Dor no estômago esquerdo: aqui estão 10 doenças que podem ser a causa

A dor abdominal está no topo da lista entre os sintomas mais comuns que levam as pessoas a procurar atendimento médico. Infelizmente, simplesmente descrever os sintomas como “dor de estômago”, “dor de estômago”, “torção do estômago” às vezes é ainda menos específico. Seu médico pode limitar suas suspeitas sobre a causa de sua dor abdominal, considerando a localização da dor. Então, o que significa reclamar de dor no estômago esquerdo?

Quais doenças são caracterizadas por dor abdominal esquerda?

A dor no lado esquerdo do abdômen pode ser causada por problemas com os órgãos e estruturas do lado esquerdo do abdômen ou por problemas com outros órgãos localizados longe do abdômen.

Dor abdominal superior esquerda

1. Pancreatite aguda

A pancreatite aguda é uma inflamação dolorosa do pâncreas, localizada na parte superior esquerda do abdome. As queixas geralmente ocorrem de repente e causam dor na região abdominal superior (ou epigástrica). A dor geralmente irradia para as costas.

A pancreatite aguda também pode envolver outros órgãos. Essa condição também pode progredir para pancreatite crônica se você tiver queixas persistentes e persistentes.

2. Gastrite

A gastrite pode ocorrer quando há irritação na mucosa do estômago. A gastrite pode ser causada por infecção pela bactéria H. pylori, que pode causar feridas. Certos analgésicos e beber muito álcool também podem causar gastrite. Os sintomas incluem dor no abdômen superior esquerdo que é dolorido ou queimando (que pode melhorar depois de comer), náuseas e vômitos e uma sensação de plenitude no abdome superior após comer.

A gastrite pode ocorrer repentinamente (gastrite aguda) ou pode ocorrer lentamente ao longo do tempo (gastrite crônica). Em alguns casos, a gastrite pode causar úlceras e aumentar o risco de câncer de estômago. Para a maioria das pessoas, a gastrite não é grave e pode se recuperar rapidamente com o tratamento.

3. Angina

Angina é o termo usado para designar a dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. A angina é um sintoma de doença arterial coronariana. A angina é geralmente descrita como uma sensação de aperto no peito, ou pressão, peso, aperto ou dor no peito. A angina, também chamada de angina de peito, pode ser um problema recorrente ou surgir repentinamente.

Os sintomas de angina que as mulheres apresentam podem ser diferentes daqueles da angina clássica. Por exemplo, as mulheres apresentam mais frequentemente sintomas como náuseas, falta de ar, dor abdominal no lado esquerdo ou fadiga extrema, com ou sem dor no peito. Ou podem sentir desconforto no pescoço, mandíbula ou costas, ou dor semelhante a uma punhalada em vez das compressões torácicas normais. Essas diferenças podem causar atrasos na procura de tratamento.

A angina é relativamente comum, mas pode ser difícil de distinguir de outras dores no peito, como dor ou desconforto de indigestão. Se você tiver dor no peito inexplicável, procure atendimento médico imediatamente.

Dor abdominal inferior esquerda

1. Síndrome do intestino irritável (IBS)

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio do sistema digestivo que ataca o intestino grosso, caracterizado por cólicas abdominais, sensação de inchaço e gases expelidos. A SII também pode causar problemas de evacuação, desde prisão de ventre até diarreia.

2. Colite ulcerativa

A colite ulcerosa (UC) é uma doença que causa inflamação das paredes do trato digestivo. Os sintomas e queixas mais comumente relatados são dor abdominal e diarreia, fezes com sangue e muco. A defecação pode aliviar a dor abdominal esquerda. Outros sintomas incluem fadiga, perda de peso, anorexia e febre.

A UC pode ser debilitante e às vezes pode levar a complicações com risco de vida. Embora não haja cura conhecida, o tratamento pode reduzir muito os sinais e sintomas da doença e até causar remissão a longo prazo.

3. Doença renal

As pedras nos rins são geralmente causadas por níveis muito altos de cálcio ou ácido úrico no corpo. A desidratação também pode ser uma causa de pedras nos rins. Os sintomas comuns dessa condição são dor abdominal inferior esquerda, febre, náuseas, dor na virilha e vômitos.

A dor abdominal esquerda também pode ser causada por uma infecção nos rins. A inflamação geralmente começa na bexiga e se espalha para os rins. A dor aguda também pode ser sentida junto com uma vontade constante de urinar, uma sensação de queimação ao urinar e hematúria (urina com sangue), entre outros sintomas.

4. Diverticulite

Os divertículos são pequenos sacos protuberantes que podem se formar no revestimento do sistema digestivo. Esse saco é mais comumente encontrado na parte inferior do intestino grosso. Os divertículos são uma condição comum, especialmente depois dos 40 anos, e raramente causam problemas.

No entanto, às vezes os divertículos podem ficar inflamados e infectados, e até mesmo romper. Essa inflamação é chamada de diverticulite. A diverticulite pode causar dor abdominal intensa, que é constante e persiste por vários dias. Normalmente, as queixas de dor abdominal são sentidas à esquerda, mas podem ocorrer à direita, especialmente em pessoas de sangue asiático. Além da dor abdominal no lado esquerdo, a diverticulite também pode causar inchaço na parte inferior do abdômen esquerdo, febre, náuseas e grandes mudanças nos hábitos intestinais (diarreia esporádica com sangue).

A diverticulite leve pode ser tratada com repouso, mudanças na dieta e na dieta alimentar e antibióticos. A diverticulite grave ou recorrente pode exigir cirurgia.

5. Hérnia

A hérnia é uma condição na qual o tecido mole, geralmente o intestino, se projeta através de uma parte fraca ou dilacerante da parede abdominal inferior na virilha (hérnia inguinal) ou perfura o diafragma (hérnia hiatal). A protuberância resultante pode causar dor abdominal no lado esquerdo, especialmente quando você tosse, se inclina ou levanta objetos pesados. Às vezes, nos homens, a dor e o inchaço se espalham para a área ao redor dos testículos, à medida que a saliência do intestino desce para os testículos.

As hérnias nem sempre são perigosas. No entanto, essa condição não é autolimitada e pode levar a complicações fatais se não tratada. Seu médico pode sugerir cirurgia para reparar uma hérnia inguinal dolorida ou em crescimento.

6. Cisto ovariano

Os cistos ovarianos são tumores benignos cheios de líquido que crescem sobre ou na superfície dos ovários. As mulheres têm um par de ovários - cada um do tamanho de uma amêndoa - localizados em cada lado do útero. Muitas mulheres têm cistos ovarianos em algum momento de suas vidas. A maioria dos cistos ovarianos produz pouco ou nenhum desconforto e é inofensiva. A maioria dos cistos ovarianos desaparece sem tratamento em alguns meses.

No entanto, os cistos ovarianos - especialmente aqueles que se romperam - às vezes produzem sintomas graves, como dor abdominal esquerda intensa ou dor pélvica que atinge repentinamente, dor abdominal intensa ou dor acompanhada de febre ou vômito. Estes sinais e sintomas - sintomas comuns que representam choque, como calafrios, pele úmida; respiração rápida; e tontura ou fraqueza - indica uma emergência e requer atenção médica imediata.

7. Gravidez ectópica

Dor repentina no abdome inferior esquerdo pode ser o resultado de uma gravidez ectópica. Uma gravidez ectópica ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, geralmente na trompa que conecta o útero aos ovários, também conhecida como trompa de Falópio. Esta gravidez é classificada como uma gravidez inviável de alto risco e causa sintomas de dor no lado onde a gravidez ocorre. A dor ocorre na parte inferior do abdômen, parte inferior das costas e pelve. Além disso, podem ocorrer náuseas, sangramento vaginal anormal e sensibilidade mamária. Quando há preocupação com gravidez ectópica, atenção médica é necessária.