Dor no ombro é uma queixa comum que muitas pessoas sentem. Normalmente, essa condição aparece depois de levantar pesos pesados. No entanto, não considere a dor no ombro como algo natural, pois pode ser um sinal de que você teve um ataque cardíaco. Então, que tipo de dor no ombro está relacionada às doenças cardíacas (cardiovasculares)? Venha, veja a seguinte revisão.
Dor no ombro pode ser um sinal de doença cardíaca
Se você costuma sentir dor no ombro, não deve subestimar e ignorar a dor. Porque, pode ser que a dor seja um sinal de doença cardíaca que você não conhece.
Um estudo de 2016 da Escola de Medicina da Universidade de Utah analisou a relação entre dor no ombro e doenças cardiovasculares.
Estudos publicados em Jornal de Medicina Ocupacional e Ambiental Isso convida 1.226 trabalhadores de fábrica que têm seu estado de saúde verificado e que devem preencher um questionário.
No final do estudo, 36 participantes do estudo relataram sentir fortes dores no ombro e descobriram que tinham um risco 4,6 vezes maior de desenvolver várias doenças cardíacas em comparação com pessoas que não sentiram dor no ombro.
Além das doenças cardíacas, sabe-se que a dor no ombro também está associada ao risco de pressão alta (hipertensão), níveis elevados de colesterol e diabetes mellitus.
Infelizmente, os pesquisadores não sabem ao certo por que a dor no ombro é um sinal de doença cardíaca. No entanto, eles afirmam que as pessoas que sentem dor no ombro têm maior probabilidade de apresentar diminuição do fluxo sanguíneo.
Esse fluxo sangüíneo anormal pode prejudicar a função cardíaca e, por fim, aumentar o risco de doenças cardíacas.
Sintomas que acompanham doenças cardíacas, exceto dor no ombro
Um sinal de doença cardíaca não é apenas uma dor no ombro. Você pode suspeitar de dor no ombro como parte de um sintoma de doença cardíaca, se for seguida por qualquer uma das seguintes condições.
- Falta de ar ao fazer atividades.
- Dor no peito, como pressão ou desconforto.
- Dor no maxilar esquerdo e no pescoço.
- O coração bate mais rápido, mais lento ou de forma irregular.
- O corpo está fraco e tonto.
- Inchaço dos pulsos ou pés.
Se você sentir dor no ombro acompanhada de outros sinais de doença cardíaca, consulte um cardiologista imediatamente. A doença cardíaca é uma condição séria que requer atenção médica imediata. O objetivo é prevenir complicações futuras, facilitar o tratamento e reduzir o risco de morte.
A doença cardíaca consiste em vários tipos, como aterosclerose (bloqueio nas artérias) e arritmias (diminuição da frequência cardíaca). Para descobrir a causa da doença cardíaca e fazer um diagnóstico desse tipo, seu médico pedirá que você faça vários exames de saúde, como um eletrocardiograma e um ecocardiograma.
Em seguida, o médico escolherá um tratamento de acordo com a condição cardíaca do paciente.
Várias causas de dor no ombro, além de doenças cardíacas
Embora a dor no ombro possa ser um sinal de doença cardíaca, nem todas as dores no ombro são um sinal dessa doença. Portanto, não deixe que esses sintomas o deixem ansioso. Você precisa prestar atenção a outros sintomas que os acompanham e à frequência com que os sente.
A dor no ombro normalmente ocorre depois de realizar atividades repetitivas com as mãos, como levantar ou bater em objetos. Depois que a atividade é interrompida e você a trata com compressas quentes, a dor no ombro vai diminuir.
Isso é normal, porque os músculos ao redor dos ombros estão fazendo o 'trabalho duro' constantemente. É diferente se o caso de dor no ombro for causado por certos problemas médicos. Relatórios do site do Serviço Nacional de Saúde, as causas de dor no ombro que não sejam um sinal de doença cardíaca incluem:
- Artrite
Tipos comuns de artrite, como osteoartrite ou artrite reumatóide. A dor no ombro devido à doença geralmente dura meses, até anos, acompanhada de inchaço e vermelhidão.
- Tendinite do braço ou ombro e bursite
Essa dor no ombro é muito dolorosa e vai piorar, embora você a tenha tratado com remédios caseiros.
- Síndrome de hipermobilidade
Caracterizada por uma sensação de formigamento, dormência e fraqueza ao redor do ombro que causa desconforto.
- Fraturas, entorses ou tendões ao redor do ombro estão rompidos
Essa condição causa forte dor no ombro, a ponto de a pessoa não conseguir movê-lo.
- Luxação ou ligamentos distendidos ou rompidos
Caracteriza-se por dor na região superior do ombro, precisamente ao redor da clavícula e articulação do ombro.