Pelo menos, existem dois tipos de gordura encontrados nos alimentos, a saber, gordura saturada e gordura insaturada. Ambos se distinguem em gorduras boas e gorduras ruins. Então qual é a diferença entre os dois?
Visão geral da gordura e seus tipos
Antes de saber o que são gorduras boas e gorduras ruins, você deve primeiro conhecer a definição de gordura em si e seus tipos.
A gordura é basicamente uma substância de alta energia. Um grama de gordura, independentemente do seu tipo, pode fornecer 9 kcal de energia (a unidade de calorias para energia).
A gordura auxilia o corpo na absorção de vitamina A, vitamina D e vitamina E. Essas vitaminas são vitaminas solúveis em gordura. Ou seja, esses tipos de vitaminas só podem ser absorvidos pela gordura para serem convertidos em energia.
Se houver algum resíduo, a gordura não utilizada será convertida em gordura corporal. Por esse motivo, os especialistas em saúde costumam aconselhar não consumir muita gordura para que ela não se acumule, o que leva à obesidade.
De um modo geral, a gordura é dividida em três tipos: gordura saturada, gordura insaturada e gordura trans.
Quais são as gorduras boas e as más?
As gorduras insaturadas são conhecidas como gorduras boas. Existem duas formas de gordura insaturada, ou seja, a forma simples e a forma dupla.
As gorduras poliinsaturadas são divididas em ômega-3, ômega-6 e ômega-9. Esses tipos de gorduras também são conhecidos como ácidos graxos essenciais. O corpo humano não pode produzir ácidos graxos essenciais, por isso precisa obtê-los dos alimentos.
Esse tipo de gordura ajuda a manter as artérias limpas. Essas gorduras ajudam a produzir colesterol que, por sua vez, pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Outra função é reduzir o colesterol ruim, que causa doenças cardíacas.
Uma dieta rica em gorduras insaturadas pode ajudar a evitar problemas cardíacos mais tarde na vida.
Enquanto isso, a gordura saturada pode ser encontrada em muitos alimentos, mesmo naqueles que parecem saudáveis, como nozes.
Se você costuma comer gordura saturada como dieta diária, pode estar exposto ao colesterol total. Isso pode levar a um aumento do colesterol LDL prejudicial, que pode levar ao bloqueio das artérias do coração.
Por outro lado, não há evidências suficientes de que esse tipo de gordura possa aumentar o risco de doenças cardíacas. No entanto, substituir essas gorduras por gorduras boas pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
Pode-se dizer que esse tipo de gordura é classificado como um grupo neutro, mas seu consumo ainda deve ser limitado.
Finalmente, existem as gorduras trans. Assim como a gordura saturada, a gordura trans pode estimular a produção de colesterol ruim. A diferença é que essa gordura pode desencadear uma inflamação associada ao surgimento do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e derrame.
Consumir em pequenas quantidades todos os dias pode aumentar o risco de doenças cardíacas em até 23%. Portanto, as gorduras trans são frequentemente chamadas de gorduras ruins.
Como obter boas gorduras?
Você pode obter gorduras boas simples de:
- óleos como azeite, canola e óleo de semente de uva,
- nozes e sementes,
- carnes magras também
- abacate,
Enquanto isso, você pode obter gorduras duplas boas de fontes de ômega-3 e ômega-6, como:
- atum, salmão e cavala,
- nozes e sementes de linhaça,
- alimentos processados de soja,
- vegetais de folhas verdes,
- nozes também
- leite materno (ASI) para bebês.
O ômega-3 ajuda no desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê no útero e durante os primeiros 6 meses de vida. Em crianças, esses nutrientes podem promover o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso e fortalecer o sistema imunológico.
Para adultos, os ômega-3 são bons para a artrite reumatóide e a inflamação. O ômega-3 e o ômega-6 podem prevenir doenças cardíacas, ajudando a controlar o colesterol ruim.
De onde você tira a gordura ruim?
Enquanto isso, você pode obter gordura trans de:
- bolos e biscoitos embalados,
- fast food (fast food),
- carne vermelha, e
- comida frita.
Alguns produtos de origem animal e alimentos processados, especialmente fast food frito, são geralmente ricos em gorduras trans. Esses tipos de alimentos têm sido associados a níveis elevados de colesterol no sangue.
Se a ingestão de gordura trans for superior a cerca de 10% da ingestão energética diária, a quantidade de colesterol ruim no sangue aumentará. Isso pode desencadear o bloqueio dos vasos sanguíneos e pode levar a doenças cardíacas.
Substituir a gordura saturada por gorduras mono e poliinsaturadas pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Os vegetarianos podem escolher consumos à base de plantas ricas em ômega-3 para obter benefícios suficientes em sua dieta.