As sementes de chia são as pequenas sementes da planta sálvia hispânica, um tipo de planta de hortelã. A cor das sementes de chia varia: preta, cinza a preta com manchas brancas. Tem forma oval com um tamanho de cerca de 1-2 milímetros (mm). Na Indonésia, você pode obter sementes de chia em supermercados e lojas especializadas que vendem ingredientes alimentícios saudáveis. Bem, realmente, qual é o conteúdo nutricional nas sementes de chia que são classificadas como superalimentos ou superalimento, e quais são os benefícios para a saúde?
O conteúdo nutricional das sementes de chia
As sementes de chia têm muito conteúdo nutricional que pode trazer benefícios para a saúde do corpo. Aqui está o conteúdo nutricional que você pode obter de 100 gramas de sementes de chia:
- Água: 6,96 gramas
- Energia: 534 kcal
- Proteína: 18,29 gramas
- Gordura: 42,16 gramas
- Fibra: 27,3 gramas
- Cálcio 255 miligramas (mg)
- Ferro: 5,73 mg
- Magnésio: 392 mg
- Fósforo: 642 mg
- Potássio: 813 mg
- Sódio: 30 mg
- Zinco: 4,34 mg
- Cobre: 1,22 mg
- Selênio: 25,4 microgramas
- Ácido ascórbico (vitamina C): 0,6 mg
- Riboflavina (vitamina B2): 0,161 mg
- Niacina (Vitamina B3): 3,08 mg
- Vitamina B6: 0,473
- Folato: 87 microgramas
Além disso, as sementes de chia também contêm ácidos graxos ômega-3, vários antioxidantes e minerais.
Benefícios para a saúde das sementes de chia
Vários conteúdos nutricionais que você encontra nas sementes de chia podem realmente fornecer benefícios à saúde, como os seguintes:
1. Previne danos às células
As sementes de chia são alimentos ricos em antioxidantes. Acredita-se que os antioxidantes combatam a produção de radicais livres no corpo que podem causar estresse oxidativo. Quando ocorre continuamente, o estresse oxidativo pode causar danos moleculares às células e acelerar o envelhecimento.
Não só isso, o estresse oxidativo também desencadeia o câncer. Portanto, o teor de antioxidantes nas sementes de chia tem o benefício de prevenir danos às células, portanto, você também pode evitar que o processo de envelhecimento seja muito rápido e o risco de câncer.
2. Mantenha o peso corporal ideal
Se você está tentando perder peso, consumir sementes de chia é uma das escolhas certas para manter seu peso normal. A razão é que as sementes de chia têm um teor de proteína bastante abundante.
Normalmente, a proteína é um dos nutrientes importantes a consumir quando você está em um programa de perda de peso. A razão é que a alta ingestão de proteínas ajuda a reduzir o apetite e o desejo de comer lanches fora do horário das refeições.
Além disso, o conteúdo de fibra nas sementes de chia também tem o benefício de fazer você se sentir satisfeito por mais tempo. Mesmo assim, mais pesquisas precisam ser feitas sobre os benefícios dessa única semente de chia.
3. Reduz o risco de doenças cardíacas
Um estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition em 2014 afirmou que as sementes de chia têm benefícios na redução da pressão arterial. É, em particular, eficaz em pessoas que já têm hipertensão.
Sim, a fibra, a proteína e os ácidos graxos ômega-3 das sementes de chia têm benefícios para reduzir a pressão alta. Considerando que a hipertensão é um fator de risco para doenças cardíacas, consumir sementes de chia também pode reduzir o risco de desenvolver a doença.
Na verdade, estudos com animais mostram que as sementes de chia também podem ajudar a lidar com vários outros fatores de risco. Isso inclui a redução dos níveis de triglicerídeos no sangue, superação da inflamação, resistência à insulina e redução da gordura na região abdominal.
4. Melhorar a saúde óssea
As sementes de chia contêm altos níveis de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. O conteúdo desses nutrientes tem um papel importante na manutenção da saúde de seus ossos. Na verdade, o teor de cálcio nas sementes de chia é considerado maior quando comparado a vários laticínios.
Portanto, se você deseja manter a saúde óssea desde cedo, as sementes de chia são a escolha certa como alimento saudável para consumo. Mas lembre-se de que as sementes de chia também contêm ácido fítico, que pode reduzir a absorção de cálcio no corpo até uma determinada quantidade.
5. Reduzindo os níveis de açúcar no sangue
Ter um pico nos níveis elevados de açúcar no sangue depois de comer pode ser um fator de risco para diabetes tipo 2, do qual você precisa estar ciente. Bem, acredita-se que as sementes de chia tenham benefícios para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue no corpo.
Vários estudos em animais mostraram que as sementes de chia aumentam a sensibilidade do corpo à insulina, o que pode ajudar a controlar e estabilizar os níveis de açúcar no sangue após a ingestão.
Manter os níveis de açúcar no sangue no corpo pode reduzir o risco de desenvolver várias outras doenças graves, incluindo doenças cardíacas.
6. Previne a inflamação crônica
Outro benefício que você pode obter com o consumo de sementes de chia é a prevenção da inflamação crônica. A inflamação é, na verdade, uma resposta normal do corpo a uma infecção ou lesão. Normalmente, a inflamação aparece na forma de pele inchada ou vermelha.
Mesmo assim, a inflamação ou inflamação também pode ter um impacto negativo na saúde. Sim, a inflamação crônica pode aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer. Bem, consumir sementes de chia pode ajudar a prevenir a inflamação crônica.
Como usar sementes de chia?
Você pode consumir sementes de chia diretamente ou misturá-las aos alimentos. O sabor das sementes de chia é semelhante ao das nozes, o que as torna adequadas para alimentos doces e salgados.
Você pode polvilhar sementes de chia em cereais, saladas e até mesmo arroz. Na verdade, você pode adicionar sementes de chia a smoothies, iogurte ou pudim. Quando misturadas com o líquido, as sementes de chia se expandem e adquirem uma textura gelatinosa.
Para aqueles que são vegetarianos ou alérgicos a ovos, as sementes de chia também podem ser usadas como substituto dos ovos na preparação de massa para bolo. O truque, misture 1 colher de chá (colher de chá) de sementes de chia com 2 colheres de sopa (sdm) de água.
Uma colher de sopa da mistura de sementes de chia pode substituir 1 ovo. Para quem tem alergia ao glúten, as sementes de chia podem ser uma alternativa, porque as sementes de chia não contêm glúten.