Atualmente, as bebidas à base de chá são uma das preferidas de todas as idades. Um dos tipos populares de chá é o chá verde ou frequentemente referido como Chá verde. Além de refrescante, o chá verde também é rico em nutrientes que proporcionam benefícios à saúde. Curioso, quais são o conteúdo nutricional e os benefícios? Venha, verifique os seguintes comentários.
Nutrição de chá verde
Chá verde (chá verde) que tem um nome latino Camellia sinensis é um chá muito popular não só na Indonésia, mas também no Japão e na China. Este chá está disponível na forma de folhas secas ou em pó. Você pode servir fervendo-o com água quente ou fervendo.
Os entusiastas do chá verde não apenas gostam do sabor, mas também são tentados pelo conteúdo nutricional nele, que tem o potencial de trazer benefícios ao corpo. Em 100 gramas de verde contém uma variedade dos seguintes nutrientes:
- Proteína: 28,3 gramas.
- Gordura: 4,8 gramas.
- Carboidratos: 53,6 gramas.
- Fibra: 9,6 gramas.
- Cálcio: 245 mg.
- Fósforo: 415 mg.
- Ferro: 18,9 mg.
- Sódio: 60 mg.
- Potássio: 5.873,9 mg.
- Cobre: 0,50 mg.
- Zinco: 0,0 mg.
- Beta-caroteno: 8.400 mcg.
- Tiamina ou vitamina B1: 0,38 mg.
- Riboflavina ou vitamina B2: 1,24 mg.
- Vitamina B3: 4,6 mg.
- Vitamina C: 230 mg.
Vários benefícios para a saúde do chá verde
Com base nos nutrientes contidos neste chá, pesquisas mostram alguns de seus potenciais para a saúde, como:
1. Tem potencial para reduzir o risco de câncer
Até agora, os pesquisadores ainda estão explorando os benefícios do chá verde na prevenção do câncer. No chá verde, existe um composto ativo Epigalocatequina-3-galato (EGCG) que tem o potencial de matar as células cancerosas da mama, pulmão e cólon sem danificar as células normais.
O câncer em si ocorre devido ao crescimento de células anormais no corpo. Essas células anormais continuam a crescer de forma descontrolada e não morrem, fazendo com que se acumulem e possam formar tumores.
2. Reduz o risco de inflamação do cérebro
Ainda relacionado às células do corpo, o conteúdo ativo do chá verde também pode prevenir a inflamação. A inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo as células do cérebro. As células inflamadas podem ser causadas por radicais livres, que são moléculas encontradas na fumaça do cigarro, poluição do ar e radiação solar.
De acordo com um estudo no jornal Fitomedicina Existem dois componentes ativos, como L-teanina e galato de epigalocatequina no chá verde, que são benéficos para o cérebro.
Em primeiro lugar, o consumo regular de chá verde pode reduzir o risco de inflamação nas células cerebrais que costuma causar o mal de Alzheimer ou o mal de Parkinson.
Em segundo lugar, a combinação de L-teanina com cafeína no chá verde pode aumentar a conectividade do lóbulo parietal direito ao giro frontal médio no cérebro, resultando em melhor função cognitiva do cérebro.
3. Ajude a melhorar o humor
Você se sente estressado e cansado por causa das atividades diárias? Experimente tomar um momento e desfrutar de uma xícara de chá verde. O motivo, o conteúdo de l-teanina, galato de epigalocatequina e cafeína no chá verde trazem benefícios ao seu humor.
Esses componentes ativos podem reduzir a ansiedade e a tensão e reduzir os pulsos mais rápidos relacionados ao estresse. Além disso, o chá verde também tem propriedades para aumentar o estado de alerta, reduzir a fadiga e as dores de cabeça.
4. Faz dormir melhor
Não apenas quando você está estressado, se tem problemas para dormir, beber chá verde antes de dormir pode trazer benefícios. O conteúdo de teanina no chá verde tem um efeito anti-estresse em animais e humanos. Isso pode ajudá-lo a dormir melhor, bem como a melhorar a má qualidade do sono.
Embora o chá verde contenha cafeína, os níveis dessa substância no chá são baixos o suficiente para que seu efeito no aumento do estado de alerta não seja grande.
5. Reduza o risco de doenças cardiovasculares
Reportagem da página da Harvard Medical School, pesquisa no Japão mostra a eficácia do chá verde na redução de doenças cardiovasculares. A partir deste estudo, o risco de morte por ataque cardíaco e derrame diminuiu 26 por cento, e o risco de doença arterial coronariana também diminuiu 28 por cento.
Os pesquisadores revelam que o chá verde pode reduzir o colesterol LDL e os níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e derrames.
6. Elimine o mau hálito
Os benefícios do chá verde neste você podem não saber, que pode superar o mau hálito. O chá verde contém taninos com propriedades antibacterianas, pelo que podem prevenir a formação de bactérias na boca. Isso significa que esse tipo de chá pode suprimir o crescimento de bactérias que causam o mau hálito.
Além de lidar com os odores, o chá verde também pode prevenir a cárie dentária e a formação de placa bacteriana nos dentes. Portanto, muitas pessoas usam o chá verde como um enxaguatório bucal tradicional.
7. Ajuda a perder peso
As catequinas são antioxidantes naturais presentes no chá verde. Os antioxidantes desta bebida podem ajudá-lo a perder peso. As catequinas podem acelerar os processos metabólicos, um dos quais decompõe o excesso de gordura corporal. Isso significa que o chá verde pode ajudar a queimar gordura.
Portanto, a eficácia do chá verde pode reduzir o risco de diabetes. O motivo é que o risco de diabetes é bastante alto em pessoas obesas (com sobrepeso). Esses benefícios tornam o chá verde bom para diabéticos ou pessoas em dieta.
Dicas para consumir chá verde
Os benefícios do chá verde são abundantes, certo? Se você deseja obter os benefícios, experimente consumir chá verde regularmente. No entanto, não beba chá verde por dia, não deve ser excessivo. A razão é que o chá verde contém oxalatos, que podem aumentar o risco de pedras nos rins.
Portanto, você não deve usar o chá verde como substituto da água. Você também deve fazer seu próprio chá verde em vez de comprar chá verde embalado.