Tipos comuns de gotas para os ouvidos e seus efeitos colaterais

Existem vários tipos de gotas para os ouvidos que podem ser usados ​​para eliminar problemas nos ouvidos. Além de ter vários tipos, também é preciso prestar atenção na forma de usar o medicamento. Confira as várias informações abaixo, desde os tipos de gotas para os ouvidos até os efeitos colaterais.

Quais são os tipos de gotas para dor de ouvido?

Para tratar dores de ouvido, seu médico pode prescrever medicamentos para dor de ouvido na forma de gotas. Sim, as gotas para os ouvidos são o tipo de medicamento mais comum para esta doença.

Com base no tipo, existem várias gotas para os ouvidos que você pode encontrar, a saber:

  • Contém antibióticos para tratar infecções causadas por bactérias
  • Conteúdo de esteróides para aliviar o inchaço e a dor
  • Conteúdo antifúngico para tratar infecções fúngicas no ouvido

Alguns medicamentos para dor de ouvido contêm um ingrediente principal para erradicar bactérias, mas nem todos os medicamentos são assim.

Hoje, muitos medicamentos para dor de ouvido contêm uma combinação de um analgésico e um removedor de bactérias ou fungos. Dessa forma, esses medicamentos podem ser usados ​​de forma mais prática. No entanto, todo o uso desses tipos de drogas deve ser monitorado pelo seu médico otorrinolaringologista.

Os seguintes tipos de gotas para os ouvidos podem ser recomendados por um médico:

1. Combinação de polimixina (Otopain)

Otopain é um medicamento usado para tratar a inflamação do ouvido causada por bactérias. Otopain contém lidocaína, que é utilizada no tratamento da dor de ouvido.

2. Combinação de cloranfenicol (Otolin, Colme)

Otolin e Colme contêm cloranfenicol, que atua no tratamento de infecções causadas por bactérias no ouvido externo.

A diferença é que, além de cloranfenicol, o Otolin também contém outros antibacterianos, como a polimixina. Esses dois ingredientes não são adequados para o tratamento de infecções de ouvido virais.

Além do antibacteriano, esses dois medicamentos também contêm analgésicos. O analgésico Otolin contém um analgésico com benzocaína, enquanto o Colme contém um analgésico com lidocaína.

3. Combinação de sulfato de neomicina (Otopraf, Otozambon)

Otopraf e Otozambon são medicamentos para dor de ouvido que contêm sulfato de neomicina em combinação. O sulfato de neomicina atua inibindo o crescimento de bactérias no ouvido.

Diz-se que essas drogas são uma combinação porque também contêm um analgésico e um analgésico para inchaço. Um dos analgésicos contidos nesta droga é a lidocaína.

4. Cloranfenicol (Erlamicetina, Reco, Ramicort)

Erlamycetina, Reco e Ramicolt são algumas marcas de medicamentos para os ouvidos especificamente para tratar bactérias. O principal ingrediente deste medicamento para dor de ouvido é o cloranfenicol, que atua contra o crescimento bacteriano.

O conteúdo de cloranfenicol também é frequentemente usado como gotas para os ouvidos de crianças. É claro que os médicos têm recomendações diferentes quanto à dosagem para crianças e adultos. A gravidade da doença também determina a dose a ser administrada.

5. Clotrimazol (Canesten)

Para tratar infecções de ouvido devido ao crescimento de fungos, o clotrimazol é um dos medicamentos usados ​​para dor de ouvido. O clotrimazol atua contra o crescimento de fungos na pele ou na pele do canal auditivo. O clotrimazol é encontrado em várias formas, desde pomadas até líquidos. Para tratar fungos no ouvido, o clotrimazol é usado na forma de gotas.

Quais são os efeitos colaterais dos colírios?

Qualquer que seja o ouvido que você compra e qualquer que seja o preço, se você não os usar de acordo com as instruções, eles podem causar novos problemas. Os seguintes efeitos colaterais podem ser causados ​​pelo uso de colírios errados:

1. Infecção fúngica

O colírio é um tipo de medicamento tópico, usado especificamente em um local que requer medicamento, neste caso, no canal auditivo.

Drogas como essa geralmente são usadas apenas dentro de algumas semanas. Por exemplo, a neomicina só pode ser usada consecutivamente em uma semana. Mais do que isso, essa droga vai realmente desencadear o crescimento de fungos e causar novas infecções fúngicas. Essa condição será mais difícil de tratar e exigirá mais tratamento.

2. Eczema no canal auditivo

Além disso, as doses muito grandes e o período de uso muito longo também podem causar inflamação e eczema no canal auditivo.

3. Risco de surdez

O uso de gotas para os ouvidos também pode aumentar o risco de surdez induzida por drogas, especialmente em pessoas que apresentaram um tambor perfurado (rompido) devido à infecção. Se o tímpano estiver aberto, você deve ter cuidado ao administrar esse medicamento.

Por causa desses vários tipos de efeitos colaterais, ainda é necessário consultar um médico antes de usar qualquer um deles. Consultando, os efeitos colaterais dos medicamentos que você usa podem ser minimizados.

Nem todas as gotas para os ouvidos curam infecções

Embora a maioria dos seus aparelhos auditivos esteja disponível na forma de colírio, isso não significa que todos esses colírios se destinam a curar a infecção. Não apenas para erradicar bactérias, germes e aliviar a dor, esta droga também limpa os ouvidos.

Existem vários ingredientes em limpadores de ouvido para manter sua audição limpa. Alguns dos ingredientes incluem álcool, violeta de genciana, acetato de m-cresil, timerosal e timol. Esses ingredientes são eficazes na limpeza da cera do ouvido.

Além de manter seus ouvidos limpos ao limpar bactérias, as gotas também podem limpar seus ouvidos cera de ouvido ou cera de ouvido.

Vários tipos de medicamentos para limpeza de ouvidos, conforme relatado na página BPOM RI, incluem:

1. Docusato de sódio

O docusato de sódio é encontrado em vários medicamentos para limpeza de ouvidos, como o forumen. O docusato de sódio é um dos ingredientes usados ​​para amolecer a cera do ouvido. Quanto mais macia for a cera, mais fácil será de sair. Dessa forma, seus ouvidos ficam protegidos do crescimento de bactérias e fungos.

2. Fenol Glicerina

Semelhante ao docusato de sódio, a fenol glicerina também é usada como limpador de ouvido. A fenol glicerina atua como um hidratante e agente suavizante. Este material é seguro e não causa irritação quando usado na pele do canal auditivo que está descamando ou sendo ferido.

3. Peróxido de hidrogênio 3%

Este material também é usado como gotas poderosas para limpar os ouvidos. As propriedades do peróxido de hidrogênio ou peridrol são semelhantes às do docusato de sódio, mas o uso desse material costuma ser misturado com água morna, na proporção de 1: 1.

Quais são os efeitos colaterais dos limpadores de ouvido?

Gotas para limpeza de ouvido também têm efeitos colaterais se a solução for usada em excesso. Se muito e com muita frequência, os remédios para limpar os ouvidos podem causar infecções de ouvido.

Esta infecção é causada pela possibilidade de o fluido de limpeza do ouvido permanecer no canal auditivo. Esse líquido para limpeza de ouvidos deixado para trás pode ser um local para o crescimento de bactérias, o que, por sua vez, inflama seus ouvidos.

Como usar o colírio corretamente?

Como usar gotas para os ouvidos para adultos

Veja como usar os colírios corretamente.

Preparação

  1. Lave as mãos com água e sabão ou use desinfetante para as mãos se não houver água e sabão disponíveis
  2. Aqueça a embalagem do medicamento primeiro segurando-a por 1 a 2 minutos, porque a água fria pode causar uma sensação de girar na cabeça se cair no ouvido.
  3. Abra a tampa do frasco do medicamento e coloque o frasco do medicamento em local limpo e seco, evitando tocar no bocal do frasco ou permitir que ele toque em qualquer objeto.
  4. Se o frasco do medicamento usa uma pipeta, certifique-se de que a pipeta está limpa e não está rachada ou quebrada

Gotas de ouvido caindo

  1. Incline a cabeça de modo que as orelhas fiquem voltadas para cima e puxe as aurículas para cima e para trás
  2. Pegue o frasco do medicamento e comece a pingar o medicamento massageando suavemente o frasco ou conta-gotas, pingando de acordo com a dose do medicamento indicada pelo médico
  3. Após as gotas, puxe suavemente o lóbulo da orelha para cima e para baixo para ajudar o fluxo do medicamento líquido para o canal auditivo
  4. Mantenha a cabeça inclinada ou fique em uma posição de dormir por 2 a 5 minutos, pressionando a parte frontal da orelha protuberante para empurrar o medicamento para dentro.

Como guardar frascos de remédios

  1. Feche bem o frasco e evite tocar na ponta do frasco do medicamento para manter o conteúdo do medicamento estéril
  2. Limpe o excesso de medicamento que se acumulou ao redor da borda do frasco usando um lenço de papel ou cotonete
  3. Lave bem as mãos depois
  4. Quando você deixa cair o medicamento pela primeira vez, não é incomum que o canal auditivo fique dolorido e quente. No entanto, se após dar o medicamento o seu ouvido começar a coçar, inchar e doer, consulte imediatamente um médico.

Como usar o colírio para crianças

Dar gotas para os ouvidos às crianças será mais desafiador do que dar aos adultos. As crianças têm mais mobilidade e sentem-se desconfortáveis ​​com facilidade. Se for assim, tem até crianças lutando.

As drogas que deveriam ser ingeridas podem ser administradas novamente ou derramadas pelo ouvido.

Aqui estão algumas coisas que você deve prestar atenção ao usar gotas para os ouvidos infantis:

  • Tranquilize seu filho com antecedência que dar este medicamento será desconfortável. No entanto, continue assegurando-lhe que esse não é um processo doloroso. Portanto, seu filho fica mais calmo e com menos movimento.
  • Lave as mãos com sabonete antes de derramar as gotas para os ouvidos do seu filho
  • Para bebês ou crianças menores de 2 anos, você pode envolvê-los em um cobertor para ajustar sua posição.
  • Peça à criança que se deite na cama e incline o corpo e a cabeça. Cubra a cabeça da criança com um travesseiro fino.
  • Coloque a ponta do conta-gotas ou frasco sobre o canal auditivo e aperte o frasco ou pipeta do medicamento para o ouvido do seu filho de acordo com a dose recomendada.
  • Não deixe a ponta da pipeta deste medicamento tocar no ouvido da criança, pois isso pode fazer com que a ponta da pipeta se torne não estéril. Além disso, também pode assustar a criança.
  • Peça à criança para permanecer imóvel por pelo menos 1 minuto após o medicamento ser instilado.
  • Se a medicação for necessária em ambos os lados da orelha da criança, repita as etapas acima após esperar pelo menos 1 minuto pela orelha anterior.
  • Lave as mãos novamente quando terminar de pingar.