Os sintomas da úlcera geralmente aparecem e reaparecem devido a escolhas alimentares inadequadas, como alimentos picantes e ácidos. É por isso que as pessoas com azia geralmente são aconselhadas a ter cuidado ao escolher os alimentos e bebidas que consomem diariamente.
Para que o estômago funcione como de costume, quais são as opções de alimentos e bebidas que você deve consumir? Confira as recomendações a seguir.
As melhores opções alimentares para quem sofre de úlcera estomacal
A medicação para úlceras costuma ser a primeira solução para aliviar os sintomas que reaparecem repentinamente. Além disso, há mais uma coisa que não é menos importante: ser seletivo na escolha de sua ingestão diária de alimentos e bebidas.
Alguns alimentos e bebidas podem realmente aumentar a produção de ácido estomacal ou piorar as úlceras estomacais. Por isso, a escolha do tipo de alimento é um dos tratamentos para prevenir complicações e recorrência dos sintomas da úlcera.
Aqui estão as escolhas alimentares certas para aqueles que têm problemas com azia.
1. Aveia
Aveia acredita-se que seja bom para reduzir os sintomas de indigestão, especialmente devido ao aumento da acidez estomacal. A razão é que, depois de ingeridos, os preparados feitos de trigo ajudam a absorver o excesso de ácido no estômago.
A aveia também ajuda a proteger o revestimento do estômago do risco de irritação devido ao aumento da acidez estomacal. Curiosamente, a fibra em aveia também pode iniciar o trabalho dos intestinos, reduzir o risco de prisão de ventre e proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo.
Para ser mais confortável para o sistema digestivo, você deve evitar o uso de creme de leite forte dentro aveia. Em vez disso, você pode misturar leite desnatado ou leite de amêndoa em uma tigela aveia.
2. Banana
As bananas são alimentos com baixo teor de ácido, portanto, são boas para pessoas que estão com azia. Sua textura cremosa também ajuda a formar uma camada protetora no esôfago irritado.
As bananas não são boas apenas para o ácido estomacal, graças ao seu alto teor de fibras, também são capazes de iniciar o trabalho dos intestinos e prevenir a prisão de ventre. Dessa forma, as queixas como dor abdominal, flatulência ou desconforto no estômago podem ser reduzidas.
3. Melão
Assim como a banana, o melão também inclui alimentos com propriedades de baixa acidez, portanto, são bons para pessoas com doenças gástricas. Na verdade, o melão tem uma natureza alcalina bastante elevada, graças ao conteúdo mineral na forma de magnésio.
O magnésio é um dos principais ingredientes encontrados em muitos antiácidos, que são medicamentos de venda livre para aliviar a azia. Este medicamento atua neutralizando o ácido gástrico para que os sintomas melhorem gradualmente.
4. Iogurte
Se consumido com moderação, o iogurte pode realmente ajudar a aliviar os sintomas da úlcera. Isso ocorre porque o iogurte tem um efeito calmante na parede do estômago, ao mesmo tempo que ajuda a controlar o desconforto estomacal.
Como resultado, os sintomas da úlcera que costumam surgir devido ao aumento da acidez estomacal podem ser mais bem controlados. Além disso, o conteúdo de probióticos ou bactérias boas no iogurte pode ajudar a manter a saúde e a suavidade do sistema digestivo.
5. Vegetais verdes
Existem vários tipos de vegetais verdes que você pode encontrar facilmente em mercados e supermercados tradicionais, desde mostarda, espinafre, couve e assim por diante.
Além de serem densos em nutrientes, vegetais verdes como mostarda, espinafre, couve e outros podem ser boas escolhas alimentares para pessoas com azia. O baixo teor de açúcar e gordura pode ajudar a reduzir o aumento da acidez estomacal.
Os vegetais também são digeridos rapidamente, o que ajuda a acelerar o esvaziamento gástrico. Isso reduzirá as chances de o ácido do estômago subir e causar irritação no esôfago (esofagite).
Não precisa ficar confuso sobre como você deve processar esse alimento. Se você está entediado com o mesmo tipo de vegetais processados, de vez em quando você pode ser mais criativo fazendo uma tigela de salada de vegetais verdes pré-cozidos.
6. Mamão
Popular como um alimento estimulante do intestino, muitos não sabem que o mamão é bom para quem sofre de azia. Esse benefício vem da enzima papaína, que é encontrada no látex da papaia.
O corpo usa a enzima pepsina produzida pelo estômago para digerir proteínas. No entanto, esta enzima só é ativa em condições gástricas ácidas. Para pessoas com DRGE, níveis elevados de ácido podem danificar o revestimento do estômago e do esôfago.
A enzima papaína no mamão ajuda a iniciar o sistema digestivo, facilitando a quebra das proteínas. Como resultado, o processo digestivo se torna mais curto e o estômago não fica exposto ao ácido gástrico por muito tempo.
Em outras palavras, a enzima papaína pode aliviar indiretamente os sintomas do ácido estomacal. Esta enzima atua reduzindo a carga de trabalho do sistema digestivo. Por isso, o mamão é considerado um bom alimento para pessoas com DRGE.
7. Frutos do mar e carne com baixo teor de gordura
A carne pode de fato desencadear sintomas de úlcera se contiver muito óleo (tanto pela forma como é processada quanto pela parte gorda da carne). No entanto, você não precisa se preocupar porque esses alimentos ainda podem ser consumidos por quem sofre de úlcera.
Você pode comer carne vermelha, frango e frutos do mar contanto que seja baixo teor de gordura. O baixo teor de gordura neste alimento pode ajudar a restaurar várias queixas que surgem devido ao aumento da acidez estomacal.
Bebidas adequadas para quem sofre de úlcera
Não apenas as opções de comida, mas também de bebidas devem ser consideradas. A razão é que algumas bebidas que contêm cafeína, como álcool, café e refrigerantes, devem ser limitadas ou evitadas imediatamente.
Como acompanhamento da sua comida, aqui estão alguns exemplos de bebidas que são adequadas para pessoas com problemas de ácido estomacal.
1. Chá de gengibre
O gengibre é conhecido por ser bom no tratamento de vários problemas digestivos. A razão é que o material retirado da raiz tem fortes propriedades antiinflamatórias, de modo que pode aliviar a dor no peito devido ao aumento do ácido estomacal (azia).
Mesmo assim, muitas pesquisas ainda são necessárias para provar os benefícios do gengibre para pessoas com doenças de ácido estomacal. Até agora, a eficácia do gengibre é mais conhecida no alívio de náuseas e vômitos, um dos sintomas de uma úlcera.
Como processar o gengibre para tratar a indigestão também é muito fácil. Além de ser um tempero para vários tipos de cozinha, o gengibre também pode ser processado em chá ou como um condimento natural adicional.
2. Leite desnatado
Você deve evitar leite leite inteiro (gordura total) se você não quiser que os sintomas de refluxo ácido piorem. Em vez disso, escolha leite com baixo teor de gordura, como o leite desnatado, que é mais amigável para o sistema digestivo porque é fácil de digerir.
O leite desnatado pode ser combinado com outros alimentos e bebidas também recomendados para pessoas com problemas de ácido estomacal. O curto tempo de digestão evita que o ácido estomacal em excesso suba.
3. Chá de camomila
Outra bebida que você pode tentar controlar os sintomas de refluxo ácido é o chá de camomila. Esta bebida há muito é considerada um remédio natural para o ácido gástrico porque é rica em substâncias antiinflamatórias.
O chá de camomila também ajuda a aliviar o estresse, um dos gatilhos para o refluxo ácido. Beber uma xícara de chá de camomila quente é o suficiente para deixar seu corpo mais confortável e relaxado.
Portanto, não há nada de errado em guardar o chá desta linda flor em sua cozinha. Tente beber regularmente como um companheiro alimentar, que também é útil para aliviar suas queixas de ácido estomacal.
4. Leite de amêndoa
Além de ser saudável, o leite de amêndoa também é benéfico para pessoas com problemas de ácido estomacal. Isso ocorre porque o leite de amêndoa tem propriedades alcalinas ou alcalinas, como banana e melão. Isso ajuda a neutralizar uma condição ácida do estômago.
Além disso, o leite de amêndoa também é famoso por seu baixo teor de gordura, por isso é seguro para quem sofre de úlcera. Assim, os sintomas de uma úlcera devido ao aumento do ácido gástrico podem ser melhor controlados.
Alimentos e bebidas podem não desempenhar um papel direto no tratamento de úlceras, mas são importantes para prevenir recorrências e complicações. Tanto quanto possível, multiplique o consumo de alimentos e bebidas acima para apoiar a recuperação.