Por que alucinações podem aparecer? Descubra a causa

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre o fenômeno das alucinações. Embora não seja visível ou audível para outras pessoas, as pessoas com alucinações o sentem como algo real. Por que e como ocorrem as alucinações? Confira a explicação abaixo!

O que são alucinações?

Alucinações são distúrbios que fazem uma pessoa testemunhar ou experimentar coisas que não são reais e que existem apenas em sua própria mente. As sensações das alucinações são muito reais, quando na verdade são feitas pela mente.

As alucinações podem afetar todos os cinco sentidos. Sim, essa condição não apenas faz a pessoa ver coisas que não são reais, mas também ouvir, tocar ou mesmo provar algo que não existe realmente.

No entanto, as alucinações não são iguais aos sonhos que aparecem enquanto você está dormindo. O motivo é que as alucinações ocorrem quando você está acordado ou consciente e podem aparecer a qualquer hora, seja pela manhã, à tarde, à noite ou à noite.

Geralmente, as alucinações são um sintoma de certas condições de saúde mental, como psicose. Na verdade, essa condição também costuma estar associada a vários outros transtornos mentais.

No entanto, é possível que essa condição também seja um sintoma de distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson.

Todos os tipos de alucinações

Conforme descrito acima, as alucinações podem ter efeitos sobre a visão, o olfato, o paladar, a audição e as sensações táteis. Portanto, os tipos de alucinações são:

1. Alucinações auditivas

As alucinações auditivas são o tipo mais comum de alucinação. Com essa condição, você pode ouvir vozes vindas de dentro ou de fora de sua mente. As vozes podem ser como falar umas com as outras ou dizer para você fazer algo.

2. Alucinações visuais

Alucinações visuais são sensações como ver objetos, padrões, pessoas ou luzes que não são reais. Por exemplo, você pode ver alguém em uma sala ou uma luz que ninguém mais pode ver.

3. Alucinações olfativas

Este tipo de alucinação envolve o sentido do olfato (olfato). É possível que você sinta que seu corpo cheira mal, embora na verdade não sinta o cheiro de nada. O cheiro que você cheira pode ou não ser agradável.

4. Alucinações gustativas

Esse tipo de alucinação envolve seu paladar. Ao contrário das alucinações olfativas, o gosto que você percebe nas alucinações gustativas costuma ser desagradável. Alucinações gustativas são comuns em pessoas com epilepsia.

5. Alucinações táteis

As alucinações táteis relacionam-se a sensações de toque ou movimento do corpo. Por exemplo, você pode sentir um inseto rastejando em suas costas ou uma mão tocando seu corpo. Você também pode sentir seus órgãos internos se contraírem.

6. Alucinações temporárias

Uma pessoa pode ter esse tipo de alucinação se seu relacionamento com outra pessoa acabou de terminar ou se uma pessoa próxima morreu recentemente. Você pode ouvir um som ou ver alguém por perto por um curto período. As alucinações temporárias desaparecerão assim que a dor da perda diminuir.

O que causa alucinações?

As alucinações podem ser causadas por muitas coisas, incluindo:

1. Doença mental

A causa mais comum de alucinações é a doença mental, que pode incluir esquizofrenia, demência ou delírio.

2. Abuso de substâncias

É também o fator que mais causa alucinações. O consumo excessivo de álcool ou drogas faz com que uma pessoa veja ou ouça coisas que não são reais.

3. Falta de sono

Alucinações são condições que podem ocorrer quando você está realmente sem sono. É mais provável que uma pessoa tenha alucinações se estiver acordada por vários dias ou se não tiver dormido o suficiente por muito tempo.

4. Remédios

Alguns medicamentos podem causar alucinações, como medicamentos usados ​​para a doença de Parkinson, depressão, psicose ou epilepsia.

Outras causas de alucinações incluem:

  • Doenças crônicas como AIDS, câncer cerebral, insuficiência renal e insuficiência hepática.
  • Febre alta, especialmente em crianças e idosos.
  • Enxaqueca.
  • Excluído (ou deliberadamente alienado) de seu ambiente social.
  • convulsões.
  • Surdo, cego ou deficiente visual.
  • Espasmos occipitais, esta condição faz com que o paciente veja manchas ou luzes piscando.

Algumas maneiras de superar alucinações

As alucinações são uma condição que pode ser controlada, embora não possa ser garantida a cura de 100%. O percentual de cura depende muito da causa das alucinações. Portanto, o médico recomendará o tratamento mais eficaz. O plano de tratamento pode incluir:

1. Drogas

O tratamento é prescrito de acordo com a causa das alucinações. Se você está tendo alucinações como resultado de parar de álcool, pode precisar de medicação para acalmar o sistema nervoso.

No entanto, se as alucinações forem causadas pela doença de Parkinson e demência, o paciente pode precisar tomar outro tipo de medicamento mais adequado para a causa.

2. Aconselhamento psicológico

O aconselhamento também desempenha um papel importante no tratamento das alucinações, especialmente se as alucinações forem causadas por um problema de saúde mental. Os conselheiros podem ajudar os pacientes a entender mais sobre sua condição e fornecer estratégias para lidar com eles. Isso é especialmente importante para pacientes que sofrem de paranóia.

Como ajudar seus entes queridos a superar alucinações?

Se alguém próximo a você está tendo alucinações, não tenha pressa para agir. Melhor, estude as condições e a situação primeiro. Um deles, as alucinações vividas pela pessoa a levaram a fazer coisas perigosas, tanto para si mesma quanto para os outros?

Se as alucinações são algo que o assusta, tente primeiro ajudá-lo a acalmá-lo. Além disso, não tente explicar à força que ele está tendo alucinações.

Melhor ainda, faça algumas estratégias que podem ajudar as pessoas mais próximas de você a lidar com alucinações, como as seguintes:

1. Dê uma sensação de segurança e conforto

Quando você tem alucinações, as pessoas mais próximas de você podem se assustar. Portanto, tente dar a ele uma sensação de segurança e conforto. Certifique-se de que você vai cuidar dele, para que ele não tenha que se preocupar.

Além disso, você também pode fornecer uma sensação de segurança e conforto por meio do toque. Por exemplo, dar tapinhas em suas costas gentil e atentamente. Acredita-se que isso ajude a reduzir as alucinações.

2. Desvie sua atenção

De acordo com a Associação de Alzheimer, uma maneira de ajudar um ente querido a lidar com as alucinações é distraí-lo. Convide-o a caminhar ou trocar de lugar se ele apresentar sintomas de alucinações quando estiver em determinados lugares.

Além disso, você também pode distrair as pessoas mais próximas pedindo-lhes que conversem sobre coisas interessantes para vocês dois. Por exemplo, fale sobre passatempos ou filmes e música de que ambos gostam.

3. Responda com honestidade

Mesmo que você entenda que alguém próximo a você está alucinando, isso não significa que você precisa mentir para que ele se sinta confiável ou mais à vontade. Se ele perguntar se você vê ou ouve a mesma coisa que ele, responda honestamente.

O motivo é que, se você responder como se também tivesse ouvido, embora não tenha ouvido nada, isso só vai exacerbar as alucinações que ele está experimentando. Você pode dizer algo como: "Sei que você ouviu algo, mas eu não".

Isso mostra que você entende a condição, mas não significa que o que ela viu, ouviu ou sentiu era real.