O sistema reprodutor feminino é uma das partes mais importantes do corpo para a continuidade da prole. Para que a gravidez ocorra, as mulheres precisam de óvulos maduros para que estejam prontos para serem fertilizados. Anteriormente, ocorria também um processo de oogênese que era o estágio inicial para a formação do ovo. Confira a explicação completa abaixo!
O que é oogênese?
Citando a página da Fertilitypedia, oogênese é o processo de formação e maturação dos óvulos (óvulos) nas mulheres, que ocorre nos ovários (ovários).
A célula-ovo no corpo da mulher existe desde que você tinha 8 a 20 semanas no útero. Os ovários do embrião têm cerca de 600 mil células oogônias.
As células-tronco do oogônio ou ovo se reproduzem por mitose (se dividem) até que o número alcance mais de 7 milhões de oócitos primários.
Infelizmente, esse grande número de oócitos primários continuará diminuindo até o nascimento do feto.
Um oócito é uma célula-ovo imatura que se desenvolve e amadurece na camada externa do ovário.
Inicialmente, o número de oócitos primários era de mais de 7 milhões. Então, esse número também diminui e permanece em torno de 1 a 2 milhões após o nascimento da menina.
Esses óvulos também param de se desenvolver temporariamente até a puberdade na adolescência.
Bem, após a puberdade, as oogônias ou células-tronco do ovo voltarão a trabalhar ativamente após o seu ciclo menstrual.
Dos 2 milhões de oócitos primários que existem, apenas cerca de 400 podem sobreviver até se tornarem folículos maduros.
Um folículo maduro é uma pequena bolsa que possui uma parede celular e dentro dela há um único óvulo. Esses ovos são então liberados durante o período fértil ou reprodutivo.
Portanto, o processo de oogênese é necessário para que o óvulo amadureça para que a fertilização possa ocorrer.
Deve-se entender que com a idade, a qualidade e a quantidade dos ovos diminuem e isso é normal.
O processo de oogênese nos órgãos reprodutivos femininos
Antes do processo de gravidez, o corpo necessita primeiro do processo de oogênese porque está relacionado à função reprodutiva.
Aqui está o processo de oogênese ou formação de óvulos no corpo feminino.
A fase de clivagem e multiplicação
O processo de oogênese começa com mitose e meiose. Mitose é o processo de divisão celular que produz dois gametas idênticos (células-filhas).
Enquanto isso, a meiose é uma divisão celular que produz quatro gametas, cada um com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
A oogônia ou células-tronco do ovo amadurecem e passam por mitose para se tornar o oócito primário (a célula-ovo torna-se grande).
O próprio oócito primário se dividirá mais tarde em duas partes para produzir um oócito secundário (o resultado da divisão).
Fase de desenvolvimento
Em contraste com o processo de espermatogênese, a primeira divisão do óvulo no processo de oogênese sofre um desenvolvimento citoplasmático desequilibrado (parte da célula).
Como resultado, há um oócito (óvulo imaturo) que tem muito citoplasma, enquanto o outro oócito não tem citoplasma.
Os oócitos que têm muito citoplasma são maiores do que os oócitos que não têm citoplasma. Agora, esse oócito menor é chamado de primeiro corpo polar.
Fase de maturação
Depois disso, o oócito secundário, que é maior em tamanho, sofrerá uma segunda divisão do óvulo que produzirá uma oótida.
O primeiro corpo polar também se dividirá em dois segundos corpos polares. Este ootídeo se desenvolverá em um óvulo quando encontrar um espermatozóide, também conhecido como espermatozóide.
Pode-se dizer que a ovulação ocorre quando o oócito atinge o estágio de desenvolvimento ootídeo.
Então, após a fertilização, o ootídeo passou do estágio final de maturação e se torna uma célula-ovo.
Este processo mais tarde experimentará degeneração ou mudança. Se o oócito ou ootídeo encontra um espermatozóide e a fertilização não ocorre, o ciclo de oogênese se repete.
Além disso, o óvulo não se desenvolve, então você terá menstruação.
Hormônios que afetam o processo de oogênese
Quando o processo de oogênese ou maturação do óvulo da mulher é bem-sucedido, é isso que a faz ovular todos os meses.
Observe também que quando você ovula, haverá apenas um óvulo que amadurece.
Este processo de oogênese também pode ocorrer por causa da ajuda e influência de outros hormônios, a saber, o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).
Citado do Medline Plus, o hormônio FSH pode estimular o crescimento dos folículos nos ovários (ovários) antes da liberação dos óvulos no processo de oogênese.
Enquanto o hormônio LH tem o benefício de desencadear a ovulação ou a liberação de óvulos dos ovários.