A febre é um sintoma de várias doenças que afetam com mais frequência todas as pessoas. Esses sintomas podem ser causados por várias coisas, mas principalmente devido a uma infecção no corpo. Aparentemente, o modo de lidar com a febre pode variar de acordo com a faixa etária. Então, como lidar com a febre?
Como lidar com a febre em geral
Basicamente, a febre é a forma de o corpo se defender contra uma infecção em curso. A maioria das febres é causada por doenças infecciosas, variando de leve a grave. A febre não é perigosa se ocorrer em pessoas sem histórico de qualquer doença. Embora pareça perigoso e assustador, ter febre dá ao seu sistema imunológico a chance de ficar mais forte.
Diz-se que uma pessoa tem febre se ultrapassar a temperatura média do corpo, que está em torno de 36-37 graus Celsius. Se o termômetro mostrar um número superior a 37 graus Celsius, pode-se dizer que você está com febre. Em geral, aqui estão algumas maneiras de lidar com a febre:
- Mantendo-o bem hidratado. Beber água mineral é uma forma de superar a febre que ocorre. Os fluidos que entram no corpo são expelidos pelo suor e pela urina, reduzindo assim a temperatura corporal.
- Descanse na cama. A maioria das pessoas também se sente fraca e tonta quando tem febre, por isso é melhor descansar em um local confortável.
- Não deixe os cobertores empilhados sobre o corpo. Na verdade, quando alguém está com febre, é melhor não cobri-lo com uma camada grossa de pano ou cobertor, pois a temperatura corporal vai demorar para voltar ao normal - a menos que os sintomas de calafrios também apareçam.
- Use uma toalha embebida em água fria para comprimir o corpo, não tome banho imediatamente com água fria ou cubos de gelo porque pode ser perigoso.
- Tomar medicamentos para reduzir a febre, como paracetamol (acetaminofeno), ibuprofeno (Advil, Motrin IB) e aspirina. No entanto, deve-se evitar dar aspirina a crianças.
Como lidar com a febre de acordo com a faixa etária
A seguir, uma explicação de quando e como lidar com a febre de acordo com a faixa etária. É claro que o manejo de bebês e crianças com febre será diferente do dos adultos. Aqui está a explicação.
Superando a febre em bebês e crianças pequenas
Bebês com menos de três meses ainda não têm um sistema imunológico maduro e perfeito, portanto são suscetíveis a infecções que causam sintomas de febre. Se você tiver um bebê com menos de três meses e tiver febre de até 38 graus Celsius, leve-o ao médico para exames adicionais.
Enquanto isso, bebês de três a seis meses podem não precisar de atenção médica se apresentarem febre de até 38,9 graus Celsius. No entanto, se o seu bebê tiver febre acima dessa temperatura, você deve consultar um médico imediatamente.
Bebês de seis meses a um ano com temperatura corporal de até 38,9 graus Celsius podem receber medicamentos para reduzir a febre, que devem estar de acordo com as recomendações do médico.
Superando a febre em crianças e adolescentes
Se crianças de 2 a 17 anos têm febre inferior a 39 graus Celsius, em geral não precisam de medicamentos para baixar a febre - dependendo da condição da criança. O calor diminuirá junto com o repouso adequado e a compressão da parte febril do corpo.
No entanto, se a febre ultrapassar essa temperatura, é melhor tomar medicamentos para baixar a febre. E se a febre persistir por três dias, deve-se fazer novo exame médico.
Superando a febre em adultos
Você não precisa tomar medicamentos se sua temperatura corporal for inferior a 38,9 graus Celsius. Novos medicamentos para baixar a febre são necessários quando a temperatura do corpo atinge 39 graus Celsius ou mais. No entanto, se a febre durar até 3 dias e os medicamentos para reduzir a febre não forem eficazes no tratamento da febre, tudo o que você precisa fazer é consultar um médico.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!