Muitas pessoas pensam que beber cerveja só procura doenças. Mas isso é realmente verdadeiro? Os pesquisadores descobriram há muito tempo os benefícios da cerveja para a saúde. Mas é claro que esse benefício só será obtido se a cerveja for consumida apenas ocasionalmente e não em excesso, ou seja, para não embebedar.
Quais são os benefícios da cerveja para a saúde?
1. Saúde do cérebro
Por meio de um estudo com 3.660 participantes, descobriu-se que pessoas que bebem cerveja menos de uma vez por semana têm maior risco de derrame do que aquelas que bebem cerveja. Os pesquisadores concluíram que isso acontece porque o álcool tem a capacidade de diluir o sangue, evitando assim a coagulação.
No entanto, beber muita cerveja também causa atrofia cerebral (redução do volume ou capacidade cerebral). Além disso, beba cerveja rica em nutrientes, como as que contêm proteínas, vitaminas B, ferro, riboflavina e magnésio.
2. Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer
Pesquisadores da Escola de Medicina Stritch da Universidade Loyola de Chicago analisaram vários estudos e concluíram que os bebedores de cerveja tinham 23% menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer. O teor de silício na cerveja irá prevenir várias formas de demência e distúrbios cognitivos, incluindo Alzheimer. Acredita-se que o conteúdo de silício na cerveja proteja o cérebro dos efeitos nocivos dos altos níveis de alumínio no corpo, que é uma possível causa do Alzheimer.
3. Rico em antioxidantes
A cerveja que contém antioxidantes contém substâncias xanto-humol. O xantohumol é conhecido por ter propriedades anticancerígenas que ajudam a evitar as enzimas cancerígenas no corpo. Pessoas que bebem cerveja com moderação podem ajudar a prevenir certas reações químicas que podem causar câncer de próstata nos homens. A cerveja também reduz as chances de desenvolver câncer de mama em mulheres.
4. Ajuda a tratar a caspa
Outro fato interessante sobre a cerveja é que ela também pode ser usada como um remédio natural para se livrar da caspa da cabeça. Isso ocorre porque a cerveja está associada a altos níveis de fermento e é rica em vitaminas B. Apenas enxaguar o cabelo com cerveja duas a três vezes por semana pode ajudar a se livrar da caspa e deixar o cabelo macio e brilhante.
5. Melhora a saúde do coração
Em 2012, um estudo descobriu que beber cerveja pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares no corpo. Os pesquisadores também concluíram que esse tipo de cerveja contém antioxidantes naturais, conhecidos como fenóis. Fenóis e antioxidantes são o que melhoram a função cardíaca.
Quanta cerveja ainda é segura para beber sem prejudicar sua saúde?
O mais importante em beber cerveja é beber com moderação, porque beber muito pode ser fatal para a saúde. A cerveja contém muitas calorias que podem aumentar o seu peso e desencadear o acúmulo de gordura no estômago, que costuma ser chamado de barriga de cerveja. O estômago distendido aumenta o risco de desenvolver várias doenças perigosas, como doenças cardíacas, colesterol alto e obstrução dos vasos sanguíneos.
Beber muita cerveja também pode danificar o fígado e levar a doenças graves, que variam de fígado gorduroso a cirrose. Sem mencionar o risco de vício e comportamento de alto risco em que você pode se envolver quando estiver embriagado.
Portanto, de acordo com o CDC, certifique-se de que se você bebe cerveja, isso não é mais do que 12 onças de cerveja ou o equivalente a um copo de tamanho normal.