Lanches deliciosos, saudáveis ​​e nutritivos para bebês de 6 meses ou mais

Aos 6 meses de idade, o bebê pode experimentar o primeiro alimento sólido como alimento complementar ao leite materno ou aos alimentos complementares. Além de alimentos complementares para a amamentação, introduza também lanches ou lanches saudáveis ​​e petisco para bebês.

Você não precisa se confundir sobre quais lanches dar a ele para atender às necessidades nutricionais do bebê. Verifique várias inspirações para lanches para bebês que são garantidamente saudáveis ​​para o seu filho.

Quando os bebês podem começar a comer lanches?

Lanches (lanches)lanches) é comida para bebé administrada entre as refeições principais. A frequência da alimentação é de três vezes ao dia, sendo a alimentação complementar do bebê pela manhã, tarde e noite.

Como o nome indica, os lanches serão entre os três horários de alimentação, nomeadamente de manhã ao meio-dia e à tarde.

Por outro lado, você também é um bebê que só quer comer lanches uma vez por dia ou às vezes nem comer.

A frequência e a porção de lanches em cada bebê não podem ser as mesmas. Há um bebê que está muito feliz lanche, mas também há aqueles que só comem lanches uma vez ao dia ou mesmo raramente.

Enquanto isso, na idade ideal para introduzir lanches em seu bebê, você pode realmente fazê-lo desde que ele aprendeu a comer alimentos sólidos.

Conforme explicado pela OMS como agência mundial de saúde, existem dois horários de alimentação que podem ser acostumados a partir dos seis meses de idade ou quando se aprende a comer alimentos complementares.

O primeiro é o alimento principal e o segundo é um lanche saudável ou lanche para bebês. Durante este período do MPASI, a alimentação complementar para bebês pode ser na forma de alimentos sólidos ou leite materno.

Sim, é por isso que a alimentação nesse horário se chama alimentação complementar (MPASI).

Mesmo que eles não estejam mais recebendo amamentação exclusiva porque foram auxiliados com outros alimentos e bebidas, os bebês nessa idade ainda continuarão a amamentar.

Se a amamentação não for mais possível para o bebê, ele pode continuar a amamentar, mas com fórmula infantil.

Resumindo, não há problema em apresentar lanches ou guloseimas aos bebês (lanche) desde o início de sua introdução aos alimentos sólidos.

O que são lanches e petisco bebê é o mesmo?

Conforme explicado anteriormente, lanches ou lanches são alimentos consumidos entre as principais refeições do bebê.

Temporário petisco para bebês é comida de dedo. Como o nome indica, o tamanho petisco Ou este petisco é tão grande quanto o dedo de um bebê, por isso é fácil de segurar.

Lanche ou lanches e petisco não é realmente o mesmo para bebês. Os lanches ou guloseimas para bebés podem ser qualquer alimento e sob qualquer forma, desde que sejam consumidos entre as refeições principais.

Lanche ou lanches pode ser mingau, purê fruta, em pedaços de fruta em forma de petisco. Assim como petisco para bebês, esses alimentos não podem ser classificados totalmente em lanches.

Isto é porque petisco Pode ser consumido na refeição principal ou como lanche lanches bebê. Comida de dedo ou petiscos podem ajudar a treinar seu bebê para comer sozinho porque são fáceis de segurar.

Comida de dedo não como um lanche ou lanches que pode ser administrado desde que o bebê aprenda a comer alimentos sólidos ou aos 6 meses de idade.

Geralmente, petisco para bebês novos é administrado quando o bebê tem 9-12 meses de idade ou quando seus dentes começam a crescer.

Quais são as opções de lanches para bebês?

Existem várias opções de lanches saudáveis ​​que podem ser consumidos à margem da refeição principal do bebê. Aqui está uma variedade de lanches saudáveis ​​e substanciosos para bebês:

1. Lanches frutados para bebês

Frutas para bebês é uma das opções de lanches definitivamente saudáveis ​​e também práticos. Para a primeira escolha de frutas, experimente dar dragoeiro, mamão, banana, abacate ou manga.

Isso ocorre porque essas frutas têm uma textura lisa, macia e macia, de modo que são facilmente mordidas e mastigadas pelos dentes em desenvolvimento do bebê.

Se o seu filho tem de 6 a 8 meses, você deve primeiro misturar a fruta em uma polpa fina (purê) Mas se o seu bebê tiver 9 meses ou mais, não há problema em dar a ele frutas frescas cortadas em pedaços pequenos para que ele possa aprender a pegá-las sozinho.

Na verdade, você também pode processar frutas sem ser servidas diretamente. Você pode ser criativo, por exemplo, assando uma banana e colocando queijo ralado por cima.

2. Biscoitos

Fonte: Crianças Super Saudáveis

Os biscoitos infantis vendidos no mercado também são indicados para você dar de lanche para o seu filho enquanto espera a próxima refeição.

Escolha biscoitos macios que contenham muitos carboidratos, gorduras, proteínas, minerais e vitaminas para bebês. Além disso, certifique-se de que o tamanho do biscoito seja pequeno o suficiente para que o bebê possa pegá-lo.

De vez em quando, nunca é demais experimentar fazer seus próprios biscoitos em casa. Você pode preparar aveia seca, frutas, farinha e um pouco de óleo vegetal.

Em seguida, processe todos os ingredientes em um, transformando-os em uma massa lisa e moldando de acordo com o gosto. Por fim, basta assar os biscoitos quase acabados em uma assadeira antiaderente.

Se o seu bebê não consegue comer biscoitos inteiros, misture-os com um pouco de água ou leite até que fiquem como mingau.

Por outro lado, para o seu filho que já é adepto de morder e mastigar, não há problema em servir biscoitos inteiros. Com uma nota, os biscoitos têm um tamanho pequeno e a textura é bastante macia.

3. Ovos cozidos

Se quiser servir um lanche rápido e fácil, uma das opções que podem ser oferecidas são ovos para crianças.

Os ovos podem ser cozidos normalmente como um lanche para levar quando você e sua família estiverem viajando fora de casa.

Mas lembre-se, não se esqueça de descascar a casca e cortar o ovo em pedaços pequenos que sejam fáceis para o bebê comer.

4. Iogurte

Outra opção de lanche saudável é o iogurte para bebês. Além de seu alto teor de proteínas, o iogurte também é rico em cálcio, que é bom para apoiar o crescimento dos ossos do seu filho.

Na verdade, o iogurte também é equipado com boas bactérias vivas para apoiar o funcionamento do sistema digestivo. No entanto, é aconselhável ter mais cuidado ao escolher iogurte para bebês.

Recomendamos escolher iogurte puro ou sem sabor que não contenha muito açúcar. Você pode adicionar frutas fatiadas e algumas colheres de sopa de mel para dar sabor ao iogurte.

5. Batata

A batata é um dos alimentos básicos ricos em carboidratos. Normalmente, as batatas são processadas no alimento principal para contribuir com energia para o corpo.

No entanto, não há problema em processar as batatas em uma escolha de lanches ou lanches para bebês. O método não é difícil, você pode fazer purê de batata (purê de batata) para bebês de 6 a 8 meses que ainda precisam comer alimentos triturados.

Enquanto isso, quando o bebê estiver crescendo, por exemplo, aos 9 meses ou mais, você pode processar lanches de batatas com outras texturas.

Você pode fazer suas próprias batatas fritas em casa, que são do tamanho das mãos do seu filho para fácil pegá-las. Outra opção é fazer lanches em forma de bolos com mistura de cenoura e frango.

Se quiser algo mais fácil, você também pode cozinhar no vapor as batatas que foram cortadas em pequenos pedaços até que tenham uma textura que seja fácil para o bebê morder.

Além disso, não há problema em adicionar açúcar, sal à comida para bebês ou micina para bebês nas preparações de batata.

De acordo com a Associação de Pediatras da Indonésia (IDAI), a adição de aromatizantes geralmente torna a alimentação dos bebês mais fácil e ainda mais animada porque é saborosa.

Os hábitos do bebê são difíceis e, muitas vezes, recusar alimentos pode causar problemas nutricionais em crianças.

Quais são as opções petisco para bebês?

Se você quer dar petisco como refeição principal ou lanche para bebês, aqui estão algumas opções que você pode experimentar:

1. Legumes cozidos

Vegetais podem ser petisco altamente recomendado para bebês. Porque os vegetais contêm muitos nutrientes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento dos bebês.

Você pode escolher vegetais para bebês, como cenoura, batata, batata doce ou brócolis. Corte os vegetais em pedaços menores para que sejam mais fáceis de segurar pelo bebê.

Em seguida, ferva os vegetais até ficarem macios e fáceis de mastigar.

2. Frutas com textura lisa

A fruta madura tem polpa macia. Este é um alimento muito adequado para os bebés comerem com as próprias mãos.

Você pode preparar bananas, melancias, mamões, mangas ou abacates.

Essas frutas não apenas apresentam uma variedade de sabores alimentares para as crianças, mas também atendem às suas necessidades nutricionais.

Previamente, lave a fruta com água limpa corrente e descasque a casca. Em seguida, retire as sementes e corte-as em tamanhos que sejam fáceis de agarrar pelo seu filho.

3. Ovos mexidos

Os ovos podem ser uma boa fonte de proteína ao mesmo tempo dedo de comida recomendado para bebês.

Você pode fritar os ovos em um pouco de óleo e depois cortá-los em pedaços pequenos. Como alternativa, você também pode mexer diretamente quando os ovos estiverem cozidos. Sirva em um prato sem adicionar sal.

Apesar dos muitos nutrientes, é preciso garantir que a criança não tenha alergia a ovo. Se seu filho apresentar uma reação alérgica, como erupção na pele após comer ovos, consulte um médico imediatamente.

4. Macarrão

Fonte: primeiros 1000 dias

Não só para bebês maiores, a pasta também é indicada para crianças que não têm dentes.

A razão é que a textura da massa é em borracha e macia, por isso é adequada para uso petisco para bebês. Porém, principalmente para bebês que ainda não têm dentes, a pasta de fusilli ou macarrão é mais recomendada.

Você pode servir macarrão cozido sem adicionar temperos. Se seu filho conheceu mais sabores, você pode adicionar um pouco de azeite e um molho de tomate com baixo teor de sal.

5. Tofu

Além dos ovos, o tofu pode ser uma boa fonte de proteína para bebês. Comida de dedo para bebés este tem uma textura macia pelo que é fácil de comer.

No entanto, certifique-se de não ter tofu que seja facilmente frágil, pois ele se desintegra quando segurado por uma criança. Isso pode dificultar a alimentação da criança.

A textura dos lanches para bebês é diferente de acordo com a idade

Assim como a textura principal do alimento, a textura do lanche (lanches) o bebê também deve estar adaptado à sua idade atual.

Para bebês de 6 a 8 meses, a textura do lanche certo é macia e macia como mingau. A textura de lanches saudáveis ​​para bebês aumentará em finamente picado, picado grosseiramente, até petisco aos 9-11 meses.

Até a idade de 12 meses ou mais, os lanches que você dá já têm uma textura semelhante à da comida de um adulto.

Em outras palavras, a textura dos lanches para bebês com 12 meses ou 1 ano ou mais não é mais amassada, lisa ou picada.

A razão é que, aos 12 meses ou 1 ano de idade, os bebês geralmente começam a aprender a comer como os outros membros da família comem.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌