Você certamente está familiarizado com o leite condensado (SKM). Esse leite de textura grossa e de sabor doce acabou sendo amplamente discutido. Por que o material que costuma ser usado para coberturas esta comida é tão controversa? Descubra os fatos SKM aqui!
Fatos sobre leite condensado adoçado que você precisa saber
O leite condensado adoçado é realmente tentador porque tem um sabor adocicado. Geralmente, esse leite é usado como mistura em alimentos ou bebidas. No entanto, é preciso ter cuidado porque os benefícios desse leite não são necessariamente tão doces quanto o sabor.
A Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos (BPOM) proibiu a presença de crianças em rótulos e embalagens. Alguns anúncios foram mesmo retirados de circulação por não cumprirem estes regulamentos.
Então, que outros fatos sobre esse ingrediente alimentar? Aqui está a lista.
1. Diferente do leite de vaca
SKM vem do leite de vaca. No entanto, o conteúdo de água nele foi retirado e descarregado através do processo de evaporação ou evaporação. Além de ser evaporado, esse leite também é adicionado com adição de açúcar para que a textura fique mais espessa e pegajosa.
Infelizmente, esse processo faz com que o teor de proteína seja menor, enquanto o teor de açúcar e calorias são altos. Isso é muito diferente do teor de proteína do leite de vaca e de várias outras vitaminas para o corpo.
Na verdade, um sachê de SKM tem um conteúdo calórico de 180 kcal com detalhes de 67% de carboidratos, 30% de gordura e 3% de proteína. Enquanto 1 copo de leite de vaca fresco tem 146 kcal calorias com 49% de gordura, 30% de carboidratos e 21% de proteína.
Portanto, Leite condensado adoçado não é o mesmo que leite de vaca. Até, Leite condensado adoçado não pode ser usado como substituto do leite de vaca normal.
2. SKM não é para bebês e crianças
Até agora, muitas pessoas acham que esse tipo de leite é bom para o consumo diário. Na verdade, alguns pais dão regularmente aos filhos. Essa percepção está equivocada.
De acordo com a Associação Indonésia de Pediatras (IDAI), este tipo de leite não deve ser dado a bebês e crianças. Esse leite não atende às necessidades nutricionais das crianças, pois perde muito conteúdo nutricional no processo de processamento.
O teor de açúcar adicionado também é uma ameaça para as crianças. O nível de açúcar adicionado nos alimentos para crianças recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é inferior a 10% das necessidades calóricas totais das crianças por dia.
SKM tem um alto teor de açúcar adicionado e excede o limite de recomendação da OMS. Em uma porção (4 colheres de sopa) vendida no mercado, as calorias chegam a 130 kcal com 19 gramas de açúcar adicionado e 1 grama de proteína.
Além disso, se desde a infância foram introduzidos à ingestão de doces, mais tarde a criança não vai querer experimentar outros tipos de alimentos mais ricos em nutrientes. É por isso que esse tipo de leite não é recomendado para bebês e crianças.
3. Não estar bêbado todos os dias
Com base na recomendação do Ministério da Saúde da Indonésia, este leite de textura espessa não recomendado para ser consumido todos os dias. Isso ocorre porque o alto teor de açúcar e gordura pode interferir na saúde.
Por outro lado, este tipo de leite é mais adequado para consumo como alimento ou bebida complementar. Por exemplo, como adoçante para café.
A informação foi transmitida por Kirana Pritasari, Diretora Geral de Saúde Pública do Ministério da Saúde da República da Indonésia, citada no site do Ministério da Saúde da Indonésia.
4. Risco para a saúde
Você sabia que, por trás do sabor doce do leite condensado, existem riscos para a saúde que não devem ser menosprezados?
Além do conteúdo nutricional muito inferior ao do leite de vaca comum, o consumo de leite condensado com açúcar em excesso também é um risco para a saúde. Isso ocorre porque esse tipo de leite contém quantidades muito elevadas de açúcar.
Comer muito açúcar pode causar diabetes, cárie dentária e obesidade. Além disso, comer muitos alimentos doces também pode desencadear várias doenças crônicas, como doenças cardíacas ou derrame.
Portanto, o leite condensado adoçado não é recomendado para consumo diário, principalmente para atender às necessidades nutricionais das crianças em fase de crescimento.
5. Pode ser consumido, desde que você não exagere
Com a explicação acima, você deve estar se perguntando, o leite condensado adoçado pode ser consumido? A resposta, é claro, pode ser consumida. No entanto, certifique-se de não exagerar.
Lembre-se sempre, que SKM serve apenas como alimento complementar e não é um bom leite para ser consumido regularmente todos os dias.
Se você beber gelo ou comer bolo, o SKM ainda pode ser usado. No entanto, não beba leite condensado adoçado para ser fermentado ou dissolvido em água e depois consumido todos os dias, OK!
Além disso, você não deve usar este tipo de leite como substituto do leite materno. Não menos importante, evite consumir leite condensado se você tiver um histórico de diabetes.
O alto teor de açúcar do SKM pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue fiquem fora de controle, especialmente em diabéticos.