caroço no pescoço direito ou no pescoço esquerdo de uma criança pode conter crescimentos de tecido mole, às vezes também pode ser tecido duro.

A maioria dos tumores no pescoço em crianças é benigna, não câncer. Os tumores benignos comuns incluem neurofibromas, que geralmente se desenvolvem como resultado da neurofibromatose.

Esta é uma doença genética rara que causa a formação de tumores no tecido nervoso. Os neurofibromas podem aparecer como uma única massa carnuda ou vários pequenos caroços na mesma área.

Em outros casos raros, um caroço no pescoço esquerdo ou no direito de uma criança pode ser causado por um tumor cancerígeno. As células cancerosas que se espalham por dentro podem causar inchaço dos gânglios linfáticos.

Se o seu filho for diagnosticado com câncer, os médicos otorrinolaringologistas, oncologistas e especialistas em câncer podem fornecer os testes de diagnóstico e o tratamento adequado de que precisam.

O caroço no pescoço costuma ser confundido com doença dos linfonodos, é verdade?

Pode ser que o caroço no pescoço seja causado por uma doença do linfonodo, mas nem sempre é esse o caso. Antes de saber o que um caroço no pescoço e os gânglios linfáticos tem a ver com isso, é melhor saber que os gânglios linfáticos são pequenas estruturas de tecido que se parecem com feijão. Os gânglios linfáticos podem ser tão pequenos quanto a cabeça de um alfinete ou do tamanho de uma azeitona.

Existem centenas de nódulos linfáticos no corpo e essas glândulas podem ser encontradas sozinhas ou em grupos. Coleções de nódulos linfáticos são abundantes no pescoço, parte interna das coxas, axilas, ao redor dos intestinos e entre os pulmões.

Os gânglios linfáticos possuem glóbulos brancos, que são células imunológicas que ajudam o corpo a combater as infecções. A principal função dos gânglios linfáticos é filtrar o fluido linfático (que consiste em fluidos e resíduos de tecidos corporais) de órgãos ou áreas próximas do corpo. Junto com os vasos linfáticos, os nódulos linfáticos constituem o sistema linfático.

Gânglios linfáticos e como o sistema linfático funciona

Depois de saber o que são os gânglios linfáticos, você deve entender como funciona o sistema linfático. O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunológico, também conhecido como sistema de defesa do corpo contra doenças. O sistema linfático é uma rede no corpo que é formada a partir dos vasos do baço e dos gânglios linfáticos.

O sistema linfático coleta fluidos, resíduos e outras coisas (como vírus e bactérias) nos tecidos do corpo, fora da corrente sanguínea. Os vasos linfáticos transportam fluido linfático para os nódulos linfáticos.

Assim que o fluido é drenado, os nódulos linfáticos o filtram, prendendo bactérias, vírus e outras substâncias estranhas. Em seguida, os agentes nocivos são destruídos pelos linfócitos, que são glóbulos brancos especializados. Em seguida, os fluidos filtrados, sais e proteínas são devolvidos à corrente sanguínea.

Quando há um problema como infecção, lesão ou câncer, o linfonodo ou grupo de linfonodos pode aumentar ou inchar porque estão trabalhando para combater os agentes nocivos. O pescoço, a parte interna das coxas e as axilas são áreas onde os gânglios linfáticos costumam inchar.

Portanto, se você sentir inchaço nas áreas mencionadas acima, você deve consultar um médico.

No entanto, deve-se também notar que as características do linfoma também podem variar dependendo do tipo, a saber, linfoma denominado linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Esses dois tipos de câncer de linfa parecem semelhantes, mas na verdade eles têm características especiais diferentes.

Sintomas de linfoma não Hodgkin

O câncer de linfa não Hodgkin pode causar uma variedade de sinais e sintomas diferentes, dependendo de onde o câncer se desenvolveu. Em alguns casos, o câncer pode não causar nenhum sintoma até que seja grande o suficiente.

As características mais comuns de câncer de linfonodo não Hodgkin são:

  • Linfonodos aumentados no pescoço, axila ou virilha, que são indolores
  • Dor ou inchaço no estômago
  • Sentindo-se cheio rapidamente, embora você só coma um pouco
  • Dor ou pressão no peito
  • Falta de ar ou tosse
  • Febre
  • Perda de peso inexplicável
  • Suando a noite
  • Fadiga extrema
  • Falta de glóbulos vermelhos (anemia)

Se você notar qualquer um dos sinais de câncer linfático acima, especialmente se a maioria de vocês sentir ao mesmo tempo, você deve consultar um médico imediatamente para determinar qual é a causa.

Câncer de linfonodo de Hodgkin

Uma pessoa com linfoma de Hodgkin pode se sentir perfeitamente bem. Mas geralmente você pode ver os sinais quando o câncer de Hodgkin se desenvolve no corpo. Portanto, preste atenção se há algum dos seguintes sintomas de câncer de linfa de Hodgkin:

  • Linfonodos aumentados no pescoço, axila ou virilha, sem dor
  • Febre e calafrios
  • Fadiga constante
  • Perda de peso inexplicável
  • Perda de apetite
  • Erupção cutânea com comichão
  • Maior sensibilidade aos efeitos do álcool ou dor nos gânglios linfáticos após beber álcool

Linfonodos e câncer

Às vezes, as pessoas podem ter câncer nos gânglios linfáticos. Existem duas maneiras pelas quais o câncer pode aparecer nos nódulos linfáticos:

  • Câncer se origina da glândula
  • O câncer se espalha para as glândulas de outros lugares

Se você tiver câncer, seu médico examinará seus nódulos linfáticos para ver se eles estão afetados pelo câncer. Os testes que geralmente são feitos para diagnosticar o câncer de linfonodo são:

  • Sentindo todos os gânglios linfáticos (que são palpáveis) no corpo do paciente
  • Tomografia computadorizada
  • Remoção da glândula ou biópsia de gânglios linfáticos próximos ao câncer

Como tratar um caroço no pescoço?

Como tratar um caroço no pescoço depende da causa. Se for causada por uma infecção, o médico geralmente prescreverá antibióticos ou antivirais para a doença. Já para o tratamento de problemas de tireoide, ou seja, hipotireoidismo, utilizará terapia com hormônio tireoidiano artificial.

Um caroço no pescoço com suspeita de câncer será tratado por meio de testes gerais de diagnóstico de câncer, como biópsia, quimioterapia e radioterapia. Seu médico também pode sugerir cirurgia se o nódulo for canceroso. Isso evita que as células cancerosas se espalhem para outras partes do corpo.