As feridas vaginais, mesmo que pequenas e pareçam inofensivas, podem causar desconforto. Quais são as causas da vagina de uma mulher apresentar feridas e escoriações na área íntima? Existe uma maneira de tratar feridas vaginais?
Causas de feridas na vagina
Para mulheres sexualmente ativas, você pode ter experimentado bolhas e feridas na vagina. Na verdade, a ferida na parte íntima não parece grave, como escoriações comuns. No entanto, o desconforto resultante pode interferir em suas atividades diárias. Por exemplo, apenas caminhar, sentar e fazer sexo com um parceiro reduzirá o prazer.
Existem várias coisas que causam feridas na vagina, aqui estão alguns exemplos:
1. Menopausa e falta de estimulação
Quando você está na menopausa, o hormônio estrogênio no corpo começa a diminuir e o corrimento vaginal diminui. As paredes vaginais secas podem causar feridas e bolhas quando expostas à fricção repetida do pênis.
Enquanto isso, quando a condição da mulher é suficientemente estimulada, a vagina produz naturalmente um fluido que lubrifica a cavidade durante a relação sexual. Então, os fluidos vaginais podem reduzir o atrito que pode irritar ou rasgar a parede vaginal
2. Posições sexuais de risco
Algumas posições de relação sexual, tendem a correr o risco de causar feridas na vagina. É recomendado para mulheres, ao fazer sexo, fazer uma posição que possa controlar a profundidade do pênis. Por exemplo, com posição mulher em No início, o risco de feridas na vagina é menor, porque as mulheres podem controlar mais facilmente a fricção do pênis que entra.
3. Coceira vaginal ou infecção por fungos
Quando coçam na região púbica, muitas mulheres não percebem que estão coçando para aliviar a coceira na vagina. Infelizmente, coçar não é recomendado porque pode causar feridas e bolhas ao redor. A coceira geralmente é causada por uma infecção, pode ser causada por um fungo ou bactéria. É melhor se houver coceira porque a infecção é curada imediatamente para que não se espalhe para outras áreas da pele.
Como curar feridas na vagina?
1. Não faça uma ducha vaginal
Fazer uma ducha na vagina (borrifar fluido de limpeza na área genital) pode perturbar o equilíbrio natural das bactérias que são úteis para proteger as membranas mucosas e manter a saúde da vagina.
A vagina de cada mulher basicamente tem sua própria maneira de se limpar. Portanto, você não precisa dar uma ducha para limpar a vagina. Simplesmente lavando ou enxaguando com água enquanto seca. Afinal, a ducha higiênica não pode livrar-se da infecção ou da bactéria que causa coceira na vagina.
2. Evite fazer sexo enquanto a vagina ainda estiver com bolhas
Não é recomendado fazer sexo quando sua condição vaginal estiver lesada. Teme-se que a fricção do pênis e da vagina torne a ferida vaginal mais aberta e ampla.
3. Jaapenas arranhando ou inserindo algo na vagina
Coçar a vagina pode tornar a cavidade vulvar ou vaginal ainda mais dolorida. É verdade que coçar pode aliviar a coceira, mas dura apenas temporariamente. Evite também o uso de tampões ou copos menstruais, onde ambos os produtos femininos devem ser inseridos na vagina. Melhor usar absorventes por um tempo até que a ferida na vagina cicatrize.
4. Limpe a vagina
Isso não significa que ter uma vagina com autolimpeza signifique que você não a mantenha limpa. A higiene vaginal recomendada aqui é lavar a vagina com água e secar antes de colocar a roupa de baixo.
Se quiser usar sabonete, use sabonete que contenha ingredientes hipoalergênicos, especificamente para a vagina. Lembre-se, limpe apenas a parte externa da vagina, não precisa ser limpo na abertura vaginal.
5. Faça tratamento médico e consulte um médico
Manchas de feridas na pele do corpo, às vezes causam dor desconfortável. Além disso, feridas na vagina, às vezes você vai sentir dor excessiva. Para aliviar a dor, você pode tomar medicamentos analgésicos rotulados ou analgésicos como o paracetamol.
Se sentir que as feridas na vagina estão a piorar e não melhorar. Consulte imediatamente um médico para obter o diagnóstico e tratamento médico corretos o mais rápido possível.