A coceira na pele é um problema bastante comum. Às vezes, a coceira pode ocorrer como sintoma de outro problema de saúde, alergias, picadas de insetos ou pele seca. No entanto, essa condição também pode ser sentida repentinamente, sem motivo aparente.
Visão geral da coceira na pele
A coceira na pele é uma doença de pele que ocorre quando você sente sensações desconfortáveis, como formigamento e irritação, e dá vontade de coçar a área. No mundo médico, essa condição também é conhecida como prurido.
O prurido pode acontecer a qualquer pessoa, mas o prurido crônico é mais comum em pessoas mais velhas. O motivo, eles tendem a ter pele seca. Como já mencionado, a pele seca pode desencadear prurido.
Freqüentemente, a coceira na pele só é sentida em algumas pequenas áreas, mas também pode ser sentida em todo o corpo. Em casos vividos por pessoas comuns, a coceira não causa alterações na pele.
No entanto, dependendo da causa, a coceira também pode ser acompanhada por:
- cor avermelhada,
- inchaços, manchas ou bolhas,
- fontes aquosas,
- pele seca que parece rachada e
- pele escamosa.
O que causa coceira na pele?
Além de ser desencadeado por pele seca, há várias coisas que podem causar coceira na pele. Aqui estão as várias causas.
1. Tem uma doença de pele
O prurido costuma ser um sinal de outra doença de pele que você está enfrentando. Esta doença de pele pode ser causada por um estado de imunidade do corpo ou devido a infecções fúngicas, virais e bacterianas. Alguns dos tipos de doenças de pele são:
- dermatite atópica (eczema),
- micose,
- psoríase,
- impetigo,
- calor espinhoso,
- herpes,
- sarna,
- varicela e
- urticária.
2. Reação alérgica
O prurido também pode ocorrer se sua pele for sensível ou tiver uma reação alérgica a certos tecidos, substâncias ou plantas como lã, produtos químicos encontrados em sabonetes e cosméticos.
Isso também é freqüentemente chamado de dermatite de contato, em que a pele causa uma reação alérgica, como coceira, quando exposta a alérgenos.
3. Ter uma doença neurológica
Doenças que afetam o sistema nervoso, como: esclerose múltipla, diabetes ou um nervo comprimido pode causar coceira.
4. Tem doença interna
Algumas das doenças internas que podem causar prurido são doença hepática, insuficiência renal, anemia por deficiência de ferro, problemas de tireóide e certos tipos de câncer, incluindo: mieloma múltiplo e linfoma.
//wp.hellosehat.com/healthy-living/healthy-tips/body-itching-at-night/
5. Estresse
Se você não tem nenhuma das doenças mencionadas acima, o estresse pode ser o gatilho. O estresse estimula reações químicas no corpo que tornam a pele mais sensível.
Além disso, existem muitas terminações nervosas que estão conectadas à pele. Portanto, se o seu sistema nervoso central detectar um distúrbio devido ao estresse, sua pele também reagirá.
O problema é que às vezes você nem percebe que está sob estresse ou em sua mente. Portanto, ao sentir uma coceira que aparece repentinamente, você sente que a causa não está clara.
6. Fatores psicogênicos
A coceira pode ser desencadeada por sugestões de sua própria mente.
Na verdade, essa condição é rara, mas se você tiver certas condições psiquiátricas, como depressão, transtorno de ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), até mesmo um pouco de estresse pode desencadear a vontade de coçar a pele com coceira.
Normalmente, a coceira só será sentida nas partes do corpo que são facilmente acessíveis, como braços, rosto, ombros, estômago ou parte de trás das coxas.
7. Não manter a higiene pessoal
Por exemplo, se você costuma não tomar banho ou tem preguiça de trocar de roupa quando está suando. Esses hábitos farão com que a pele fique úmida e suscetível à proliferação de fungos.
Além do mais, as células mortas da pele que sobram se acumulam cada vez mais. Pode ser um alimento favorito para bactérias e fungos. Quando está infectada, a pele coça, fica irritada e inflamada.
Como aliviar a coceira na pele?
A coceira é comum a todos. Se estiver incomodando, você pode tomar várias medidas para reduzir sua intensidade, como dar tapinhas leves na área afetada, aplicar uma compressa fria com cubos de gelo cobertos com um pano ou usar um hidratante que não contenha fragrância.
No entanto, uma coceira excruciante na pele pode exigir medicação. Principalmente quando você começa a sentir os seguintes sintomas.
- Coceira que dura mais de duas semanas e não melhora apesar do tratamento em casa.
- Interrompe sua rotina ou hora de dormir.
- Freqüentemente, surge repentinamente e afeta todas as partes do corpo.
- Acompanhado por outros sintomas, como fadiga severa, perda de peso, febre, vermelhidão ou alteração dos hábitos intestinais.
Nesse caso, geralmente o prurido que você sente é um sintoma de uma determinada doença. Você deve fazer um exame imediatamente para confirmar a doença e receber o tratamento adequado.
Independentemente da doença subjacente a esses sintomas, existem alguns medicamentos para coceira que costumam ser recomendados pelos médicos para aliviar sua intensidade. As opções incluem o seguinte.
- Cremes e pomadas com corticosteroides, antes de usar, certifique-se de que a pele esteja úmida ou levemente molhada para melhor absorção do medicamento.
- Outros medicamentos tópicos, como inibidor de calcineurina ou anestésicos tópicos, como capsaicina e doxepina.
- Medicamentos tomados por via oral, como fluoxetina e sertralina, que ajudam a aliviar alguns tipos de prurido crônico.
- Terapia de luz ou fototerapia, este procedimento deve ser feito várias vezes até que o prurido esteja sob controle.
Se descobrir que a coceira é causada por estresse, é claro que o que você precisa fazer é encontrar e lidar com a origem do estresse. Quando o estresse é reduzido, a coceira que você sente irá desaparecer gradualmente.
É importante que você reserve um tempo para aliviar o estresse. Você pode relaxar com óleos essenciais, fazer exercícios, tirar férias ou ir direto à fonte do problema que causa estresse.
Coisas a evitar ao sentir coceira na pele
Durante o tratamento, evite tomar banho com água quente, pois pode deixar a pele mais seca e com coceira.
Não coçar também a área com coceira, porque esse hábito irrita a pele e causa novos arranhões, tornando a cicatrização mais difícil.
Se você ainda tiver dúvidas ou preocupações sobre coceira na pele, converse com seu médico para encontrar a melhor solução.