Vinagre de maçã: benefícios, efeitos colaterais e como usar |

O vinagre de maçã é uma erva versátil que tem muitos benefícios. Este ingrediente, conhecido desde a Grécia Antiga, não só serve como alimento, mas também na medicina tradicional. No entanto, quais são os efeitos colaterais?

Conteúdo nutricional do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto feito de cidra de maçã fermentada. Os fabricantes fazem isso amassando maçãs e espremendo o suco. Em seguida, eles adicionam bactérias e fermento à cidra de maçã para que ocorra o processo de fermentação.

As bactérias e o fermento transformarão o açúcar da cidra de maçã em álcool. Além disso, bactérias formadoras de ácido acético ( acetobacter ) converte o álcool em vinagre, que contém ácido acético, ácido gálico, catequinas e outros compostos.

Ao contrário da matéria-prima, o vinagre de maçã não contém mais os macronutrientes encontrados nas maçãs. Mesmo assim, aqui está o conteúdo nutricional que você pode obter de 100 mililitros (ml) de vinagre de cidra de maçã.

  • Energia: 21 kcal
  • Carboidratos: 0,93 gramas
  • Açúcar total: 0,4 grama
  • Cálcio: 7 miligramas
  • Ferro: 0,2 miligramas
  • Magnésio: 5 miligramas
  • Fósforo: 8 miligramas
  • Potássio: 73 miligramas
  • Sódio: 5 miligramas

Além dos vários nutrientes acima, o vinagre de maçã também contém uma variedade de minerais, como zinco (zinco), cobre, manganês e selênio em pequenas quantidades. Infelizmente, este produto não contém mais vitaminas como maçãs.

Benefícios para a saúde do vinagre de maçã

Até agora, o vinagre de maçã ainda é um dos produtos naturais favoritos de muitas pessoas para manter a saúde. Abaixo estão os vários benefícios.

1. Ajuda a perder peso

Acredita-se que o vinagre de maçã seja capaz de perder peso. Um estudo em animais no Japão mostrou que o ácido acético no vinagre de maçã pode aumentar a enzima AMPK. Esta enzima é capaz de acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal.

Debbie Davies, RD, nutricionista de Chicago, EUA, conduziu um estudo semelhante. Em seu estudo, os participantes que consumiram 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de uma refeição pesada, na verdade, perderam 1 a 2 kg de peso.

Mesmo assim, vale saber que os resultados das pesquisas sobre os benefícios do vinagre de maçã para emagrecer ainda são diversos. Você pode usar este produto em um programa de dieta saudável, mas ainda assim priorizar uma dieta saudável e exercícios físicos.

2. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Os benefícios do vinagre de maçã são bem conhecidos pelos diabéticos. Para os diabéticos, os níveis elevados de açúcar no sangue podem ter um impacto negativo no corpo. Essa condição também pode piorar os sintomas do diabetes e suas complicações.

Felizmente, o vinagre de maçã demonstrou retardar o processo de liberação de glicose (açúcar) dos alimentos para o sangue. Isso vai prevenir torrada de açúcar , que é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue aumentam após a ingestão de carboidratos.

De acordo com relatórios em Journal of Advanced Nursing , o consumo de vinagre de maçã também ajuda a reduzir o açúcar no sangue em jejum e a HbA1c. Uma queda na HbA1c é um sinal de que seu nível médio de açúcar no sangue se estabilizou nos últimos três meses.

3. Melhore a sensibilidade à insulina

A sensibilidade à insulina mostra quão bem é a capacidade do corpo de responder ao hormônio insulina. Se a sua sensibilidade à insulina for alta o suficiente, significa que as células do seu corpo são capazes de utilizar o açúcar do sangue muito bem.

Com base em um estudo de 2015, descobriu-se que o vinagre de maçã traz benefícios no aumento da sensibilidade à insulina. Este produto também ajuda as células do corpo a absorver e usar a glicose de forma eficaz, para que os níveis de açúcar no sangue permaneçam estáveis.

Outros estudos em pessoas com pré-diabetes e diabetes também produziram resultados semelhantes. O consumo de duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir reduz os níveis de açúcar no sangue em até 6% pela manhã.

4. Superando a constipação

O vinagre de maçã pode limitar a absorção de carboidratos e amidos dos alimentos. Alguns dos carboidratos e amidos não absorvidos eventualmente se movem em direção aos intestinos e se tornam alimento para as bactérias intestinais benéficas.

Ao alimentar essas bactérias boas, você contribui para a fertilidade da população, de modo que a digestão se torna mais saudável. Normalmente, essa propriedade será mais pronunciada se você usar vinagre de maçã que não foi filtrado.

Esse tipo de vinagre de maçã tem uma polpa marrom rica em probióticos. Além de uma digestão saudável, as bactérias benéficas dos probióticos também ajudam a suavizar os movimentos intestinais e a livrá-lo da prisão de ventre.

5. Superando a diarreia

O processo de fermentação do vinagre de maçã produz pectina, que é um tipo de fibra que apoia o crescimento de bactérias boas no intestino. A pectina também solidifica a textura das fezes, por isso é boa para quem está tendo diarreia.

Além disso, um estudo no jornal Relatórios Científicos Ele também mostra a eficácia do vinagre de maçã no combate às bactérias. O vinagre de maçã demonstrou ser eficaz na eliminação de bactérias E. coli que causa diarreia e várias outras bactérias.

No entanto, lembre-se de que o vinagre de maçã passou por um processo de fermentação que produz ácido acético. Em algumas pessoas, o ácido acético pode realmente causar dor de estômago, azia e até piorar a diarreia.

6. Potencial para superar a obesidade

Alguns cientistas acreditam que o teor de ácido acético do vinagre de maçã tem potencial para superar a obesidade. Um estudo com animais mostrou que dar ácido acético aumentou certos genes que reduzem a gordura da barriga e do fígado.

Outro estudo publicado um ano depois mostrou resultados semelhantes. Camundongos que receberam uma dose de vinagre de maçã experimentaram uma diminuição no peso corporal, distribuição de gordura e inflamação, que são fatores de risco para obesidade.

Essas descobertas são realmente muito promissoras, mas observe que os testes em humanos não fornecem necessariamente os mesmos resultados. Controle o seu peso e siga uma dieta nutritiva e equilibrada para prevenir a obesidade.

7. Potencialmente saudável para o coração

O consumo regular de vinagre de maçã reduz os níveis de gordura (lipídio) no sangue. Manter os níveis de lipídios é uma chave importante para suavizar o funcionamento do coração e o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

Isso foi comprovado em um estudo com animais em 2018. Embora os ratos que foram objeto do estudo consumissem uma dieta rica em gorduras, o vinagre de maçã foi capaz de reduzir o risco de obesidade associado a essa dieta.

Os ratos que consumiram vinagre de maçã também foram menos propensos a mostrar sinais associados ao risco de obesidade e doenças cardíacas. No entanto, seu efeito em humanos ainda precisa ser mais estudado.

8. Remédio natural para psoríase

Os benefícios do vinagre de maçã geralmente têm mais a ver com alimentos. No entanto, a National Psoriasis Foundation descobriu recentemente os benefícios do vinagre de maçã como um remédio natural para a psoríase, especialmente para a psoríase no couro cabeludo.

O vinagre de maçã tem propriedades anti-sépticas que ajudam a reduzir a irritação e a coceira causadas pela psoríase. Algumas pessoas até experimentaram uma redução nos sintomas da psoríase após usar vinagre de maçã por algumas semanas.

O impacto negativo de consumir vinagre de maçã

Embora seja benéfico, consumir vinagre de maçã em excesso ou com muita frequência pode ser prejudicial à saúde. Aqui estão alguns dos efeitos colaterais deste produto em seu corpo.

1. Retarda o esvaziamento do estômago

O vinagre de maçã pode retardar o movimento dos alimentos do estômago para os intestinos. Isso pode não ter um grande impacto em pessoas com digestão saudável, mas é diferente para pessoas com gastroparesia.

Pacientes com gastroparesia apresentam função nervosa prejudicada no estômago, de modo que o alimento digerido leva mais tempo para entrar no intestino. O consumo de vinagre de maçã, especialmente em grandes quantidades, pode piorar essa condição.

2. Distúrbios digestivos

O vinagre de maçã tem propriedades ácidas que podem piorar os sintomas da indigestão. Pessoas com tendência à azia podem sentir náusea ou dor de estômago após consumir grandes quantidades de vinagre de maçã.

Além disso, o vinagre de maçã, que tem muitos benefícios, pode ser prejudicial à saúde do esôfago. É por isso que as pessoas que costumam sentir indigestão e dificuldade para engolir não devem consumir vinagre de maçã.

3. Problemas dentários

Alimentos e bebidas ácidas podem danificar o esmalte dos dentes. O esmalte ou o esmalte dos dentes constantemente corroídos podem causar danos adicionais, como cáries.

Além disso, o vinagre de maçã natural também pode causar um efeito amarelado nos dentes e torná-los mais sensíveis. Especialmente se você usar vinagre de maçã sem dissolvê-lo primeiro na água.

4. Lesões no esôfago

O consumo excessivo de vinagre de maçã pode causar irritação do esôfago. Isso ocorre porque a natureza ácida do vinagre de maçã é forte o suficiente para corroer o tecido fino do esôfago. Como resultado, o esôfago fica ferido e inflamado.

É por isso que você sempre deve misturar vinagre de maçã com água antes de usá-lo. A água pode aumentar a acidez (pH) do vinagre de maçã, de modo que sua natureza ácida não danifique mais o esôfago.

5. Hipoglicemia

O vinagre de maçã tem propriedades para reduzir o açúcar no sangue. No entanto, em quantidades excessivas, o consumo de vinagre de maçã pode realmente causar uma diminuição do açúcar no sangue além dos níveis normais, também conhecida como hipoglicemia.

Uma grande queda no açúcar no sangue pode reduzir o fornecimento de açúcar ao cérebro. Sem o açúcar como fonte de energia, o cérebro não é capaz de funcionar adequadamente, então você corre o risco de desmaiar, coma e até morte.

Como tomar vinagre de maçã da maneira certa

Se você deseja obter os benefícios do vinagre de maçã para a saúde, a coisa mais importante a que deve prestar atenção é como consumi-lo. Não consuma vinagre de maçã sem dissolvê-lo primeiro em água.

O vinagre de maçã puro tem propriedades ácidas que podem causar lesões no esôfago. Além disso, a natureza ácida deste produto também é perigosa para a saúde bucal, pois pode corroer o esmalte dos dentes. Como resultado, você pode ter dentes porosos.

Dissolva o vinagre de maçã na água na proporção de 1:10. Isso significa que se você usar 1 colher de sopa de vinagre de maçã, misture com 10 colheres de sopa de água. Não consuma mais de 2 colheres de sopa de vinagre de maçã por dia.

Não existem regras específicas sobre quando tomar vinagre de maçã, mas algumas pessoas tomam este produto pela manhã ou antes das refeições. Seja qual for o horário que você escolher, o mais importante é não se esquecer de enxaguar a boca depois.

Se você deseja tomar vinagre de maçã regularmente ou usá-lo como um remédio natural, consulte seu médico. Não o torne um substituto para os medicamentos que toma regularmente.

Abaixo estão algumas regras básicas para usar vinagre de maçã.

  • Limite a porção. Use aos poucos, gradativamente, no máximo 2 colheres de sopa (30 mL) por dia ou dependendo da tolerância individual.
  • Use um canudoenquanto bebe. Isso ocorre para que o vinagre de cidra de maçã não toque diretamente os dentes.
  • Enxágue sua boca. Gargarejo após consumir bebidas contendo vinagre de maçã. Para evitar danos ao esmalte dentário, escove os dentes 30 minutos depois.
  • Preste atenção ao seu estado de saúde. Se você tiver gastroparesia, evite este produto ou limite seu consumo a não mais do que uma colher de chá (5 mL) por dia.

O vinagre de maçã é um ingrediente natural com uma infinidade de benefícios. No entanto, você ainda deve ser sábio ao usá-lo, pois este produto também tem uma série de efeitos colaterais. Use-o conforme necessário e de acordo com suas necessidades.

O vinagre de maçã ainda não pode substituir os principais medicamentos. Algumas pessoas também podem não ser capazes de tolerar sua natureza ácida. Pare imediatamente de usar vinagre de maçã se tiver alguns distúrbios posteriormente.