Todos os anos, não poucas pessoas no mundo morrem de picadas de cobras venenosas. A picada de uma cobra venenosa é uma emergência médica, pois pode causar choque e morte. O tratamento rápido e adequado de picadas de cobra pode reduzir a mortalidade em mais de 90 por cento. Descubra os passos de primeiros socorros quando mordido por uma cobra na revisão a seguir.
A diferença entre cobras venenosas e não venenosas
As cobras são um dos animais mais comuns em países tropicais como a Indonésia. Um dos mecanismos de defesa das cobras quando se sentem ameaçadas é morder o alvo.
As feridas de picadas de cobra podem ser causadas por cobras venenosas ou não. O veneno de cobra contém veneno que pode paralisar o corpo.
Existem mais de 2.000 espécies de cobras no mundo, mas apenas cerca de 200 espécies de cobras são venenosas.
Para distinguir entre cobras venenosas e não venenosas, você pode prestar atenção aos seguintes sinais:
Características de cobras não venenosas:
- forma de cabeça retangular,
- pequenos caninos,
- alunos redondos, e
- a marca da mordida é uma ferida aberta, lisa e curva.
Enquanto isso, as características das cobras venenosas:
- forma triangular da cabeça,
- dois grandes caninos na maxila,
- pupilas pretas que são verticais e finas achatadas, rodeadas por olhos verde-amarelos, e
- Este tipo de ferida por mordedura tem a forma de dois orifícios para mordeduras caninas, semelhantes a um pedaço de pau ou objeto pontiagudo.
Alguns tipos de cobras venenosas que podemos encontrar ao nosso redor são colher cobras, cobras Welang, cobras, cobras terrestres, cobras verdes, cobras marinhas e cobras arborícolas.
As picadas desses tipos de cobras venenosas requerem primeiros socorros imediatos e tratamento médico de emergência.
Quais são os sinais e sintomas de uma picada de cobra venenosa?
O veneno ou o veneno da cobra podem causar danos à parte do corpo picada.
Além disso, o veneno de cobra se espalha pelos nódulos linfáticos para causar distúrbios sistêmicos que atacam várias partes do corpo.
Os sintomas no local da picada de cobra geralmente ocorrem dentro de 30 minutos a 24 horas, na forma de inchaço e dor, e o aparecimento de uma mancha azulada. Algumas pessoas também podem ter reações alérgicas.
Outros sintomas que aparecem após ser picado por uma cobra incluem fraqueza muscular, calafrios, sudorese, náusea, vômito, dor de cabeça e visão turva.
A ação tóxica do veneno de cobra também pode causar efeitos nocivos em diversos órgãos como:
hematotóxico
Pode ser tóxico para o sangue, causando sangramento no local da picada, pulmões, coração, cérebro, gengivas e no trato gastrointestinal.
Além disso, você pode ter problemas de urina e de coagulação do sangue depois de ser picado por uma cobra que possui veneno.
Cardiotóxico
Os sintomas incluem diminuição da pressão arterial, choque anafilático e parada cardíaca. O impacto de ser mordido por esta cobra requer tratamento médico e primeiros socorros o mais rápido possível.
Síndrome do compartimento
Síndrome que resulta em aumento da pressão nos músculos.
Como resultado, os vasos sanguíneos e nervos podem ser comprimidos e, com o tempo, os músculos podem ser privados de oxigênio, causando paralisia.
Neurotóxico
Pode atacar os nervos, fazendo com que os pacientes sintam fraqueza muscular, rigidez e até convulsões.
Se atacar os nervos respiratórios, as picadas de cobra podem dificultar a respiração do paciente e causar a morte.
Primeiros socorros por ser mordido por uma cobra venenosa
Se você for picado por uma cobra ou encontrar uma vítima picada por uma cobra venenosa, procure atendimento médico imediatamente ou ligue para os números de emergência.
A partir da Clínica Mayo, os primeiros socorros após ser picado por uma cobra venenosa são para evitar que o veneno de cobra se espalhe.
Enquanto espera a chegada de ajuda médica, você pode realizar os primeiros socorros como forma de lidar com a picada de uma cobra venenosa, como a seguir:
- Descanse e minimize o movimento para reduzir a disseminação do veneno.
- Posicione a parte do corpo mordida pela cobra abaixo da posição do coração.
- Remova os acessórios ao redor da ferida da mordida, como um relógio ou pulseira, para não agravar o inchaço e a reação à mordida.
- Afrouxe a roupa se a área da picada começar a inchar.
- Limpe a ferida da picada com água e sabão.
- Evite enxaguar a ferida com álcool.
- Cubra a ferida da picada com um pano limpo e seco ou bandagem.
Durante os primeiros socorros, após ser mordido por uma cobra, espera-se que você ou a vítima permaneçam calmos e se movam o menos possível.
Além disso, tente se lembrar onde aconteceu, o tipo, a cor e o tamanho da cobra.
O que evitar quando picado por uma cobra venenosa?
De acordo com o CDC, você também deve evitar Os seguintes erros de primeiros socorros no tratamento de picadas de cobra:
- Manipular a ferida, sugando o veneno da cobra do local da picada ou cortando a pele para retirá-la com o sangue. Lembre-se de que o veneno de cobra não se espalha pelos vasos sanguíneos.
- Esfregar com produtos químicos ou comprimir com água quente ou gelo na ferida da mordida.
- Amarre um torniquete (dispositivo de bloqueio do fluxo sanguíneo) na ferida da mordida. Por outro lado, um torniquete pode ser dado nos primeiros 30 minutos se os sintomas se desenvolverem rapidamente e não houver antiveneno.
- Usar álcool ou café como analgésico.
- Tente perseguir e pegar a cobra.
No tratamento médico, as vítimas de picadas de cobra receberão antiveneno para neutralizar os efeitos do veneno no corpo.
Se a cobra que o picou não for venenosa, o médico prescreverá antibióticos e soro antitetânico.
Hoje em dia, você não corre apenas o risco de ser picado por cobras na floresta ou na natureza, mas as cobras também podem entrar em plantações e áreas residenciais.
Se você for picado ou souber que uma vítima foi picada por uma cobra, procure os primeiros socorros imediatamente e chame o atendimento médico de emergência.