Na Indonésia, a circuncisão é uma tradição para meninos da infância à adolescência. A circuncisão geralmente é seguida por uma festa ou ação de graças como um sinal de felicidade familiar por seu filho ter ousado ser circuncidado. Por trás dessa tradição, a circuncisão traz vários benefícios para os homens. No entanto, existe um risco perigoso se o homem não for circuncidado?
O pênis em um menino recém-nascido tem pele extra
Os meninos recém-nascidos têm uma camada protetora adicional de pele na cabeça do pênis (glande). Essa camada adicional de pele na estrutura do pênis é conhecida como prepúcio. No nascimento, o prepúcio preso à cabeça do pênis é normal. Conforme o macho cresce, o prepúcio começa a se separar da cabeça do pênis naturalmente.
O prepúcio deve se separar completamente da cabeça do pênis na puberdade ou pode acontecer antes, quando a criança completa cinco anos. Deixe o prepúcio cair naturalmente e não force a remoção dessa pele protetora muito rapidamente.
Conforme as crianças envelhecem, o prepúcio geralmente é removido ou comumente conhecido como circuncisão. A remoção do prepúcio ou circuncisão é uma tradição, uma forma de higiene pessoal ou para prevenir várias doenças. Mas para alguns homens, a circuncisão não é considerada algo que eles tenham que fazer.
Existe algum perigo se o pênis masculino não for circuncidado?
Um pênis não circuncidado requer cuidados extras. Você realmente tem que manter o pênis limpo de maneira adequada. Puxe o prepúcio até que esteja em uma posição confortável e limpe a cabeça visível do pênis até ficar limpa.
Após a limpeza, certifique-se de que não haja nenhum resíduo de sabão que possa irritar a pele sensível da cabeça do pênis. Além disso, um pênis não circuncidado é mais suscetível a certas bactérias ou agentes de doenças, portanto, preste muita atenção à limpeza.
Do contrário, meninos e homens adultos que não são circuncidados podem aumentar o risco de várias doenças, como as seguintes.
1. Doenças sexualmente transmissíveis
Homens não circuncidados têm maior risco de gonorréia e inflamação da uretra. Outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, papilomavírus humano, herpes simplex, também são mais comuns em homens não circuncidados.
Além disso, a presença de prepúcio em homens não circuncidados também é um importante fator de risco para a infecção pelo HIV. Os homens não circuncidados têm um risco 2 a 8 vezes maior de infecção pelo HIV do que os homens circuncidados.
Isso pode ser porque o crescimento de agentes que causam doenças sexualmente transmissíveis é mais suscetível de ocorrer em homens não circuncidados. A remoção do prepúcio ou a circuncisão pode proteger os homens dessas várias doenças.
2. Câncer de pênis
O câncer de pênis pode ocorrer em homens que não são circuncidados; mesmo essa condição tem um risco maior de causar a morte em até 25 por cento. A pesquisa também mostrou que o câncer de pênis é 20 vezes menos comum em homens circuncidados do que naqueles que não o são.
Além do câncer de pênis, os homens que não são circuncidados também têm maior risco de desenvolver câncer de próstata. De acordo com um estudo de 2012 da Trust Source, os homens que foram circuncidados antes da primeira relação sexual tiveram um risco 15 por cento reduzido de câncer de próstata.
3. Inflamação ou infecção do pênis
Um pênis não circuncidado pode desenvolver várias inflamações, como inflamação da cabeça do pênis (balanite), inflamação do prepúcio (postite) e inflamação da cabeça do pênis e prepúcio (balanopostite).
Homens não circuncidados também podem desenvolver fimose, que é a incapacidade do prepúcio de retrair para trás. Além disso, ele também corre o risco de parafimose, que é uma condição em que o pênis é pinçado porque o prepúcio não consegue retornar à sua posição normal.
Ambas as doenças do prepúcio do pênis dos homens são comuns em pessoas não circuncidadas. O risco desta doença é menor ou completamente perdido em homens que foram circuncidados porque o prepúcio foi removido.
Quais são os benefícios da circuncisão masculina?
A circuncisão é um pequeno procedimento cirúrgico que pode ser doloroso em alguns homens. Os problemas que você pode experimentar ao realizar um procedimento de circuncisão são dor, risco de sangramento, infecção, irritação da cabeça do pênis e risco de lesão peniana.
Mas, por trás dos riscos que você aceita durante este procedimento, existem vários benefícios que você pode obter. O principal benefício é reduzir o risco de contrair várias doenças relacionadas à saúde dos órgãos reprodutivos.
Citado da Mayo Clinic, existem vários benefícios à saúde para homens que são circuncidados, incluindo os seguintes.
- Manter o pênis limpo é mais fácil. O procedimento de circuncisão torna mais fácil lavar o pênis, especialmente a parte que é coberta pelo prepúcio, que muitas vezes fica fora de alcance.
- Reduz o risco de infecções do trato urinário. A limpeza dos órgãos reprodutivos que estão mais despertos faz com que você tenha um risco menor dessa condição. As infecções graves do trato urinário que ocorrem podem causar problemas renais no futuro.
- Reduzindo o risco de doenças sexualmente transmissíveis. Homens circuncidados podem ter um risco menor de certas infecções infecciosas, incluindo HIV. No entanto, isso também deve ser acompanhado por um comportamento sexual seguro.
- Previna doenças penianas. Deixar o prepúcio pode causar problemas, como fimose ou parafimose, que causa inflamação do prepúcio e da cabeça do pênis.
- Reduz o risco de câncer de pênis. O câncer de pênis é menos comum em homens circuncidados. Este procedimento também é útil para prevenir o câncer cervical, que é menos comum em mulheres com parceiros circuncidados.
- Protege do risco de câncer de próstata. Os meninos circuncidados têm menor risco de desenvolver câncer de próstata do que os meninos não circuncidados. O mesmo é verdade quando a circuncisão é realizada em meninos mais velhos.
Conclusão: Os homens precisam fazer a circuncisão?
Como explicado acima, os benefícios que você obtém com a circuncisão são mais do que a dor temporária que pode sentir quando é circuncidado. Foi comprovado que a circuncisão previne os homens de várias doenças, especialmente aquelas relacionadas aos órgãos reprodutivos masculinos.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) também descobriu que os benefícios para a saúde da circuncisão em meninos recém-nascidos superam os riscos. No entanto, a circuncisão em bebês prematuros ou com certas condições de saúde não é recomendada sem a supervisão de um médico.
Embora a circuncisão reduza o risco de várias doenças, ela deve ser acompanhada pelo hábito de limpar o pênis após cada banho e após urinar. Além disso, sempre pratique sexo seguro usando preservativos durante as relações sexuais e não mudando de parceiro.