A dor abdominal é um dos sintomas comuns que podem sinalizar vários distúrbios do sistema digestivo. Mesmo assim, a dor que só aparece no lado direito ou esquerdo do abdômen pode indicar um problema de saúde mais específico.
O que causa dor abdominal no lado direito?
Dor em certas partes do abdômen geralmente indica uma perturbação nos órgãos circundantes. Os órgãos do lado direito da cavidade abdominal incluem estômago, intestinos, fígado e rins. Dependendo da causa, a dor pode ser leve ou forte o suficiente para interferir nas atividades diárias.
A dor abdominal geralmente é causada por inflamação. A inflamação pode ocorrer no estômago, intestinos, vesícula biliar ou partes menores dos órgãos digestivos, como as bolsas que se formam no intestino grosso.
Algumas pessoas também sentem dor devido à distensão ou estiramento de órgãos, por exemplo, devido ao bloqueio dos intestinos, dutos biliares e inchaço do fígado. Isso pode começar por infecção, inchaço do tecido, formação de pedra e outros.
Em outros casos, a dor abdominal também pode ocorrer devido à falta de suprimento de sangue ao órgão, como na doença isquêmica do intestino. Se a causa for desconhecida, o médico geralmente fará um exame de acompanhamento para encontrar a origem da dor.
Diferentes locais de dor, diferentes causas. Se a dor aparecer no lado direito do abdômen, a causa pode estar relacionada aos órgãos do sistema digestivo ou outros órgãos nesta área.
Das muitas causas de dor abdominal direita, aqui estão as mais comuns.
1. Apendicite
Apendicite ou apendicite é a causa mais comum de dor abdominal inferior direita. O apêndice é uma extensão do intestino grosso. Ele está localizado próximo à junção entre o intestino delgado e o intestino grosso.
A apendicite ocorre quando há um bloqueio no apêndice devido a uma infecção. Como resultado, o apêndice incha e causa dor no lado direito do abdômen. A dor pode piorar se essa condição não for tratada.
A dor geralmente começa ao redor do umbigo (umbigo) e se irradia para o lado direito inferior do abdômen. A dor geralmente é persistente e pode piorar se você se mover ou quando seu estômago for comprimido.
Outros sintomas que indicam apendicite são perda de apetite, náuseas, vômitos e febre. A apendicite geralmente é tratada com a remoção cirúrgica do apêndice.
2. Cólica biliar
Cólica biliar é um termo médico para descrever a dor abdominal superior direita que surge repentinamente devido a problemas com o sistema biliar. Esta condição é causada devido ao bloqueio dos dutos biliares por cálculos biliares.
Normalmente, a dor dura de alguns minutos a uma hora após a ingestão de alimentos, especialmente alimentos gordurosos. Além de desencadear os sintomas, os alimentos gordurosos também podem acelerar a formação de cálculos biliares.
A dor que é sentida pode aparecer repentinamente e durar muito tempo, depois aumentar de intensidade como uma onda. A dor pode surgir do lado direito do abdômen e irradiar para a parte inferior da omoplata direita. Além disso, você também pode sentir náuseas e vômitos.
Se sentir os sintomas acima acompanhados por febre, calafrios e calafrios e amarelecimento ao redor da parte branca dos olhos, isso pode indicar colecistite (inflamação da vesícula biliar). A colecistite pode se tornar muito séria se não for tratada imediatamente.
3. Pedras nos rins
A principal característica da pedra nos rins é a dor no lado direito do abdômen. No entanto, a dor causada por cálculos renais pode ser mal reconhecida porque é semelhante à dor causada por cólicas biliares e alguns outros distúrbios digestivos.
A dor geralmente aparece de repente e é sentida no abdômen ou no lado direito da cintura. A dor geralmente irradia para a virilha. Além disso, você também pode sentir cólicas, náuseas e vômitos.
A dor causada por cálculos renais geralmente aparece em intensidade muito forte. Isso faz com que a maioria das pessoas com pedras nos rins tente encontrar uma posição confortável. A dor também pode variar, dependendo do tamanho da pedra no rim.
Pedras pequenas nos rins podem não causar muita dor e podem ser eliminadas do corpo sem tratamento especial.
No entanto, se o tamanho da pedra for superior a 7 milímetros, um procedimento médico é necessário para remover a pedra, de modo que sua condição renal não piore.
4. Constipação
A constipação ou prisão de ventre é uma condição que torna difícil para uma pessoa defecar. Lembre-se de que a constipação não é apenas caracterizada por fezes duras ou difíceis de evacuar, mas também quando uma pessoa evacua com pouca frequência.
Em condições normais, os adultos defecam 3 ou mais vezes por semana. No entanto, as pessoas com constipação podem evacuar apenas uma vez por semana ou com menos frequência.
A constipação às vezes causa dor no lado direito do abdômen. Se a condição piorar, você também poderá sentir inchaço abdominal ou vômito. A constipação pode ser superada bebendo mais água e comendo alimentos fibrosos.
5. Síndrome do intestino irritável (SII)
A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio digestivo crônico que afeta o intestino grosso. A causa é incerta, mas os fatores que podem aumentar o risco incluem alterações no número de bactérias intestinais, infecções graves e distúrbios digestivos.
O principal sintoma da síndrome do intestino irritável é a dor no abdômen que às vezes é sentida no lado direito. Quem sofre de SII geralmente também apresenta cólicas abdominais, flatulência, constipação e até diarreia devido a mudanças drásticas nos movimentos intestinais.
6. Outras doenças
Além das causas mencionadas acima, existem vários outros distúrbios de saúde caracterizados por dor abdominal do lado direito, tais como:
- linfadenite mesentérica (inflamação dos gânglios linfáticos nas membranas que se ligam aos intestinos e à parede do estômago),
- Cancer de colo,
- infecção renal,
- problemas uterinos,
- cisto no ovário,
- Gravidez ectópica,
- hepatite, bem como
- outras doenças relacionadas ao fígado.
Dor abdominal é uma queixa muito comum. No entanto, a dor na cavidade abdominal direita pode indicar um problema em alguns órgãos.
Se você sentir essa condição acompanhada de outros sintomas, deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto.