Ao comer rendang, você já foi “enganado” pela galanga que mordeu, pensando que era carne? Sim, muitas piadas e experiências mordendo galanga devido à expectativa de uma carne grande e deliciosa.
Além de ser uma especiaria culinária, a galanga tem muitos benefícios. Esta especiaria tem uma variedade de conteúdo nutricional e acredita-se que seja eficaz no tratamento de várias doenças. Vamos, tire os seguintes benefícios!
O conteúdo nutricional da galanga
Galanga é a raiz da planta Alpinia officinarum originários do Sul da Ásia. Essa planta, que está relacionada ao gengibre, funciona como um aromatizante natural na culinária e desodoriza frangos e carnes.
O conteúdo nutricional não é muito diferente do tempero de gengibre. A galanga, tanto quanto 100 gramas, contém a energia e os nutrientes abaixo.
- Energia: 26 kcal
- Proteína: 1 grama
- Gordura: 0,3 grama
- Carboidratos: 4,7 gramas
- Fibra: 1,1 gramas
- Vitamina A: 5.000 microgramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,08 miligramas
- Riboflavina (vitamina B2): 0,06 miligramas
- Niacina (vitamina B3): 0,3 miligramas
- Vitamina C: 50 miligramas
- Cálcio: 50 miligramas
- Fósforo: 50 miligramas
- Ferro: 2 miligramas
- Sódio: 24 miligramas
- Potássio: 137 miligramas
- Zinco: 0,3 miligramas
A galanga também é uma fonte de vários antioxidantes e fitoquímicos úteis para o corpo. Alguns deles são beta-sitosterol, galangina, emodina, quercetina e polifenóis.
Vários benefícios da galanga para a saúde
Galanga não só torna os pratos deliciosos, mas também tem o potencial de dar ao seu corpo os benefícios abaixo.
1. Trate a diarreia
Temperos como gengibre, galanga e açafrão são usados há muito tempo como remédios naturais para a diarreia. O motivo é que as ervas e temperos que você usa ao cozinhar geralmente contêm certas substâncias que são antimicrobianas ou antibacterianas.
Substâncias antibacterianas também estão presentes na galanga. De acordo com um estudo de 2018, altas concentrações de extrato de galanga podem inibir o crescimento da bactéria Escherichia coli. Esta é a principal bactéria que causa diarreia.
2. Previna a infecção
As propriedades antimicrobianas da galanga também podem repelir outras bactérias. Vários estudos em laboratório afirmam que esta planta é capaz de matar bactérias Salmonella typhi e Staphylococcus aureus que infectam humanos.
Adicionar rizomas ao cozimento também pode diminuir o risco de infecções bacterianas de mariscos crus. Vários outros estudos também mostraram o potencial dessa especiaria em repelir fungos e parasitas, mas os especialistas precisam estudar isso mais a fundo.
3. Reduz o risco de tumores e câncer
Galanga contém uma variedade de antioxidantes que têm o potencial de reduzir o risco de tumores e câncer. Vários estudos revelam que a galangina, a substância ativa desta planta, pode matar as células cancerosas e impedir que cresçam.
Os especialistas descobriram que a galangina é especialmente eficaz para matar as células cancerosas do cólon. Não pare por aí, outros estudos demonstraram o potencial desta substância no combate às células cancerígenas da pele, do fígado, das vias biliares e da mama.
4. Alivia a inflamação e a dor
Como a maioria das ervas e especiarias, a galanga também ajuda a aliviar a inflamação causada por doenças no corpo. Esta propriedade vem do HMP, um fitoquímico cujo potencial antiinflamatório foi demonstrado em vários estudos em animais.
Além disso, muitas plantas da família dos rizomas também contêm galanga. Esta substância ajuda a aliviar a dor, que é um dos sintomas de inflamação, por exemplo, devido à artrite. No entanto, essa eficácia ainda precisa ser mais estudada.
5. Aliviar os sintomas da asma
Graças às propriedades antiinflamatórias da galanga, os especialistas suspeitam que essa especiaria possa ajudar a aliviar os sintomas da asma. O motivo, os sintomas da asma aparecem devido à inflamação e inchaço das vias respiratórias.
Esta planta também tem um efeito antiespasmódico de modo que pode alargar os brônquios nos pulmões. O uso de galanga também pode reduzir o catarro, de modo que pode aliviar a respiração em caso de crises de asma.
6. Alivia a tosse, dor de garganta e rouquidão
Os indianos costumam usar esse tempero para aliviar naturalmente a dor no peito, a rouquidão e a garganta inflamada. O truque é misturar algumas colheres pequenas de pó de galanga com água quente e beber a solução regularmente.
Essa raiz de rizoma pode aliviar essas queixas devido à sua natureza como expectorante ou diluente de catarro. Suas propriedades antiinflamatórias também podem ajudar a aliviar os sintomas de tosse ou dor de garganta.
7. Ajude a tratar queimaduras
As substâncias antiinflamatórias e analgésicas presentes nas plantas de rizoma têm amplas propriedades, uma das quais é ajudar a tratar pequenas queimaduras. Para usar este ingrediente como um remédio natural para queimaduras e colher seus benefícios, experimente esmagar algumas fatias de galanga e aplicá-las na pele com problema.
No entanto, pare de usar os ingredientes se a sua condição de pele piorar ou surgirem sinais de alergia cutânea. Limpe a pele com água limpa. Depois disso, consulte um médico para obter o tratamento adequado.
Galanga é uma especiaria bastante comum, assim como a cúrcuma e o gengibre. Além de adicionar sabor, essa especiaria também parece ter uma série de benefícios à saúde.
A maneira mais segura de usar a galanga é adicioná-la ao cozimento. O consumo excessivo pode causar náuseas. Portanto, use-o conforme necessário e não exagere, para que possa obter os benefícios sem efeitos colaterais.