Muitas pessoas usam sabonetes antibacterianos e anti-sépticos no banho por serem considerados mais limpos e capazes de repelir os germes que aderem à pele. No entanto, você sabia que existem perigos ocultos no uso de sabonete anti-séptico para o banho?
O sabonete anti-séptico pode tornar as bactérias resistentes
Os sabonetes antibacterianos e anti-sépticos afirmam ser capazes de remover bactérias aderentes. Isso pode ser verdade. No entanto, usar sabonete anti-séptico com muita frequência pode tornar as bactérias resistentes e mais difíceis de eliminar.
Pessoas que apresentam queixas de doenças de pele, como dermatite atópica, também devem evitar o uso de sabonete anti-séptico para o banho. Isso porque o uso de sabonete anti-séptico tende a irritar a pele, tornando-a mais seca.
Os perigos de usar sabonete anti-séptico para o banho
Além de imunizar as bactérias, existem vários outros perigos que aparecem na pele devido ao uso de sabonete anti-séptico para o banho.
A presença de triclosan em sabonetes anti-sépticos e antibacterianos os torna diferentes dos sabonetes comuns. Este conteúdo pode causar problemas de pele.
Alguns dos efeitos colaterais que os sabonetes anti-sépticos têm em sua pele incluem:
1. A pele fica seca e áspera
Um dos perigos para a pele ao usar sabonete anti-séptico no banho é que ele a torna seca e áspera.
Isso é causado pelo conteúdo de triclosan, que reduz a oleosidade da pele, fazendo com que a pele fique áspera, com coceira e fique vermelha.
2. Aumenta o risco de alergias
Além de ser seco, outro perigo do sabonete anti-séptico na pele, quando usado para tomar banho regularmente, é que ele causa alergias. O composto triclosan é novamente suspeito por ter efeitos colaterais no sistema imunológico humano.
Se o triclosan encontrar bactérias, ocorrerão mutações e podem inibir o sistema imunológico no combate às bactérias. Portanto, é possível que ocorra uma reação alérgica causada pelo uso frequente de sabonete antibacteriano para o banho.
3. Pode alterar os hormônios
Um dos efeitos colaterais do sabonete anti-séptico são as alterações hormonais.
Um estudo de 2010 revelou um aumento na produção de testosterona do corpo quando exposto ao triclosan.
Isso foi demonstrado por meio de experimentos com animais que receberam compostos de triclosan. O animal então desenvolveu um desequilíbrio do hormônio testosterona.
No entanto, vários outros estudos ainda são necessários para determinar os perigos dos anti-sépticos na pele quando usados para banhos regulares. Isso causa um impacto muito ruim para colocar vidas em perigo ou não.
Sabonete comum é melhor para vários tipos de pele
De acordo com a Food and Drugs Administration dos EUA, não há dados suficientes para mostrar que o sabonete anti-séptico é melhor na prevenção de doenças do que o sabonete comum.
Por isso, escolher um sabonete comum com água ao tomar banho e lavar as mãos é uma escolha acertada para evitar os perigos do sabonete anti-séptico, que pode causar danos à pele.
Para que você não faça a escolha errada e cause problemas de pele, há várias coisas que você precisa prestar atenção ao escolher o sabonete para o banho, incluindo:
- Escolha um sabonete que não contenha álcool e seja antibacteriano. Ambos têm o potencial de tornar a pele seca, com coceira e muito tensa.
- Use um sabonete neutro ou gel de banho contendo óleo ou gordura adicionado.
- Não se esqueça de ver se há alguma escrita hidratante, hipoalergênico , ou feito para peles sensíveis como uma escolha alternativa de acordo com o tipo de pele.
A maioria das pessoas pensa que o sabonete antibacteriano e anti-séptico pode matar os germes quando usado regularmente. Na verdade, o sabonete anti-séptico pode ser perigoso para o seu problema de pele.
Por isso, escolha sabonete normal. Se ainda não tiver certeza, consulte seu médico para determinar o sabonete certo para o seu tipo de pele.