A natação é um esporte adequado para todas as idades e costuma ser uma forma de relaxar nos fins de semana. Em vez de apenas "brincar na água", porque não aperfeiçoam as técnicas de natação, uma das quais é a natação nado peito.
Se você deseja dominar as técnicas básicas de natação, como o nado livre, tente começar com o nado peito. Se você praticar natação nado peito com a técnica certa, isso pode trazer muitos benefícios para o seu corpo.
Técnica fácil de nado peito para iniciantes
Natação peito ou nado peito Esta é uma das técnicas de natação mais fáceis de aprender para iniciantes. Se você optar por aprender com um instrutor de natação, geralmente esse estilo de natação é ensinado primeiro.
A razão é que a técnica, também conhecida como natação estilo sapo, permite que a cabeça do nadador fique acima da superfície da água. Quando você está começando a aprender a nadar, pode não estar acostumado, sentir medo e pânico de afundar a cabeça na água.
Maneiras fáceis de aprender a nadar para iniciantes
Bem, este estilo de natação, também chamado de natação estilo sapo, permite que os iniciantes aprendam a nadar mais relaxados, sem ter que sentir medo de se afogar. A razão é que outros estilos de natação tendem a exigir que sua cabeça saia e entre na água alternadamente para respirar.
Para iniciantes, veja como fazer a técnica de natação de nado peito que você pode fazer.
1. Posição do corpo e da cabeça
A posição correta do corpo e da cabeça visa melhorar a técnica geral de nado peito. Quando na água, a posição do corpo deve ser reta com a superfície da água e a cabeça voltada para frente paralela ao seu corpo.
Em seguida, mantenha os ombros, quadris e pés alinhados, mas incline ligeiramente as costas para manter o movimento de chute dos pés debaixo d'água.
Além disso, você precisa manter os ombros e o pescoço o mais relaxados possível para ajudar a mover os braços e reduzir a tensão. Ao deslizar os braços para a frente, mantenha a cabeça ligeiramente abaixada para evitar a resistência à água.
2. Técnica de movimento da mão
Os movimentos dos braços na natação de nado peito tendem a ser mais praticados na água. Primeiro, aponte os braços esticados à sua frente com as palmas voltadas uma para a outra. Em seguida, empurre seu corpo para deslizar para a frente.
Depois disso, siga estas etapas para praticar a técnica de movimento do braço.
- A partir do deslizamento e a posição do corpo é razoavelmente estável, mova seus braços em um círculo para fora do corpo.
- Tente não tornar o movimento circular muito amplo, pois a maior parte do impulso vem das pernas, não dos braços.
- Depois de formar um círculo completo, junte as palmas das mãos na parte superior do peito.
- Estique os braços para trás, com as palmas das mãos juntas e, em seguida, comece o movimento do braço novamente.
3. Técnica de movimento do pé
Em contraste com a técnica de nado nado livre, a maior parte do impulso para que o corpo deslize para frente vem da batida de perna no nado peito. O movimento de seus pés quando você nada é semelhante ao dos pés de um sapo quando você nada.
Para obter mais detalhes, aqui está um guia para a técnica de movimentos dos pés na natação estilo sapo.
- Depois de deslizar com as pernas esticadas, dobre os joelhos para baixo até que os calcanhares apontem para as nádegas. As solas dos pés também apontam para a superfície da água.
- Posicione os joelhos ligeiramente afastados do quadril, voltados para baixo e um pouco atrás da linha do quadril.
- Em seguida, execute chutes radicais para fora e para trás em um movimento circular. Mantenha os pés firmes e não soltos.
- Traga as pernas juntas para trás em uma posição reta para trás, enquanto seus braços também estão esticados à sua frente para evitar a resistência à água.
4. Respirando
Se você já é bom em nadar com movimentos de braços e pernas, pode aprender a técnica de respiração na natação nado peito. Você deve ser capaz de sintonizar e determinar o momento certo para respirar.
Embora seja mais fácil do que outras técnicas, você também precisará dominar as técnicas de respiração, como as seguintes.
- Com as mãos na frente do peito, levante os ombros para tirar o rosto da água e inspirar.
- Levante a cabeça naturalmente e não force para evitar dores nas costas. Não abaixe os quadris, o que pode atrapalhar os movimentos.
- Continue entrando novamente na cabeça e expirando na água quando os braços e as pernas estiverem juntos e retos para trás como todos eles.
Benefícios para a saúde da natação nado peito
Embora essa técnica seja fácil de dominar para iniciantes, há uma série de bons benefícios que você obterá nadando no nado peito ou no sapo abaixo.
1. Fortalece ossos e músculos
A natação obriga a manter a movimentação dos músculos por todo o corpo, da cabeça aos pés. Se você fizer isso regularmente, a natação pode manter a força muscular para que a massa muscular não diminua drasticamente em uma idade jovem.
Manter a massa muscular desde o início também ajuda a manter os ossos mais fortes. Em última análise, fortalecer os músculos e os ossos pode ajudar a diminuir o risco de osteoporose mais tarde na vida.
2. Melhorar o condicionamento cardíaco e pulmonar
Cansado rapidamente e sem fôlego, mesmo que você não esteja fazendo atividades extenuantes, pode ser um sinal de que a forma física do seu coração e dos seus pulmões não está boa. Bem, uma rotina de natação pode ajudá-lo a superar esse problema.
A natação é um exercício cardiovascular útil para aumentar a frequência cardíaca. Quando o músculo cardíaco está forte, os vasos sanguíneos podem fluir mais e mais rápido o sangue, de modo que ele fornece mais oxigênio a todas as células dos órgãos do corpo.
Isso permite que o coração e os pulmões trabalhem com mais eficiência e aumenta sua capacidade de trabalho. Quanto mais estável for a sua frequência cardíaca e respiratória durante a atividade, melhor será o seu condicionamento físico. No final, você poderá realizar suas atividades físicas normais sem se sentir cansado rapidamente e poderá respirar melhor.
3. Manter a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue estáveis
Os benefícios da natação também são bons para a saúde do sistema cardiovascular. A atividade de natação ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular. Um coração que funciona com mais eficiência ao bombear o sangue pode tornar a pressão arterial mais controlada.
A boa circulação sanguínea também ajuda a aumentar o metabolismo do corpo. Isso faz com que o corpo queime de forma ideal as reservas de carboidratos ou gordura como fonte de energia.
Citando jornais Biologia molecular hormonal e investigação clínica em 2019, a natação mencionada ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo os fatores que causam complicações do diabetes. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue em seu corpo podem ficar mais despertos.
Algum plano para nadar durante a pandemia de COVID-19? Aqui está o risco de contágio
4. Queime gordura com mais eficácia
A natação inclui exercícios para perder peso e queimar calorias. Nadar para frente e para trás por 10 minutos pode queimar até 60 calorias.
Você pode queimar 200 calorias apenas nadando vagarosamente por 30 minutos. Na verdade, o número de calorias queimadas é mais do que caminhar durante a mesma duração. A queima de gordura geralmente ocorre 20 minutos depois de nadar, porque seu corpo queima primeiro os carboidratos armazenados e, em seguida, queima a gordura.
Se quiser perder peso rapidamente, você deve nadar regularmente por pelo menos 30 minutos por dia. Quanto mais rápido e mais longe você percorrer ao nadar, mais calorias você queimará automaticamente.
Para iniciantes, experimente nadar por 10 minutos primeiro, depois aumente gradualmente a duração e a distância. Não se esqueça, os benefícios da natação para perda de peso serão maximizados se você equilibrar isso com uma dieta saudável e balanceada.
5. Previna o risco de doenças crônicas
A natação regular pode ajudá-lo a manter e fortalecer a função cardíaca. Uma frequência cardíaca mais forte e estável também pode evitar vários riscos de doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame e diabetes.
Pesquisa carregada International Journal Of Biological Macromolecules em 2018 também provou que nadar com certos medicamentos pode reduzir o colesterol ruim (LDL) nos vasos sanguíneos. A natação também é um tipo de exercício eficaz no alívio da dor lombar ou lombar dor lombar crônica.