Quando você respira, o ar externo entra pela boca ou nariz e desce pela garganta até os pulmões. No final da traqueia, o tubo que conecta a garganta e os pulmões, existem dois canais ramificados chamados brônquios direito e esquerdo. Você sabe qual é a função dos brônquios?
Os brônquios desempenham um papel importante no sistema respiratório e na defesa do organismo. Quando a função brônquica está comprometida, você pode ter uma doença respiratória aguda ou crônica.
Compreendendo a anatomia brônquica
Os brônquios são vias aéreas ramificadas da traquéia para os lados direito e esquerdo dos pulmões.
Tanto o brônquio direito quanto o esquerdo são compostos de cartilagem e músculos lisos que são cobertos por uma membrana mucosa ou membrana mucosa.
A partir da traqueia, os brônquios se ramificam nas partes superior, média e inferior dos pulmões para formar a estrutura da árvore brônquica (Fig.árvore traqueobrônquica).
A ramificação desses brônquios leva a muitas ramificações das vias aéreas que são mais estreitas, ou seja, os bronquíolos.
Os bronquíolos chegam mais perto dos tecidos dos pulmões e terminam nos alvéolos (sacos de ar), onde o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados.
A estrutura da cartilagem fortalece a estrutura ramificada dos brônquios, desde a traquéia até os bronquíolos, evitando o colapso dessas vias aéreas durante o processo respiratório.
no livro Anatomia, tórax, brônquios explicou que quanto mais em direção à ramificação dos bronquíolos, a estrutura da cartilagem diminuirá.
Em contraste, o número de músculos lisos aumentará até o final dos bronquíolos. Isso apoiará a função dos brônquios e bronquíolos na realização do processo respiratório.
A função dos brônquios e bronquíolos na respiração
Os brônquios e bronquíolos são partes das vias aéreas que têm uma função importante no fluxo de ar, tanto levando para os pulmões quanto para fora dos pulmões.
Em mais detalhes, a seguir está uma explicação da função dos brônquios e bronquíolos no sistema respiratório humano.
1. Conecta o trato respiratório superior com os pulmões
Os brônquios são os tubos que conectam a traqueia e os pulmões.
Nesse caso, a função dos brônquios é fornecer ar do trato respiratório superior para os pulmões, enquanto o remove dos pulmões.
Os bronquíolos transportam ar rico em oxigênio para os sacos de ar dos alvéolos.
Além disso, nos alvéolos há uma troca de ar entre o oxigênio a ser circulado por todo o corpo e o dióxido de carbono a ser removido dos pulmões.
Após a conclusão do processo de troca de ar, os bronquíolos empurrarão novamente o ar contendo dióxido de carbono para fora dos pulmões.
2. Garantir o fornecimento de oxigênio para o corpo
Durante o processo de troca de ar, os bronquíolos também têm a função de regular a quantidade de oxigênio que entra nos pulmões, bem como a quantidade de dióxido de carbono liberado.
Os músculos lisos que constituem a maior parte da estrutura dos bronquíolos contraem e alargam as vias respiratórias.
Dessa forma, os pulmões podem fornecer uma quantidade adequada de oxigênio para o sangue.
A função desses bronquíolos determina se o ar rico em oxigênio realmente fluiu para o corpo de maneira ideal.
3. Bloqueio da entrada de partículas estranhas nos pulmões
Além de suavizar o caminho da troca de ar, os brônquios também desempenham um papel na manutenção da qualidade do ar que flui para os pulmões.
As membranas mucosas ao redor dos brônquios podem filtrar as partículas sujas e eliminar organismos infecciosos como bactérias, vírus e fungos.
Componentes ativos nas membranas mucosas dos brônquios podem aprisionar partículas estranhas e inativar agentes infecciosos.
A função desse brônquio desempenha um papel importante na defesa do corpo, pois pode prevenir a irritação e a infecção que podem causar inflamação nos pulmões.
Doenças que prejudicam a função dos brônquios e bronquíolos
Quando os brônquios ou bronquíolos apresentam inflamação causada pela irritação de partículas estranhas ou infecções respiratórias, sua função pode ser interrompida, causando várias doenças.
Aqui estão algumas doenças que podem surgir devido à interrupção da função dos brônquios e bronquíolos.
1. Asma
Esta doença é caracterizada pela presença de estreitamento dos brônquios de modo que a função dessas vias aéreas é prejudicada.
Esse estreitamento dos brônquios é causado pela inflamação de um gatilho desconhecido.
Como resultado da asma, a troca de ar nos brônquios fica obstruída, causando sintomas respiratórios como falta de ar e respiração ofegante (sons respiratórios).
2. Bronquite
As infecções que ocorrem na garganta ou nariz podem afetar a função das células nos brônquios, causando bronquite aguda. Esse distúrbio geralmente provoca tosse acompanhada de catarro.
Além disso, a inflamação dos bronquíolos pode causar um acúmulo de muco nos pulmões.
De acordo com a American Lung Association, essa condição pode causar problemas respiratórios crônicos ou de longo prazo. Portanto, a inflamação dos bronquíolos também é conhecida como bronquite crônica.
2. Bronquiectasia
A interrupção da função brônquica devido à inflamação também pode desencadear um acúmulo de muco, que é um terreno fértil para as bactérias. Essa condição também é conhecida como bronquiectasia.
As bronquiectasias mais longas podem causar uma diminuição na função pulmonar, podendo desencadear outras doenças respiratórias, como pneumonia, DPOC e fibrose pulmonar.
3. Bronquiolite
Esta doença ocorre devido à inflamação nos bronquíolos causada pela infecção vírus sincicial Respiratório (RSV).
As infecções virais causam um acúmulo de muco nos bronquíolos que pode levar a distúrbios graves da função pulmonar, como o pulmão pipoca.
4. Enfisema
Na verdade, a principal causa do enfisema não se deve ao comprometimento da função dos brônquios ou bronquíolos, mas sim aos danos aos alvéolos e ao tecido pulmonar circundante.
No entanto, os danos aos sacos aéreos também resultam na destruição da estrutura dos bronquíolos.
Os brônquios e bronquíolos têm um papel vital no bom funcionamento do processo respiratório, desde a regulação das trocas de ar até a proteção dos pulmões contra infecções.
A interrupção da função dessas vias aéreas pode causar distúrbios respiratórios agudos e crônicos.