Por que a garganta ainda coça e dói quando a tosse é curada?

Normalmente, ao tossir, a garganta também causa coceira e ferida. Geralmente, alguns tipos de tosse causados ​​por uma infecção leve passam em questão de dias. Infelizmente, às vezes a garganta ainda deixa dor e coceira, embora a tosse tenha cicatrizado. O que você acha que causou isso?

A causa de uma dor de garganta e coceira, embora a tosse tenha cicatrizado

A tosse é o problema de saúde mais comum. A tosse é normalmente a resposta natural do corpo quando o trato respiratório "chega" por partículas estranhas ou outras substâncias irritantes. Essa é a maneira que o corpo usa para limpar o trato respiratório dessas partículas estranhas. No entanto, uma tosse persistente é um sintoma de uma doença.

A maioria das pessoas se recupera rapidamente de tosses causadas por infecções leves, como gripe ou tosse de alergia. Mas às vezes a garganta ainda coça e dói, embora a tosse tenha parado. É claro que isso faz com que você pigarreie frequentemente devido ao desconforto na garganta.

Em geral, o especialista respiratório Garry Stadtmauer da City Allergy of New York explicou que uma dor de garganta que ainda coça após a cura da tosse é o efeito do sistema imunológico do corpo trabalhando contra os germes que causam a tosse.

Além disso, existem também várias outras condições que podem ser a causa de uma dor de garganta, mesmo que a tosse tenha diminuído, a saber:

1. O muco restante que ainda está se acumulando

Se sua tosse for catarro ou se a tosse seca for acompanhada de outros sintomas de resfriado, é normal que sua garganta ainda sinta coceira e feridas depois que a tosse foi curada.

Isso pode ser devido à presença de muco residual (catarro) que se acumulou ao longo das vias aéreas. Este muco continuará a escorrer pela parte de trás da garganta e causar coceira e secura na garganta. Esta condição também é conhecida como um evento gotejamento pós-nasal e é muito comum após a recuperação de um resfriado ou gripe.

Para superar isso, você pode usar um spray nasal que contenha soro fisiológico (água salgada) para diluir o muco nas vias nasais. Este medicamento pode ser comprado em farmácias sem receita médica ou pode ser feito de forma independente em casa como um medicamento natural para a tosse.

No entanto, certifique-se de ler atentamente as instruções de uso na embalagem do medicamento. Se você não entender as regras de uso, não hesite em perguntar ao seu médico.

2. Infecção secundária

Uma garganta que continua a coçar, mesmo que a tosse tenha cicatrizado, pode ser um sinal de outra infecção que o ataca.

A tosse pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral. Agora, depois que o corpo conseguiu lutar contra os germes que causam a tosse, às vezes outros germes podem rapidamente se revezar para entrar e atacar seu corpo novamente. Especialmente se seu sistema imunológico ainda não estiver 100% apto. Então é mais fácil você ficar doente novamente.

As infecções secundárias, que são caracterizadas por coceira e dor de garganta após a cura da tosse, não devem ser ignoradas porque podem causar problemas de saúde mais sérios.

Consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado. Seu médico pode prescrever antibióticos ou antivirais para combater a infecção em seu corpo.

3. Sintomas de problemas de ácido estomacal

Se você tem problemas de ácido estomacal, como DRGE (aumento do ácido gástrico), também pode apresentar sintomas como tosse, coceira e dor de garganta.

O líquido ácido é produzido rotineiramente para facilitar o trabalho do sistema digestivo. No entanto, quando a quantidade de ácido produzida é excessiva, você pode ter problemas de ácido estomacal, como úlceras ou DRGE.

A DRGE pode fazer com que o ácido gástrico suba para o esôfago. Se não for tratada, pode irritar o revestimento da garganta e causar sensação de coceira e dor de garganta ou tosse crônica.

Tente evitar alimentos que causem altos níveis de ácido estomacal para que a coceira na garganta diminua. Se necessário, tome medicamentos de ácido gástrico para neutralizar o ácido gástrico que esteja muito alto.

4. Reações alérgicas

Você tem histórico de alergia a poeira, poluição do ar, fumaça de cigarro ou outros irritantes?

As alergias das vias respiratórias ou rinite podem causar sintomas de tosse persistente, sendo a forma natural do corpo expelir alérgenos ou substâncias consideradas prejudiciais ao corpo. Alguns outros sintomas que podem surgir de alergias são congestão nasal, olhos lacrimejantes, espirros e dor de garganta.

Esses sintomas de alergia podem aparecer e desaparecer simultaneamente ou alternadamente. Portanto, depois que a reação de tosse causada por alergias diminuir, não é impossível que sua garganta ainda sinta dor e coceira.

Portanto, para que a coceira na garganta melhore rapidamente, tente evitar vários irritantes que podem desencadear alergias. Não hesite em consultar um médico imediatamente se a coceira na garganta não diminuir.