Mergulhar os pés em água quente pode aliviar dores, mito ou fato?

Atividades extenuantes realizadas por um dia inteiro, especialmente atividades que usam muitos músculos das pernas, como ficar em pé, caminhar, correr e subir e descer escadas, costumam causar dores nos músculos das pernas. Se não for tratada, certamente irá interferir nas suas atividades laborais e produtividade. Se ficar sem pomada analgésica em casa, você pode tentar mergulhar os pés em água morna. Você não tem certeza se a água quente pode aliviar os pés doloridos? Continue lendo este artigo.

É verdade que mergulhar os pés em água morna pode aliviar as dores?

Você pode ser uma daquelas pessoas que costuma ir e voltar do trabalho usando o transporte público. No transporte público, muitas vezes você tem que ficar em pé durante a viagem. Como resultado, o que mais senão seus pés estão doloridos.

As dores musculares são, na verdade, causadas por um acúmulo de ácido láctico nos músculos. O acúmulo de ácido láctico ocorre devido ao uso excessivo dos músculos. Os músculos requerem grande quantidade de energia para se contrair. Para produzir energia, os músculos quebram as reservas de açúcar nos músculos (glicogênio). Em um estado de falta de oxigênio, essa quebra do açúcar muscular produz ácido láctico.

Bem, é isso que causa a sensação de dor. Então, como a imersão em água morna pode ajudar a reduzir a dor? Em teoria, mergulhar os pés em água morna pode melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Simplificando, a água quente pode dilatar os vasos sanguíneos nas pernas.

O fluxo sanguíneo suave fará com que o ácido láctico que se acumula nos músculos das pernas se dissolva facilmente no sangue e seja excretado pelo corpo. No entanto, isso não foi comprovado. No entanto, mergulhar os pés em água morna pode proporcionar conforto e reduzir a dor.

Se você quiser molhar os pés, certifique-se de que está quente, não quente

Embora não reduza o ácido láctico, descobriu-se que mergulhar em água morna pode reduzir a dor nas articulações e nos músculos. De acordo com o dr. Bruce E. Becker, chefe do National Aquatics & Sports Medicine Institute da Washington State University em Spokane, embora possa parecer simples, mergulhar os pés em água morna pode afrouxar as articulações dos pés, reduzindo assim a inflamação, inchaço ou dor.

De acordo com a Arthritis Foundation, esta terapia, que já existe há milhares de anos, é frequentemente usada para tratar a dor em distúrbios musculoesqueléticos (uma condição que prejudica a função das articulações, ligamentos, músculos, nervos e tendões, bem como da coluna vertebral ) e fibromialgia (dor nos ossos e nas articulações), músculo que se irradia para o interior do corpo de onde a dor se origina).

No entanto, certifique-se de que a temperatura da água usada seja morna e não quente, água muito quente pode aumentar o risco de queimar sua pele. A temperatura recomendada da água é de 33-37 graus Celsius. Se você tem uma doença cardíaca, a água muito quente pode colocar muita pressão em seu coração. De acordo com os EUA De acordo com a Consumer Product Safety Commission, as temperaturas da água que excedem 40 graus Celsius são consideradas perigosas para todos.

Adicione sal à sua água quente

Além de água morna, você pode adicionar sal a um recipiente com água morna que usará no banho. Para o banho de água salgada, recomenda-se o uso de sal que contenha sulfato de magnésio. O teor de sulfato de magnésio no sal pode aliviar dores musculares ou hematomas.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 61% das mulheres passam mais de quatro horas em pé o dia todo. Na verdade, ficar em pé por muito tempo não é bom para a saúde porque pode causar dores nas pernas. Portanto, após ficar em pé por muito tempo, é recomendável que você mergulhe os pés ou o corpo em água morna com sal.

A imersão em água morna com sal por 20 minutos pode relaxar os pés e ajudar a expulsar a dor que aparece. Além disso, o uso de sal contendo sulfato de magnésio pode trazer mais benefícios, como relaxamento dos músculos, redução da dor e acalma o sistema nervoso do corpo.

Se a dor nos pés não passar, você pode tentar usar um creme analgésico que é esfregado nos pés ou consultar um médico.