Causas das doenças da próstata e fatores de risco |

Todos os homens podem contrair doenças da próstata. Para que isso não aconteça com você, é claro que você deve tomar várias medidas preventivas, começando o mais cedo possível. Mas antes disso, você também deve saber com antecedência quais são as coisas que podem ser a causa das doenças da próstata e os vários fatores de risco.

Causas de doenças da próstata

Na verdade, cada tipo de doença da próstata é causado por coisas diferentes. Observe que há três tipos de doenças que atacam a próstata: prostatite (inflamação da próstata), BPH (aumento benigno da próstata) e câncer de próstata.

Causas de prostatite

Com base na causa, a prostatite é dividida em duas, a saber, prostatite bacteriana e prostatite não bacteriana. A prostatite não bacteriana é freqüentemente chamada de síndrome da dor pélvica, enquanto a prostatite bacteriana ainda é dividida em dois tipos, a saber, prostatite aguda e prostatite crônica.

A prostatite não bacteriana é causada pela inflamação da próstata e também pela irritação dos nervos que irrigam essa área. Além disso, esse tipo de prostatite também pode ocorrer devido a lesões obtidas na região ao redor da próstata, um exemplo é a biópsia de ferida cirúrgica.

Enquanto a causa da prostatite bacteriana é uma infecção bacteriana da próstata. Isso pode acontecer porque a urina infectada flui para trás a partir da uretra, dando espaço para que as bactérias invadam a próstata.

Causas da doença da próstata BPH

Hiperplasia benigna da próstata (BPH) é causada pelo tecido da próstata aumentado. Na verdade, o tamanho da próstata aumentará com a idade para dobrar. No entanto, se o tamanho exceder, a próstata pode pressionar a uretra, causando sintomas de desconforto ao urinar.

Provavelmente, isso é causado pelos níveis mais elevados do hormônio estrogênio no corpo. Esse hormônio pode aumentar a atividade de substâncias para iniciar o crescimento do tecido da próstata.

Causas do câncer de próstata

Outro com a causa do câncer de próstata. Como outros tipos de câncer, as mutações de DNA são a principal causa do aparecimento de células cancerosas

Mutações no DNA de células anormais farão com que as células cresçam e se dividam mais rápido do que as células normais. As células anormais que ainda estão vivas se acumulam e formam tumores que podem crescer posteriormente e atacar os tecidos próximos.

Fatores de risco que desencadeiam o surgimento de doenças da próstata

O surgimento da doença da próstata certamente não pode ser separado de vários fatores que podem aumentar o risco de contraí-la. Aqui estão vários fatores de risco que você deve saber.

1. Idade

A idade é o fator de risco mais comum entre outros fatores, especialmente na HPB e no câncer de próstata. O risco de desenvolver BPH será maior quando você entrar na idade de 40 anos. Enquanto isso, se você tiver 50 anos de idade, deve ter cuidado com o risco de câncer de próstata.

A HPB ocorre quando a próstata aumenta mais do que deveria. O aumento da próstata é fortemente influenciado pelo equilíbrio dos hormônios masculinos. Conforme você envelhece, o hormônio masculino testosterona diminui, em contraste com o aumento do hormônio estrogênio.

Como explicado anteriormente, o próprio estrogênio é um hormônio que desempenha um papel importante no crescimento da próstata. Se a quantidade for excessiva, o estrogênio continuará a estimular o aumento que leva à BPH.

Por outro lado, ninguém conseguiu explicar com certeza o que torna o corpo na velhice mais suscetível ao câncer. Mas uma possibilidade é causada por mudanças nos tecidos que tornam o microambiente celular um lugar melhor para o crescimento de células cancerosas.

2. Alimentos

Quase todo mundo sabe que os alimentos que você ingere todos os dias têm grande influência na saúde do seu corpo. Médicos e especialistas em saúde sempre enfatizam que seus pacientes devem continuar a manter uma dieta balanceada.

A falta de consumo de um determinado grupo de alimentos pode acarretar o risco de desnutrição, por outro lado, também não se deve comer muito para evitar doenças. Nenhuma exceção quando você deseja manter a saúde da próstata.

Há ampla evidência de estudos que mostram que certos tipos de alimentos podem aumentar o risco de doenças da próstata. Alguns desses alimentos incluem laticínios, carne vermelha e gordura.

Com base na pesquisa feita, esses três tipos de alimentos podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata com um tipo de célula mais agressivo.

Carnes processadas como salsichas, por exemplo. Por ter passado por um longo processo de cozimento com adição de conservantes, alguns dos componentes cancerígenos que se formam irão, mais tarde, prejudicar as células do corpo.

3. Descendentes

A doença da próstata também pode ser obtida a partir da genética familiar. Homens que têm pai ou irmão com doença de próstata correm maior risco de ter o mesmo problema.

Portanto, o médico geralmente pedirá um histórico de doenças que foram sofridas por seus familiares. Esses dados podem ajudar os médicos no diagnóstico da doença.

4. Obesidade

A obesidade ainda é um problema no setor saúde. Pode-se dizer que uma pessoa está incluída no grupo dos obesos se seu IMC atingir mais de 30. Se o obeso não mudar imediatamente seu estilo de vida, essa condição certamente terá impacto em doenças graves. Nenhuma exceção à doença da próstata.

A relação entre obesidade e prostatite não é clara. No entanto, a obesidade é um dos fatores de risco que podem desencadear a HBP e o câncer de próstata.

Um aumento na circunferência da cintura está intimamente relacionado a um volume aumentado da próstata e um aumento nos níveis de antígeno específico da próstata (PSA). PSA é uma proteína produzida especificamente pela próstata.

Em pacientes com HPB, a obesidade pode colocar pressão na região intra-abdominal (abdômen) que, por sua vez, também aumenta a pressão na bexiga. Mais tarde, é o que piora os sintomas da BPH na forma de desconforto ao redor da bexiga.

Além do mais, as pessoas obesas também têm maior probabilidade de apresentar distúrbios associados à inflamação crônica, que é um fator de risco para o câncer.

Se você pertence a um grupo de risco, é melhor consultar imediatamente um médico. Além disso, faça várias mudanças no estilo de vida mais saudáveis ​​para evitar doenças da próstata.