7 tipos de produtos lácteos e sua nutrição |

Você pode estar familiarizado com produtos lácteos, como queijo e iogurte. Esses alimentos tornam-se alimentos diários para alguns indonésios. No entanto, ainda existem vários outros laticínios que não são menos saudáveis, você sabe!

Vários produtos lácteos e seu conteúdo nutricional

O próprio leite é conhecido como um ingrediente alimentar de alta qualidade, rico em nutrientes como cálcio, vitamina D e potássio. Esses vários ingredientes estão intimamente relacionados à melhoria da saúde óssea, especialmente quando administrados durante o crescimento.

Além disso, o leite pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. O consumo de leite também pode ajudar a reduzir a pressão alta em adultos.

Então, o que acontece com outros produtos lácteos? Existem diferenças e benefícios nutricionais?

1. Leite fermentado

Leite fermentado é um tipo de produto lácteo amplamente produzido e posteriormente processado em outras formas. Durante o processo de fabricação, este produto é adicionado a microorganismos de bactérias boas para atingir um determinado nível de acidez.

Os produtos lácteos mais conhecidos do processo de fermentação são o iogurte e as bebidas fermentadas. Outros produtos incluem koumiss, ergo, tarag e kefir.

Bactérias (probióticos) que costumam ser encontradas no leite fermentado Lactobacillus. Este probiótico é capaz de manter a saúde digestiva, aumentando o crescimento de bactérias boas no intestino, o que o impedirá de indigestão.

Além disso, o leite fermentado também contém minerais zinco (zinco) e vitamina B12, que são bons para manter o sistema imunológico para que o corpo permaneça saudável e em forma.

2. Queijo

O queijo é um produto lácteo produzido pela separação da proteína do leite (caseína) com o soro de leite ou seu líquido. Na sua produção, o queijo é feito a partir de quatro ingredientes básicos: leite, sal, probióticos e uma enzima chamada coalho.

Existem vários tipos de queijo, principalmente na Europa, cada região tem até seu próprio queijo especial. No entanto, geralmente, além de conter proteína e fósforo, muitos queijos também são fortificados (adicionados) com ácidos graxos ômega-3.

Os ômega-3 são componentes essenciais que envolvem todas as células do seu corpo. Omega-3 pode fornecer calorias como energia corporal e pode ajudar a manter um coração, vasos sanguíneos, pulmões e sistema imunológico saudáveis.

3. Manteiga

A manteiga é um dos produtos lácteos mais gordurosos. Para fazer isso, o creme ou os componentes sólidos do leite são separados da água. Depois disso, essa parte sólida é batida na manteiga.

Embora seu consumo seja frequentemente associado ao risco de várias doenças, a manteiga revelou ter uma série de benefícios que certamente são benéficos para a saúde.

Quem diria que a manteiga é, na verdade, uma boa fonte de vitamina A. Esta vitamina é muito importante para manter a saúde dos olhos e da pele e manter a imunidade.

Como outros laticínios, a manteiga também contém ácido linoléico conjugado (CLA), que tem o potencial de prevenir o crescimento de vários tipos de células cancerosas, como câncer de mama, cólon e fígado.

Porém, ainda é preciso limitar e ser mais sábio na parcela de consumo.

4. Whey

O soro de leite é a porção líquida do leite que permanece após a separação da coalhada na fabricação do queijo. Quando a coalhada é transformada em queijo ou manteiga, o soro geralmente é transformado em bebida.

Este produto processado é um componente rico em proteínas. Portanto, muitos atletas ou ativistas do fisiculturismo consomem este produto lácteo.

Porque o whey contém aminoácidos essenciais que o corpo precisa para construir e reparar as células musculares durante o exercício. Essa proteína também pode ajudar a reduzir a fome e manter o peso corporal ideal.

Os produtos de soro de leite são freqüentemente pasteurizados e secos em uma proteína em pó que deve ser preparada antes de ser consumida.

5. Caseína

Semelhante ao soro de leite, a caseína também é a principal proteína do leite e é amplamente utilizada como ingrediente em outros produtos lácteos, como queijo ou produtos de panificação.

Esta proteína é extraída do leite desnatado (leite desnatado) usando coalho ou outras bactérias produtoras de ácido láctico.

A diferença com o soro de leite, a caseína é absorvida mais lentamente pelo corpo. Você precisa saber, quando o corpo quebra as proteínas, os aminoácidos vão circular antes de serem totalmente absorvidos.

Embora os aminoácidos permaneçam no sangue por 90 minutos após o consumo do soro de leite, eles duram de quatro a cinco horas após o consumo da caseína.

Portanto, a caseína é mais adequada para você consumir antes de dormir ou quando você estiver prestes a entrar em jejum.

6. Creme

Este produto lácteo é rico em calorias e gordura. O resultado está disponível em muitas formas, seja chantilly, creme de leite ou creme fermentado.

Por ser feito de leite, o creme contém nutrientes como vitamina A, vitamina B2 (riboflavina), cálcio e fósforo. Quando consumidos com sabedoria, os cremes podem fornecer benefícios à saúde, como manter a condição óssea ou ajudar a manter o sistema imunológico.

No entanto, como o creme contém alto teor de gordura saturada, o consumo excessivo pode aumentar o risco de aumentar os níveis de colesterol no corpo. Além disso, comer muito creme também está intimamente relacionado ao problema de excesso de peso.

7. Leite condensado adoçado

Leite condensado adoçado é feito aquecendo o leite até que seu teor de água seja reduzido. Então, o leite que engrossou geralmente recebe adoçante. Além de dar sabor, isso é feito para estender sua durabilidade.

Por causa do adoçante, as calorias no leite condensado são muito altas. Por esse motivo, o leite condensado pode ser um produto lácteo adequado para quem deseja ganhar peso.

Este produto também contém proteínas, gorduras e vários minerais saudáveis ​​para os ossos, como cálcio e fósforo do leite original.

No entanto, o leite condensado adoçado não é recomendado para você consumir todos os dias porque tem o potencial de aumentar os níveis de açúcar no sangue no corpo.

Então, qual é o seu laticínio preferido?