Você certamente sabe que o esperma que fertiliza o óvulo pode causar gravidez. No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam como os espermatozoides podem fertilizar um óvulo. O motivo é que a gravidez pode ocorrer mesmo quando o homem ejaculou fora da vagina. Portanto, é possível que os espermatozoides sobrevivam sem estar no útero. Bem, se o esperma adere à pele, ele ainda está vivo? Ainda pode causar gravidez? Confira a seguinte explicação.
Quanto tempo os espermatozoides sobrevivem quando fixados na pele humana?
As células de esperma vivem no sêmen dos homens. O sêmen é o fluido que o homem secreta pelo pênis quando ejacula.
No útero, os espermatozoides se separam do sêmen e nadam em direção ao óvulo. Se conseguir encontrar o óvulo, a combinação dos dois crescerá como um feto.
Se o sêmen for produzido fora da vagina e grudar na pele, os espermatozoides protegidos por esse fluido podem sobreviver por um tempo.
De acordo com especialistas, os espermatozoides podem sobreviver na pele humana em apenas alguns minutos. Especialmente se suas mãos ou pele estiverem muito secas.
No entanto, é certo que, se o sêmen na pele secar, as células do esperma também morrerão e não poderão causar gravidez.
No entanto, se o sêmen ainda estiver úmido e a temperatura da pele estiver quente e úmida o suficiente, a capacidade de sobrevivência do esperma aumenta.
Alguns especialistas afirmam que em condições perfeitas, ou seja, a superfície da pele está quente e úmida e o sêmen ainda úmido, os espermatozoides podem viver até 20 minutos.
Você pode engravidar se o esperma ficar preso nas mãos ou em outras partes da pele?
Se o sêmen aderir à pele ao redor da vagina (não entrar), as chances de engravidar são muito pequenas. A razão é que o esperma não será capaz de fluir para o útero dessa forma.
No entanto, o risco de engravidar permanece depois de se masturbar com seu parceiro. Após a masturbação, o sêmen pode aderir às mãos.
Se as mãos e os dedos ainda pegajosos com o sêmen tocarem diretamente a abertura vaginal sem demora, isso pode levar à gravidez.
O motivo é que os espermatozoides que ainda estão vivos na superfície da pele do dedo podem se mover e entrar no útero pela vagina.
De acordo com o dr. David Delvin, especialista em saúde sexual da Sociedade Internacional de Medicina Sexual, considera a possibilidade de gravidez porque os espermatozoides que ainda sobrevivem na pele são realmente muito pequenos.
No entanto, isso não significa que seja impossível.
Portanto, para evitar gravidez ou transmissão de doenças venéreas, você ainda deve usar preservativo, mesmo que não seja penetrante.
Além disso, após a ejaculação externa, limpe imediatamente o sêmen aderido à pele ou parceiro até que esteja completamente seco. Além disso, evite tocar diretamente na vagina após tocar no pênis ejaculado.
Fatores que afetam a capacidade dos espermatozoides de sobreviver
O grau de sobrevivência dos espermatozoides fora do útero pode variar de pessoa para pessoa.
Isso é influenciado por fatores de risco, como estilo de vida pouco saudável, hábitos de fumar, hábitos de consumo de álcool, obesidade, consumo de certas drogas e a própria qualidade do esperma.
Quanto mais baixa for a qualidade do seu esperma, mais rapidamente as células do esperma morrerão após a ejaculação.