8 fatos interessantes sobre o útero feminino para saber

O útero é um órgão reprodutor feminino que tem várias funções. Um deles é como local de fertilização para que ocorra o processo de gravidez. No entanto, você sabia que existem outros fatos sobre o útero de uma mulher? Leia a explicação completa abaixo.

Fatos sobre o útero feminino

Aqui está uma explicação do útero de uma mulher que você pode não saber, como:

1. Elástico e expansível

O útero é o órgão mais flexível do corpo feminino. O motivo é que o útero tem o tamanho ideal de uma laranja e está localizado na região pélvica.

Porém, não precisa se preocupar porque durante a gravidez o útero é classificado como elástico para que possa se alargar de acordo com o tamanho do bebê.

De acordo com a American Pregnancy Association, no primeiro trimestre da gravidez, o útero tem o tamanho de uma toranja e começa a crescer para fora da pelve.

Até o terceiro trimestre, o tamanho do útero aumentará como uma melancia. Na verdade, o tamanho do útero também pode aumentar ainda mais se você estiver grávida de gêmeos.

Após o parto, o útero leva 6 semanas para retornar ao seu tamanho normal.

2. Ter dois úteros

Em geral, uma mulher nasce com um útero. No entanto, em casos muito raros, uma pessoa pode nascer com dois úteros.

Não há uma causa definida para essa condição. No entanto, é mais provável que as mulheres com dois úteros ocorram devido a fatores hereditários que também são raros.

Não precisa se preocupar muito porque você também tem a chance de engravidar com sucesso. No entanto, existe um risco aumentado de aborto espontâneo ou parto prematuro.

3. Mulheres nascem sem útero

As mulheres também podem nascer sem útero ou com útero incompleto. Portanto, ela não teve menstruação e teve uma gravidez normal.

Essa condição, que afeta 1 em 5.000 mulheres, também é conhecida como síndrome de Mayer-Rokitanski-Küster-Hauser (MRKH).

Se você quiser ter filhos, as mulheres que não têm útero podem ser submetidas a fertilização in vitro (FIV). Isso ocorre porque os ovários ainda estão funcionando para produzir óvulos que estão prontos para serem fertilizados.

Mais tarde, o embrião acabado irá se mover para o útero de uma mãe substituta (madrasta) que desejam conceber e dar à luz um bebê.

4. Transplante Uterino

Uma maneira de engravidar rapidamente com a condição de não ter útero é através do transplante de útero.

Portanto, as mulheres que nascem sem útero podem receber um útero doador de outra pessoa. Nesse processo único de parto, o bebê geralmente nasce por cesariana.

Infelizmente, atualmente o procedimento para transplantar ou transplantar o útero de uma mulher ainda é muito limitado. Nem todos os países ou hospitais podem fazer isso.

No entanto, mais tarde, esse procedimento também deve ser uma resposta para mulheres que fizeram histerectomia (remoção do útero), por exemplo, por causa do câncer.

5. Ficar grávida após tubectomia

A tubectomia é um método de contracepção estéril (planejamento familiar estéril). O pessoal médico atará ou romperá as trompas de falópio para que os espermatozoides não encontrem os óvulos para fertilização.

Mesmo que eles finalmente se encontrem, a combinação dos dois não será capaz de entrar no útero para formar um feto.

No entanto, aparentemente você ainda pode engravidar após uma tubectomia porque um procedimento de recolocação da trompa de Falópio pode ser realizado.

O que você precisa prestar atenção é que esse procedimento de reversão também pode aumentar o risco de complicações na gravidez, como gravidez ectópica.

6. Satisfação sexual

Não apenas órgãos como a vagina ou o clitóris, o útero também desempenha um papel na satisfação sexual da mulher.

Isso ocorre porque o útero tem a função de fornecer sangue a áreas do corpo para receber estímulos, como os lábios vaginais, o clitóris e a região pélvica.

Sem fluxo sanguíneo para esses órgãos, é difícil para as mulheres desfrutarem de estímulos e sentirem orgasmo.

7. A posição do útero muda de inclinação

Citando a Mayo Clinic, a posição do útero da mulher em geral aponta para a frente, na área cervical.

No entanto, sua posição também pode mudar inclinada em direção à parte posterior do colo do útero, que é conhecido como útero inclinado.

Normalmente, os médicos irão considerar isso uma variação anatômica normal. Além disso, um útero inclinado também pode ocorrer desde o recém-nascido ou tecido cicatricial devido à endometriose.

Também não há necessidade de se preocupar muito porque essa anomalia uterina geralmente não afeta sua fertilidade.

8. Dê forma a um coração

O formato do coração no útero da mulher, em termos médicos, é um útero bicorno. Se geralmente o útero tem o formato de uma pêra, nessa condição existem duas protuberâncias que lembram um coração.

Provavelmente, 1 em 1.000 mulheres com útero em formato de coração não apresenta nenhuma anormalidade ou sintoma que afete a menstruação.

No entanto, certas condições podem aumentar o risco de parto pélvico, parto prematuro e aborto espontâneo.