Muitas vezes ignoradas, essas 7 coisas podem ser os primeiros sintomas da esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental que faz com que o portador tenha dificuldade em distinguir o que é real do não, dificuldade de pensar com clareza, administrar as emoções, se relacionar com outras pessoas, tornando muito difícil levar uma vida normal. Embora seja um transtorno mental crônico, a esquizofrenia pode ser bem controlada se tratada o mais rápido possível no início. Para isso, vamos reconhecer os primeiros sintomas da esquizofrenia.

Vários sintomas iniciais da esquizofrenia

Em algumas pessoas, a esquizofrenia aparece repentinamente, sem nenhum sinal especial prévio. Mas, geralmente, essa doença aparece lentamente e é caracterizada por certos sintomas muito antes do primeiro episódio grave. A seguir estão vários sintomas iniciais da esquizofrenia a serem observados:

1. Depressão e afastamento do meio ambiente

O sintoma inicial mais comum da esquizofrenia é sentir-se deprimido, a ponto de se afastar do ambiente. Não apenas atividades fora de casa, como escola e escritório, mas alguém também evitará interações sociais com a família e amigos.

Eles vão gastar seu tempo se isolando. Ele também começa a perder os hobbies, interesses e ambições que tinha anteriormente. Além disso, as pessoas com depressão também são letárgicas, perdem o apetite e têm problemas para dormir. Na verdade, ele começa a mostrar indiferença ao seu entorno ou a situações importantes.

2. Não mantenha mais a higiene pessoal

As pessoas afetadas pela esquizofrenia lentamente param de fazer as atividades diárias para se limpar, como tomar banho, escovar os dentes e trocar de roupa.

Essa atitude surge porque passam a ser indiferentes, se ignoram e também porque se isolam do meio social. Em alguns casos, as pessoas com esquizofrenia não sabem mais que sua higiene e aparência já são muito ruins.

3. Expressão plana ou em branco

Normalmente, o sinal físico mais visível quando uma pessoa experimenta os primeiros sintomas de esquizofrenia é uma expressão facial vazia. É caracterizada por olhos vazios e uma expressão neutra.

Normalmente, uma pessoa também é incapaz de expressar emoções tristes ou felizes. Mesmo se você puder, geralmente lágrimas e risos são liberados de forma anormal. Além disso, algumas pessoas também apresentam reações sensoriais agudas, como sensibilidade à luz e sons muito altos.

4. Alucinações

Citado do Medical Daily, mais de 70 por cento dos pacientes esquizofrênicos experimentam alucinações na forma de som. Como resultado dessas alucinações, as pessoas com esquizofrenia perderão a cabeça, perderão a concentração e terão memória fraca.

Além disso, às vezes essas vozes parecem que você deve fazer certas coisas para prejudicar a si mesmo ou a outras pessoas. Essa voz pode vir de uma pessoa que não está realmente falando ou mesmo de uma fonte desconhecida. Isso geralmente ocorre em 70 por cento dos casos de esquizofrenia.

5. Delírios

Além de ter alucinações, as pessoas com esquizofrenia também costumam ter delírios. A ilusão é um transtorno mental no qual a pessoa não consegue distinguir entre realidade e imaginação.

Então ele vai acreditar na imaginação e agir como o que está sendo pensado. Por exemplo, você acredita que é um ator famoso que está no auge da popularidade.

6. Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono são um dos primeiros sintomas da esquizofrenia. Normalmente, esse distúrbio do sono pode ser na forma de sono excessivo ou vice-versa, ou seja, insônia. Essa condição pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, distúrbios do sono acompanhados por vários outros sintomas iniciais da esquizofrenia precisam ser vigiados.

7. Dificuldade em organizar pensamentos

Pessoas com sintomas iniciais de esquizofrenia geralmente também são caracterizadas por dificuldade em organizar seus pensamentos. Eles podem não ser capazes de seguir e entender o que as outras pessoas estão falando com eles ou assistindo. Da mesma forma, quando ele fala, ele fará várias declarações estranhas e irracionais.

Se você notar esses sintomas em alguém próximo a você, consulte imediatamente um médico ou profissional de saúde mental para obter mais diagnósticos.