Causas da diminuição das plaquetas e como aumentar o número |

Você já teve dengue e o médico disse que o número de plaquetas no sangue diminuiu? Sim, a dengue é de fato uma das muitas doenças que causam a queda das plaquetas. No entanto, também existem outras causas que podem fazer com que as suas plaquetas diminuam. O que e como aumentar efetivamente o número de plaquetas?

Quais são as causas do baixo nível de plaquetas?

A condição de plaquetas baixas na linguagem médica é conhecida como trombocitopenia.

Uma pessoa que tem trombocitopenia, geralmente tem plaquetas que não ultrapassam 150 mil peças por microlitro de sangue.

No corpo de uma pessoa saudável, a contagem normal de plaquetas está entre 150.000 e 450.000 por microlitro.

As plaquetas produzidas na medula óssea desempenham um papel importante no processo de coagulação do sangue, portanto, as pessoas com trombocitopenia são muito suscetíveis a sangramento.

Em geral, as causas da trombocitopenia são as seguintes.

  • A medula óssea não produz plaquetas suficientes.
  • A medula óssea produz plaquetas com o número adequado, mas devido a certas condições, o corpo destrói as plaquetas.
  • As plaquetas ficam presas no baço inchado, fazendo com que o sangue que flui não tenha plaquetas.

A combinação das condições acima também pode ser a causa de várias anormalidades nas plaquetas.

No entanto, geralmente cada uma das condições mencionadas anteriormente é causada por um mau funcionamento do corpo ou por uma doença específica.

A seguir está uma explicação de cada uma das causas da diminuição das plaquetas.

1. Menos produção de plaquetas

A medula óssea é uma parte do corpo que consiste em células-tronco ou células-tronco, que são células que desempenham um papel na produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quando essas células-tronco são danificadas, os glóbulos vermelhos produzidos também são danificados, incluindo as plaquetas.

A queda de plaquetas devido à produção inadequada pode ser causada por várias condições.

  • Câncer

    Alguns tipos de câncer de sangue, como leucemia ou linfoma, podem danificar a medula óssea e destruir as células-tronco do sangue. Além disso, os tratamentos para o câncer, como radioterapia e quimioterapia, também podem exacerbar os danos às células-tronco do sangue.

  • anemia aplástica

    A anemia aplástica é muito rara. Esse distúrbio do sangue ocorre quando a medula óssea não produz mais células sanguíneas suficientes. Isso pode fazer com que as plaquetas caiam.

  • Exposição a produtos químicos tóxicos

    A exposição a produtos químicos prejudiciais, como pesticidas, arsênico e benzeno, pode diminuir a produção de plaquetas na medula óssea.

  • Consumo de drogas

    Certos medicamentos também podem retardar a produção de plaquetas na medula óssea, fazendo com que seu número diminua. Alguns medicamentos que podem afetar essa condição são diuréticos, cloranfenicol, aspirina e ibuprofeno.

  • infecção viral

    As infecções virais também podem ser uma causa de plaquetas baixas. Um deles é a infecção pelo vírus da dengue (DENV), comumente encontrada na febre hemorrágica da dengue (DHF). Além da dengue, outras infecções como varicela, caxumba, rubéola e HIV / AIDS também podem desencadear uma diminuição na produção de plaquetas.

2. O corpo destrói suas próprias plaquetas

Embora seja produzido em quantidades normais e suficientes, às vezes o corpo pode destruir as plaquetas no sangue, resultando em uma diminuição nos níveis de plaquetas.

Algumas das condições que causam a queda das plaquetas, neste caso, são as seguintes.

Doença auto-imune

A doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo se volta contra as células saudáveis ​​do corpo, incluindo as células-tronco do sangue na medula óssea.

No caso de trombocitopenia, o sistema imunológico atacará as plaquetas do corpo. Exemplos de doenças autoimunes que causam plaquetas baixas são reumatismo, lúpus e púrpura trombocitopênica imune (PTI).

Algumas drogas

Às vezes, certas reações medicamentosas podem deixar o corpo "confuso" e, eventualmente, destruir as células plaquetárias normais.

Alguns exemplos de medicamentos que podem causar a diminuição das plaquetas são quinino, antibióticos contendo sulfa e medicamentos para convulsões, como a vancomicina e a rifampicina.

Gravidez

A gravidez também pode desencadear uma diminuição no número de plaquetas no corpo. Cerca de 5% das mulheres que se aproximam do momento do parto diminuíram os níveis de plaquetas.

No entanto, a causa da queda das plaquetas em mulheres grávidas ainda não é conhecida com certeza.

3. Plaquetas retidas no baço

Em circunstâncias normais, um terço do total de plaquetas ficará acomodado no baço. O inchaço do baço fará com que mais plaquetas sejam retidas nele.

Como resultado, o sangue que circula no corpo não terá plaquetas.

O inchaço do baço (esplenomegalia) pode ser causado por várias condições médicas, como cirrose ou câncer de fígado.

Além disso, lesões na medula óssea ou mielofibrose também podem fazer com que o baço inche e as plaquetas caiam.

Como aumentar o número de plaquetas no sangue?

O aumento das plaquetas pode ser feito de várias maneiras, desde tomar certos medicamentos, passar por procedimentos médicos, até usar ingredientes naturais.

O tratamento geralmente depende da causa por trás da queda nas plaquetas. Aqui estão várias maneiras de aumentar sua contagem de plaquetas.

1. Drogas

Para aumentar a contagem de plaquetas, pode ser necessário tomar certos medicamentos. Os medicamentos administrados dependerão da doença ou condição de saúde que você está enfrentando.

No entanto, os médicos geralmente prescrevem drogas corticosteroides para retardar o processo de destruição das plaquetas.

Além disso, se a causa da queda das plaquetas for uma doença autoimune, seu médico pode prescrever medicamentos de imunoglobulina ou rituximabe para interromper temporariamente o sistema imunológico.

Você também pode receber o medicamento eltrombopag ou romiplostim como forma de aumentar as plaquetas.

2. Transfusão de sangue ou plaquetas

As transfusões de plaquetas ou plaquetas são um método realizado apenas quando as plaquetas diminuídas correm o risco de causar sangramento anormal ou a condição é suficientemente grave.

Neste procedimento, uma agulha será inserida em sua veia. Pela agulha, você receberá sangue ou plaquetas saudáveis.

3. Esplenectomia

Se a causa da queda das plaquetas no sangue estiver relacionada ao inchaço do baço, o médico pode sugerir uma esplenectomia ou remoção do baço.

No entanto, esse procedimento geralmente é feito quando os medicamentos usuais não estão mais funcionando.

4. Consumo de alimentos que aumentam as plaquetas

Se sua contagem de plaquetas for leve, você pode não precisar de tratamento intensivo.

Você simplesmente come alimentos saudáveis ​​e nutritivos para aumentar os níveis de plaquetas.

Habituar-se a comer alimentos ricos em vitaminas e minerais é, na verdade, uma forma eficaz de ajudar o corpo a aumentar, ao mesmo tempo que mantém uma contagem normal de plaquetas no sangue.

Então, quais são os alimentos que precisamos consumir para aumentar a contagem de plaquetas?

Goiaba

De acordo com um estudo publicado em Journal of Natural Medicines, A goiaba é capaz de estimular a formação de novas plaquetas sanguíneas. A goiaba também é rica em quercetina e trombinol.

A quercetina pode suprimir o desenvolvimento do vírus que causa a queda das plaquetas, portanto, espera-se que a diminuição das plaquetas também diminua.

Enquanto isso, o trombinol é capaz de estimular a produção de plaquetas no corpo. Assim, esse método pode ajudar a aumentar o número de plaquetas rapidamente.

Não é surpreendente que as pessoas que estão com dengue sejam recomendadas a consumir goiaba inteira ou suco.

Isso ocorre porque a goiaba é um alimento eficaz para aumentar os níveis de plaquetas e tem o potencial de matar os vírus que causam a queda das plaquetas.

Folha de mamão

As folhas de mamão podem ajudar a estabilizar as paredes celulares das plaquetas sanguíneas para que não sejam facilmente destruídas por infecções virais. Portanto, as folhas de mamão também são um dos alimentos que podem ajudar a aumentar e manter a contagem de plaquetas.

Folato

O folato é um tipo de vitamina B recomendado para tratar várias doenças ou condições que causam o baixo nível de plaquetas. Alimentos ricos em folato podem aumentar efetivamente os níveis de plaquetas, como brócolis, espinafre, repolho, feijão, fígado, alho-poró e fígado bovino.

Ferro

O teor de ferro da dieta também é muito importante, pois aumenta o número de plaquetas no sangue. O ferro desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos e plaquetas no corpo.

Alimentos ricos em ferro que também podem aumentar os níveis de plaquetas, incluem feijão, tofu, marisco, carne magra, espinafre, batata e chocolate escuro.

Lembre-se de que, das várias maneiras acima, você deve primeiro consultar o seu médico e nutricionista.

A razão é que as formas de aumentar as plaquetas precisam ser ajustadas de acordo com o que está causando a queda das plaquetas.