A diferença entre peixes de água salgada e peixes de água doce, qual é mais saudável?

Não há dúvida de que o peixe é uma boa fonte de proteína para o corpo. Além do oceano, as águas de água doce também produzem peixes que não deixam de ser deliciosos como uma refeição diária. No entanto, verifica-se que existem diferenças no conteúdo nutricional entre peixes de água doce e peixes marinhos. Qual deles tem o maior conteúdo nutricional, hein?

Qual é a diferença entre peixes de água salgada e peixes de água doce?

Antes de examinar o conteúdo nutricional, você sabe qual é a principal diferença entre peixes do mar e peixes de água doce? É verdade que ambos vivem na água, mas verifica-se que esses dois grupos de peixes possuem características que os distinguem um do outro.

Como o nome indica, os peixes marinhos vivem em oceanos cheios de ondas e correntes rápidas. É por isso que a estrutura dos espinhos dos peixes marinhos tende a ser cada vez mais dura. No entanto, este não é o caso dos peixes de água doce, muito pelo contrário.

Correntes mais lentas ou menos rápidas se tornaram o habitat diário desse tipo de peixe. É por isso que os espinhos dos peixes de água doce são geralmente menores e não tão grandes quanto os dos peixes de água salgada.

Entretanto, em termos de sabor, muitos pensam que os peixes do mar têm um sabor natural mais saboroso do que os peixes de água doce.

O que é mais nutritivo entre peixes de água doce e peixes marinhos?

Como um grupo de peixes, ambos são igualmente benéficos e ricos em conteúdo nutricional. No entanto, os números podem diferir entre esses dois grupos de peixes.

O Prof. Ir Ahmad Sulaeman, PhD, como professor na área de Segurança Alimentar e Nutrição, na Faculdade de Ecologia da Universidade Agrícola de Bogor (IPB), explicou isso. Segundo ele, os peixes do mar têm diversos valores nutricionais considerados superiores aos dos peixes de água doce.

Por exemplo, o conteúdo de compostos naturais na forma de DHA e EPA é bastante alto em peixes marinhos. Especialmente para peixes que estão em águas profundas, por exemplo, atum e gaiado.

No entanto, isso não significa que os peixes de água doce não sejam tão nutritivos quanto os peixes do mar. Independentemente de onde vivam, todos os tipos de peixes são altamente nutritivos.

Por outro lado, existem vários nutrientes encontrados em maiores quantidades em peixes de água doce do que em peixes marinhos. Nesse caso, por exemplo, o bagre, que é famoso por seu alto teor de ômega-3 e ômega-6.

Além disso, alguns tipos de peixes de água doce também são geralmente mais ricos em potássio e ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.

Isso, claro, faz com que os nutrientes dos peixes de água doce não possam ser subestimados. Em suma, na verdade, esses dois grupos de peixes têm alto conteúdo nutricional.

No entanto, tanto os peixes de água doce quanto os marinhos geralmente apresentam suas respectivas vantagens em termos de conteúdo nutricional.

Então, quais peixes são os melhores para comer?

Em geral, todos os peixes disponíveis no mercado são saudáveis ​​para consumo. O Ministro da Saúde da República da Indonésia, Dr. dr. Nila Farid Moeloek, Sp.M (K), também explicou que o peixe é uma fonte alimentar não menos saudável do que outras fontes de proteína. Sem exceção com peixes de água doce e de água do mar.

É comprovado pelo alto nível de ácidos graxos insaturados como ômega 3, 6, 9, iodo, selênio, ferro, magnésio e outros em peixes. Independentemente dos preços altos ou baixos dos vários tipos de peixe, todos têm, na verdade, o mesmo alto conteúdo nutricional.

Em essência, os dois tipos de peixe podem ser uma escolha de fontes de alimento diárias para você e sua família. A provisão pode ser intercalada de forma que cada um dos nutrientes em cada peixe você possa obter.

Ambos os tipos de peixe ainda podem desencadear alergias

Para as pessoas sensíveis ou alérgicas, tanto os peixes do mar como os peixes de água doce podem desencadear a recorrência das reações alérgicas.

Na verdade, existem pessoas que são alérgicas apenas a certos tipos de peixes. No entanto, isso não depende necessariamente do local onde os peixes são criados.

Peixes que passam sua comida alimentador de filtro pode estar mais sujeito a causar reações após o consumo, mesmo se você não tiver alergias.

Peixe alimentador de filtro são peixes que comem partículas ou matéria orgânica de outros seres vivos na água. Na verdade, esses peixes têm um papel importante porque podem manter a água limpa.

Infelizmente peixes alimentador de filtro mais suscetíveis à contaminação. Sem falar que os resíduos que se acumulam no corpo do peixe podem ter efeitos colaterais para as pessoas que os comem.

Além disso, se o peixe não for processado adequadamente, as bactérias dos frutos do mar que não foram refrigeradas adequadamente podem começar a produzir histamina, que pode produzir sintomas semelhantes aos de alergia quando consumida.

Portanto, certifique-se de cozinhar bem o peixe. Se você realmente tem uma alergia, evite comer peixes que podem desencadear uma reação, tanto quanto possível.