As plaquetas ou plaquetas sanguíneas são um dos componentes do sangue humano. A principal função das plaquetas é coagular o sangue quando ocorre sangramento. No entanto, quando há um distúrbio ou anormalidade nas plaquetas, vários problemas podem ameaçar sua saúde. Um deles é a trombose, que é um coágulo de sangue que se forma mesmo quando não há ferida ou sangramento. Esta condição é perigosa? Como lidar com isso?
O que é trombose?
A trombose é a formação anormal de um coágulo sanguíneo em uma artéria ou veia. Este coágulo sanguíneo é denominado trombo.
Em condições normais, o corpo requer o processo de coagulação ou coagulação do sangue quando há lesão e sangramento. No entanto, às vezes o processo de coagulação do sangue não funciona corretamente e, em vez disso, bloqueia o fluxo nos vasos sanguíneos. Essa condição é conhecida como trombose.
Esses coágulos sanguíneos anormais são divididos em 2 tipos, dependendo de onde o coágulo sanguíneo ou trombo é encontrado.
- Trombose arterial, quando um trombo bloqueia uma artéria normalmente encontrada no coração e no cérebro.
- Trombose venosa, quando um trombo bloqueia o fluxo de uma veia normalmente encontrada na perna. Essa condição causa trombose superficial, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
O trombo que se forma também pode mover-se para outras partes do corpo e formar um novo bloqueio. Esse fenômeno é chamado de embolia em termos médicos.
Se a trombose não for tratada adequadamente, o fluxo sanguíneo para todos os órgãos importantes do corpo pode ser bloqueado. Como resultado, o corpo pode experimentar várias complicações graves devido à função prejudicada de órgãos vitais.
Quais são os sinais e sintomas dessa condição?
Cada pessoa pode apresentar sintomas de trombose que variam. A razão é que a trombose em cada pessoa pode ocorrer em diferentes partes dos vasos sanguíneos.
Se o coágulo sanguíneo estiver em uma artéria, os sintomas que aparecem geralmente estão relacionados a problemas no coração e no cérebro. Alguns dos sinais e sintomas de trombose arterial são:
- dor no peito
- difícil de respirar
- tonto
- derrame leve
- um ou ambos os lados do corpo enfraquecem
- maneira irregular de falar
Se a veia for afetada por uma condição trombótica, os sintomas que você pode sentir são:
- inchaço repentino nos braços e pernas
- dor e calor na área do coágulo sanguíneo
- o inchaço é suave ao toque
- a pele fica vermelha ou azulada, parecendo um hematoma
Você deve estar atento a sintomas mais graves, pois eles podem indicar que um coágulo de sangue bloqueou o fluxo sanguíneo em órgãos importantes, como o coração, os pulmões e até mesmo o cérebro. Se os seguintes sintomas aparecerem, consulte um médico imediatamente:
- falta de ar repentina
- dor no peito que piora quando você inala ou tosse
- tossindo sangue
- sentindo tonturas ou vertigens
- pulso está ficando mais rápido
Quais são as causas da trombose?
A trombose é uma condição que pode ser causada por vários problemas de saúde ou doenças congênitas pré-existentes. No caso de trombose arterial, a principal causa é o endurecimento das artérias ou aterosclerose.
A aterosclerose ocorre quando gordura residual ou cálcio se acumulam nas paredes das artérias e fazem com que as artérias engrossem. Esse acúmulo endurece e forma placas, que podem estreitar as artérias.
A placa espessa nas paredes das artérias pode se romper a qualquer momento, então as plaquetas tentarão formar coágulos de sangue para superar os danos às paredes das artérias. Como resultado, esses coágulos sanguíneos têm o potencial de bloquear o fluxo sanguíneo.
O acúmulo de placa nas artérias pode ser desencadeado por várias coisas, como:
- fumaça
- dieta não saudável
- falta de exercício ou inatividade
- tem hipertensão, colesterol alto ou diabetes
- velhice
- estar acima do peso (obeso)
Enquanto isso, a trombose que se forma nas veias é causada por vários fatores que inibem a circulação ou a circulação sangüínea normalmente. Alguns dos gatilhos para trombose nas veias incluem:
- feridas nas veias
- procedimento de operação
- fumaça
- gravidez
- herdar um distúrbio de coagulação do sangue
- tem sangue que tende a engrossar mais facilmente (hipercoagulável)
- consumo de certas drogas
- menos ativo
- velhice
- estar acima do peso (obeso)
Como tratar a trombose?
A trombose é uma condição que pode ser tratada com anticoagulantes ou anticoagulantes. Os medicamentos anticoagulantes são capazes de quebrar os coágulos (trombos) no sangue e prevenir a formação de coágulos sanguíneos novamente.
Existem vários tipos de medicamentos para afinar o sangue que podem ser usados para tratar a trombose. De acordo com o site National Blood Clot Alliance, os três mais comuns são heparina, varfarina e heparina de baixo peso molecular.
1. Heparina
A heparina é um anticoagulante que pode agir rapidamente no tratamento da trombose. A heparina é geralmente administrada por meio de uma seringa ou infusão em um hospital.
A dose de heparina dependerá do seu estado de saúde e dos resultados das suas análises ao sangue. Às vezes, a heparina também é combinada com outras drogas anticoagulantes, como a varfarina.
2. Varfarina
A varfarina é um anticoagulante administrado por via oral ou oral. A duração do tratamento com varfarina depende da gravidade da trombose do paciente. Este medicamento atua retardando o processo de coagulação do sangue no fígado.
3. Heparina de baixo peso molecular
Os medicamentos com heparina de baixo peso molecular são, na verdade, semelhantes à heparina normal. No entanto, esses medicamentos são mais fáceis de usar e demoram mais para agir no corpo. Além disso, esse medicamento pode ser usado sozinho em casa na forma de injeções.