Quando você for diagnosticado com câncer de nódulo linfático ou linfoma, seu médico lhe dirá o estágio do seu câncer. O estadiamento é uma forma de saber a propagação das células cancerosas e sua condição. Saber o estágio do câncer pode ajudar os médicos a planejar o tratamento adequado para o linfoma. Então, qual é a explicação de cada estágio do câncer de linfonodo ou linfoma do início ou 1 ao final ou 4?
Determinando o estágio do câncer de linfa ou linfoma
O câncer de linfonodo ou linfoma é um tipo de câncer do sangue que começa no sistema linfático. O sistema linfático está espalhado por todo o corpo, o que inclui os gânglios linfáticos, baço, timo, medula óssea e outros, que desempenham um papel no sistema imunológico.
A partir de um tecido do sistema linfático, as células cancerosas do linfoma podem se espalhar para outras áreas ou até mesmo para outros órgãos do corpo. O grau de propagação é descrito pelo estágio.
Os relatórios do Lymphoma Action, o sistema de estadiamento do linfoma para todos os tipos, tanto o linfoma de Hodgkin quanto o linfoma não Hodgkin, são geralmente os mesmos, exceto para certos tipos, como o linfoma não Hodgkin em crianças.
Esta encenação usa a classificação de Lugano, que é baseada no sistema Ann Arbor. Com base nesse sistema, o estágio do câncer de linfonodo ou linfoma é dividido em quatro estágios, a saber, 1, 2, 3 e 4, que geralmente são escritos em algarismos romanos, de I a IV. Quanto maior o número, mais grave é a condição de linfoma de que você sofre.
Linfoma Extranodal
Alguns estágios do câncer de linfoma podem ser acompanhados pela letra E, que significa extranodal. Se o número do estágio for acompanhado pela letra E, significa que as células cancerosas do linfoma se iniciaram em um órgão que não faz parte do sistema linfático, como no sistema digestivo ou nas glândulas salivares.
Com base nos sintomas
Além da disseminação das células cancerosas, o estágio do linfoma também é determinado com base nos sintomas do câncer de linfonodo que aparecem. Essa condição é descrita pela adição das letras A e B após o número do estágio do câncer.
A letra B é adicionada (por exemplo, estágio IIIB) se uma pessoa tiver qualquer um dos seguintes sintomas:
- Perda de mais de 10 por cento do peso corporal durante os 6 meses anteriores (sem dieta).
- Febre persistente, em torno de 38 graus Celsius ou mais, que vai e vem, principalmente à noite.
- Suando à noite.
Se nenhum sintoma B aparecer, a letra A será adicionada após o estágio, como IIIA. Uma pessoa com linfoma em estágio B geralmente requer um tratamento mais intensivo.
doença volumosa
Além das letras E, A e B, o número do estágio também pode ser acompanhado por um X. Isso significa que um ou mais linfonodos afetados apresentam inchaço ou um grande tumor, que atinge cerca de 10 cm.
Essa condição também pode ocorrer na região do tórax, com o tamanho do tumor atingindo 1/3 da largura do tórax. Nessa condição, o paciente geralmente requer cuidados mais intensivos.
Compreendendo os estágios do câncer de linfonodo
Com base nessas disposições, a seguir está uma explicação dos estágios do câncer de linfonodo, de 1 a 4, que você precisa saber:
Estágio I
O câncer de linfonodo estágio 1 (I) é um estágio inicial do linfoma. Em ambos os linfomas de Hodgkin e não Hodgkin, o estágio 1 descreve as células cancerosas que são encontradas apenas em um linfonodo ou órgão linfoide, como o timo.
As células cancerosas podem começar nos gânglios linfáticos na região do pescoço ou em qualquer área, acima ou abaixo do diafragma (a lâmina de músculo que separa o tórax e o abdome).
IE Stadium
Se você tiver estágio IE, significa que as células cancerosas do linfoma começaram em um órgão que está fora do sistema linfático, e apenas nesse órgão.
No câncer de linfoma em estágio 1, o tratamento administrado é geralmente na forma de quimioterapia, que pode consistir em 2 a 4 ciclos. Você também pode precisar de radioterapia. Consulte seu médico para o tipo certo de tratamento.
Estágio II
No estágio 2 (II) do câncer de linfonodo, as células cancerosas atacam dois ou mais grupos de linfonodos. Essas células cancerosas podem começar em qualquer área, mas ocorrem no mesmo lado do diafragma.
Por exemplo, tanto na parte superior do diafragma (axila e pescoço) ou na parte inferior do diafragma (virilha), e não uma combinação dos dois, como gânglios linfáticos nas axilas e virilha.
IIE Stadium
Se você tiver estágio IIE, significa que as células cancerosas do linfoma começaram em um órgão (não no sistema linfático) e também estavam localizadas em um ou mais grupos de linfonodos próximos. Isso também ocorre em um lado do mesmo diafragma.
No estágio 2 do câncer de linfonodo, o tratamento administrado é geralmente na forma de quimioterapia, consistindo de 2 a 4 ciclos. Também pode ser necessário fazer radioterapia, de acordo com sua condição.
Estágio III
O câncer de linfonodo estágio 3 (III) é um estágio avançado do linfoma. Este estágio significa que as células cancerosas afetaram os gânglios linfáticos em ambos os lados do diafragma, acima e abaixo, incluindo o baço.
Nesta fase, o tratamento administrado é geralmente na forma de quimioterapia, que consiste em 6 a 8 ciclos. A radioterapia também pode ser administrada a alguns pacientes.
Estágio IV
O câncer de linfonodo ou linfoma em estágio 4 é o estágio final desta doença. Nesse estágio, as células cancerosas começam nos gânglios linfáticos e se espalham para um ou mais órgãos fora do sistema linfático, como pulmões, ossos, fígado e medula óssea.
Deve ser sublinhado, o baço e o timo são órgãos que fazem parte do sistema linfático. Portanto, as células cancerosas que acabaram de se espalhar para esses órgãos não são classificadas como câncer de linfoma em estágio 4.
O câncer que atingiu um estágio avançado já pode ser classificado como grave. No entanto, ao contrário de outros tipos de câncer, o linfoma avançado, a saber, 3 e 4, provavelmente será tratado e controlado com sucesso. Alguns pacientes têm chance de recuperação. No entanto, isso depende do tipo de linfoma que você tem.
O tratamento geralmente dado para o linfoma em estágio 4 é a quimioterapia por 6 a 8 ciclos. Você também pode precisar de radioterapia, dependendo de sua condição.