Ambos os tipos de açúcar, qual é a diferença entre sacarose, glicose e frutose?

Se você prestar atenção à composição ou ao valor nutricional de um alimento embalado, poderá encontrar sacarose, glicose ou frutose nele. Na verdade, todas as três substâncias estão incluídas no tipo de açúcar, ou carboidratos simples. Mesmo sendo ambos açúcar, qual é a diferença entre os três? O que é melhor para a saúde?

Existem muitos tipos de açúcar, quais são?

O açúcar é a estrutura mais simples dos carboidratos. Sim, como você sabe, a fonte de carboidratos é arroz, macarrão, pão, batata, frutas e assim por diante.

Se você comer alimentos que contenham carboidratos, o corpo os quebrará primeiro em partes menores, ou seja, o açúcar. Então, o novo corpo pode absorvê-lo e processá-lo ainda mais.

Bem, glicose e frutose são os tipos mais simples de açúcar em comparação com a sacarose. A glicose e a frutose pertencem a um grupo de açúcares chamados monossacarídeos. Esse tipo de açúcar é o menor e não pode mais ser decomposto.

Em contraste com a sacarose, a sacarose é um tipo de dissacarídeo. Isso significa que a sacarose é feita a partir da combinação de dois monossacarídeos. Os dois monossacarídeos que compõem a sacarose são a combinação da glicose e da frutose. Você poderia dizer que a sacarose é uma combinação de frutose e glicose.

Se você costuma ler ou ouvir informações sobre a palavra açúcares simples, os açúcares simples incluídos são monossacarídeos e dissacarídeos.

Todo esse açúcar pode produzir energia?

O açúcar é famoso por sua função como o principal produtor de energia do organismo. No entanto, todo açúcar pode produzir energia? Aparentemente não.

Embora a glicose e a frutose sejam iguais, ou seja, o grupo dos monossacarídeos, elas ainda são diferentes. O açúcar mais importante do corpo é a glicose.

Porque, o corpo só pode absorver glicose e torná-la como energia para os músculos e também para o cérebro. O corpo não pode usar a frutose como energia porque as vias metabólicas para esses dois açúcares no corpo serão diferentes.

A sacarose também não pode produzir energia. A sacarose deve primeiro ser decomposta no corpo em sua forma mais simples, ou seja, glicose e frutose. Então, a parte da glicose pode ser processada novamente para produzir energia.

Todos os três têm diferentes vias metabólicas no corpo

Glicose

A glicose pode ser transportada no sangue e armazenada nas células musculares e hepáticas. Quando você obtém a glicose dos alimentos, ela é absorvida pelo intestino delgado e depois transportada para o sangue.

O açúcar no sangue é denominado açúcar no sangue. A presença desse açúcar no sangue estimulará o hormônio insulina. O hormônio insulina será liberado no sangue por um órgão denominado pâncreas para transportar o açúcar do sangue para as células musculares e as células do fígado para armazenamento.

Frutose

A frutose não flui para o sangue, tornando os níveis de açúcar no sangue estáveis. Em vez de ir para o sangue, a frutose entrará no fígado e será processada naquele órgão.

A frutose também é lipogênica, por isso pode estimular a produção de células de gordura. A presença de frutose também não estimula a produção do hormônio leptina, que regula a ingestão e o gasto de energia.

Portanto, se as pessoas têm excesso de frutose, teme-se que o acúmulo de gordura ocorra mais rapidamente do que se houver excesso de glicose. O excesso de frutose tem o mesmo efeito que as pessoas que têm excesso de alimentos gordurosos.

Sacarose

E quanto ao metabolismo da sacarose? Bem, como esse açúcar ainda não está em sua forma mais simples, a sacarose será quebrada primeiro com a ajuda de uma enzima chamada beta-frutosidase.

Depois de serem quebradas em glicose e frutose, a frutose e a glicose entrarão em suas respectivas vias metabólicas.

De onde vêm esses três tipos de açúcar?

Em um alimento pode realmente conter glicose, frutose e dissacarídeos. Por exemplo, em frutas e vegetais existem vários tipos de açúcar.

A frutose é encontrada naturalmente em muitas frutas e vegetais. Em contraste com a glicose, que pode ser encontrada em outras fontes, como vegetais, frutas, grãos e seus produtos processados, como pão, arroz, macarrão. macarrão, farinhas. A glicose também pode ser encontrada na batata-doce, mandioca, batata, aletria.

A frutose também é freqüentemente usada como um componente adoçante em bebidas como refrigerantes e bebidas açucaradas.

A fonte mais comum de sacarose é o açúcar de mesa. O açúcar de mesa contém sacarose com uma composição comparável de frutose e glicose. A sacarose também está contida no xarope de milho, geralmente em uma concentração de 55% de frutose e 45% de glicose. O xarope de milho costuma ser adicionado a refrigerantes, doces e muitos alimentos processados.