Comer sagu deve ser normal, então que tal comer lagartas de sagu? A lagarta sagu é um alimento típico das pessoas do leste da Indonésia. Embora a maioria das pessoas sinta nojo desse alimento, a lagarta sagu é considerada um alimento rico em nutrientes, você sabe. Quais são os benefícios de comer lagartas de sagu? Vamos descobrir mais sobre nutrição e os benefícios das seguintes lagartas do sagu.
Vários alimentos de lagartas de sagu
Quando um sagu ou palmeira começa a apodrecer, os besouros do sagu põem ovos em volta do tronco da árvore. Depois que os ovos eclodem, aparecem lagartas brancas e gordas, conhecidas como lagartas de sagu. Esta lagarta tem um nome latino Rhynchophorus ferrugineus ou também conhecido como gorgulho da palma vermelha.
Fonte: pragas de insetosBem, depois que os ovos do besouro eclodem e se transformam em lagartas, o povo de Sumatra do Norte, Kalimantan Oriental, Sulawesi do Sul e Papua levam as lagartas para serem processadas como alimento. Às vezes comem cru, servem de acompanhamento para um arroz saboroso ou fazem lagartas de sagu.
Na verdade, essas lagartas muitas vezes também são transformadas em lanches para crianças. Por exemplo, skotel, pãezinhos de omelete, torradas, tofu recheado, bolas de batata-doce, croquetes, bolo de banana, limão e também panquecas.
Os benefícios de comer lagartas de sagu para a saúde do corpo
De acordo com a pesquisa conduzida por Nirmala IR, MSc e colegas, as lagartas do sagu contêm proteínas, carboidratos, ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, bem como aminoácidos.
Embora não tenha havido uma pesquisa aprofundada sobre os benefícios das lagartas do sagu, com base em sua nutrição, existem vários benefícios que você pode obter, tais como:
1. Construir músculos
As lagartas do sagu são ricas em proteínas. A proteína é um componente importante que desempenha um papel na construção e reparação de células e tecidos do corpo, como ossos, músculos e pele.
Além disso, a proteína também ajuda o processo de formação de enzimas, hormônios e outros compostos químicos. O corpo não produz proteínas naturalmente. Então, você precisa da ingestão de proteínas dos alimentos, por exemplo, esta lagarta do sagu.
2. Previna várias doenças
As lagartas do sagu também contêm uma variedade de ácidos graxos bons, como ácido oleico, ômega 3, ômega 6 e ômega 9.
Acredita-se que o conteúdo de ácidos graxos reduz a inflamação no corpo, reduzindo assim o risco de doença de Alzheimer, depressão, asma e reumatismo.
Os ácidos graxos também são amplamente usados como suplementos para reduzir os níveis elevados de triglicerídeos que causam doenças cardíacas.
3. Melhore o humor e o desempenho esportivo
As lagartas do sagu contêm vários tipos de aminoácidos, como isoleucina, leucina, histidina e fenilalanina. Esses aminoácidos ajudam a produzir serotonina, uma substância química do cérebro que pode melhorar o humor e o ciclo do sono.
Além disso, esses ácidos graxos também podem restaurar os músculos danificados mais rapidamente e reduzir a dor muscular após o exercício.