Sintomas de apendicite leve a grave que você deve reconhecer

A apendicite, também conhecida como apendicite, é uma condição que causa inflamação do apêndice. Se você costuma reclamar de fortes dores abdominais que atrapalham as atividades diárias, podem ser sinais e sintomas de apendicite.

Sinais e sintomas comuns de apendicite

A causa da apendicite é uma obstrução intestinal que requer tratamento médico imediato. Caso contrário, o apêndice pode romper e ser fatal. Venha, saiba mais sobre as características da apendicite na revisão a seguir.

O sintoma mais típico de apendicite é a dor abdominal. Mesmo assim, é importante saber que os sintomas da apendicite não são apenas dores abdominais. Existem outros sinais e sintomas de apendicite que você precisa saber.

Bem, entre os vários sintomas de apendicite, nem todas as pessoas apresentam os sintomas como um todo. Isso significa que existem algumas pessoas que apresentam apenas algumas características da apendicite (atípica). Assim, a determinação do diagnóstico ainda requer o auxílio de um médico.

Abaixo estão alguns dos sintomas mais comuns de apendicite.

1. Dor abdominal inferior direita (sintoma típico de apendicite)

Conforme explicado acima, a apendicite geralmente começa com sintomas de dor ou cólicas estomacais que ocorrem repentinamente. No entanto, a maioria das pessoas sente dores abdominais intensas com mais frequência do que cólicas estomacais.

Este sintoma de apendicite ocorre porque o apêndice está inchado e inflamado. Isso acontece devido à irritação do revestimento da parede do estômago, de modo que você sente dor no estômago.

No entanto, observe que o local de aparecimento dessas características de apendicite é diferente para cada pessoa. Dependendo da sua idade e de qual área do apêndice está apresentando problemas.

Na maioria dos casos, a dor abdominal começa no abdômen médio superior, próximo ao umbigo, e geralmente atinge o abdome inferior direito.

No entanto, existem algumas pessoas que apresentam apendicite nas costas, causando dor, sensibilidade ou cãibras na parte inferior das costas ou na pelve.

Enquanto isso, se você estiver grávida, pode aparecer dor na parte superior do abdômen. O motivo é que a posição do apêndice tende a ser mais elevada durante a gravidez porque é empurrado pelo feto.

Em geral, a dor abdominal devido à apendicite tende a aumentar quando você se move, respira fundo, faz força, tosse ou espirra.

2. Náusea, vômito e diminuição do apetite

Quase todas as pessoas que apresentam distúrbios digestivos, geralmente apresentam sintomas de náuseas e vômitos. Acontece que esse sintoma também ocorre no apêndice.

O aparecimento das características da apendicite é provavelmente devido à inflamação do trato gastrointestinal e do sistema nervoso.

Esse desconforto no estômago, é claro, pode reduzir drasticamente o apetite. Freqüentemente, aparece quando ocorrem problemas digestivos. Muitos subestimam esse sinal de apendicite.

3. Desordens digestivas

Além de náuseas e vômitos, algumas pessoas que apresentam apendicite também apresentam distúrbios digestivos, como constipação ou diarreia.

Além disso, outros sintomas perturbadores de apendicite que também acompanham são constipação, também conhecida como peido e dor nas costas. Essa condição certamente torna o estômago mais desconfortável. Você pode sentir que seu estômago está cheio.

Se você é uma das pessoas que tem dificuldade para liberar gases, é provável que o bloqueio no intestino tenha ocorrido parcial ou totalmente.

4. Febre leve

A apendicite pode causar sintomas na forma de febre que varia de 37 a 38 graus Celsius. Se piorar, a febre pode chegar a 38 graus Celsius acompanhada por um aumento da freqüência cardíaca.

A ocorrência, essa febre é uma reação natural do sistema imunológico no combate à infecção, a fim de reduzir o número de bactérias nocivas que irão atacar. Uma febre alta pode fazer com que o corpo sue muito e até arrepie.

5. Micção frequente

O apêndice está localizado sob a pelve, portanto, sua posição é praticamente próxima à bexiga.

Bem, quando a bexiga está em contato com o apêndice inflamado, isso também afetará a bexiga. Como resultado, a bexiga sofrerá uma inflamação semelhante.

Inflamação da bexiga quando ocorre apendicite, fazendo com que você urine com mais frequência. Quando descrito com mais precisão, a vontade de urinar torna-se mais frequente, mas a produção de urina é menor. É isso também que torna a micção tão dolorosa.

Sintomas de apendicite em crianças e mulheres grávidas

Geralmente, as características da apendicite mencionadas acima ocorrem em adultos. Em crianças, os sintomas costumam ser diferentes.

Portanto, os pais devem entender muito bem quais são os sinais de apendicite em crianças. A razão é que essa doença pode ser experimentada por qualquer pessoa, em qualquer idade, incluindo seu bebê.

Em crianças de 2 anos de idade ou menos, os sintomas mais comuns de apendicite incluem:

  • febre,
  • jogar fora,
  • o estômago está inchado e
  • o estômago incha que, quando tocado suavemente, dói.

Embora os sintomas de apendicite em crianças com mais de 2 anos e apendicite em adolescentes tendam a apresentar as seguintes condições:

  • enjoado,
  • vômito e
  • dor abdominal no lado inferior direito do abdômen.

Além das crianças, as mulheres grávidas também tendem a apresentar um apêndice diferente. Algumas futuras mães podem pensar nisso como um sintoma de enjôo matinal, uma condição que ocorre no início da gravidez.

Porque, há uma semelhança entre os dois, bom enjoo matinal e a apendicite pode causar sintomas como cólicas estomacais, náuseas e vômitos e diminuição do apetite.

No entanto, deve ser enfatizado que a dor devido à apendicite durante a gravidez ocorre na parte superior do abdômen, não no lado inferior direito do abdômen. Isso ocorre porque durante a gravidez, a posição do intestino é empurrada para cima devido à presença do feto no útero.

Outro sintoma é a dor ao urinar. Os sintomas comuns de apendicite, como febre e diarreia, são raros em mulheres grávidas.

Sintomas de apendicite que devem ser levados ao médico imediatamente

A apendicite é uma condição que requer atenção médica. O motivo, segundo o Serviço Nacional de Saúde, é que a apendicite pode causar complicações como peritonite ou abscesso.

A peritonite indica que o apêndice se rompeu, de modo que o revestimento abdominal do peritônio está infectado por bactérias. Sem tratamento, órgãos infectados podem ser danificados.

Os sinais de peritonite incluem dor abdominal intensa, febre, aumento da frequência cardíaca, respiração rápida e inchaço do abdômen.

Se a complicação for um abscesso, um caroço cheio de pus aparecerá no apêndice. Esses caroços indicam que o sistema imunológico está tentando lutar contra uma infecção.

De acordo com o médico Ryan J. Brogan, DO no site Kids Health, dentro de 48-72 horas após o aparecimento dos sintomas, o apêndice pode romper e causar complicações.

Para evitar isso, você deve visitar um médico imediatamente ou procurar ajuda médica. Especialmente se os sintomas de apendicite que você experimenta ocorrem repentinamente, pioram e se espalham por todo o abdômen, são sinais de rompimento do apêndice.

Sintomas a serem observados

O primeiro sintoma geralmente é uma leve dor ao redor do umbigo. Em seguida, a dor se move em direção ao lado direito do corpo, geralmente em direção ao quadril.

Outros sintomas que aparecem nas próximas 24 horas podem incluir náuseas, vômitos, febre e inquietação. Existem também alguns pacientes que apresentam inchaço abdominal, dor nas costas ou prisão de ventre.

Para superar essa doença, o médico geralmente realizará uma ação na forma de cirurgia para remover o apêndice.

Em casos leves, você será encaminhado para uma apendicectomia laparoscópica. A operação é realizada inserindo um tubo no abdômen para visualizar e remover o apêndice.

Enquanto isso, se o apêndice se rompeu ou se a infecção se espalhou, uma apendicectomia aberta será realizada. Além de remover o apêndice, essa operação também envolve a limpeza da cavidade abdominal.

Mais tarde, durante o tratamento, o paciente receberá fluidos e antibióticos para apendicite por meio de uma veia intravenosa. Alguns pacientes podem receber prescrição de analgésicos.

O processo de recuperação da apendicectomia levará alguns dias, após os quais o paciente poderá voltar para casa.