O cérebro consiste em muitas partes para ajudar a realizar várias funções corporais. O hipocampo é uma parte do sistema límbico do cérebro localizado no lobo temporal próximo ao centro do cérebro. Existe uma seção do hipocampo em cada lado da cabeça. Qual é a função do hipocampo?
A função do hipocampo é o processamento da memória
Localização do hipocampo no cérebro humano (cor roxa)O hipocampo é uma parte do cérebro que tem a forma de um cavalo-marinho (veja a imagem abaixo para mais detalhes) e tem 3 camadas feitas de células piramidais.
Comparação de hipocampo e cavalo-marinho (fonte: Psychology Today)O hipocampo faz parte do sistema límbico. O sistema límbico é a parte do cérebro envolvida nas respostas comportamentais e emocionais, especialmente quando se trata de comportamentos necessários para a sobrevivência, como forrageamento, reprodução e cuidados com a prole e resposta vôo ou vôo (lutar ou fugir) quando se depara com situações negativas ou estressantes.
Suas principais funções são o aprendizado, o armazenamento e o processamento da memória de longo prazo.
Em termos de memória, esta parte do cérebro ajuda a processar e recuperar dois tipos específicos de memória de longo prazo:
- A memória explícita é a memória que consiste em fatos e eventos que são realizados conscientemente. Por exemplo: um ator aprende a se lembrar das falas em uma atuação.
- Relações espaciais, que são tipos de memória que nos ajudam a relacionar as localizações dos objetos a outros objetos de referência específicos. Por exemplo: Os motoristas de táxi lembram das rotas pela cidade.
Essa parte do cérebro não é responsável por lembrar como andar, falar ou andar de bicicleta. A memória processual, como andar, falar e operar um dispositivo, é controlada pelo córtex e pelo cerebelo.
O que acontece quando o hipocampo é danificado?
Se tudo estiver completamente corrompido, ou apenas parcialmente, você pode ter sérios problemas de memória.
Quando essa parte do cérebro é danificada, você não pode mais gerar novas memórias de longo prazo. Você pode se lembrar de coisas que aconteceram há algum tempo, mas não consegue se lembrar de coisas que aconteceram pouco antes de o hipocampo ser danificado.
Por exemplo, uma pessoa pode desenhar um mapa da localização da casa em que viveu quando criança, mas tinha dificuldade em lembrar a direção de sua nova casa. Às vezes, ele também tem dificuldade para se mover de um lugar para outro.
Doenças que afetam o hipocampo
Algumas das doenças que podem surgir incluem:
1. Amnésia global transitória (TGA)
TGA é a perda de memória que ocorre repentinamente e é temporária. A causa exata não é conhecida, mas os especialistas suspeitam que danos ao hipocampo podem ser um fator de risco. Freqüentemente, as pessoas que experimentam a TGA eventualmente recuperam a memória.
2. Doença de Alzheimer e depressão
A doença de Alzheimer e a depressão podem diminuir de tamanho e alterar a forma do hipocampo. Na depressão, o tamanho pode diminuir em até 20%. No entanto, os cientistas ainda estão estudando o que veio primeiro: o hipocampo menor ou a depressão.
3. Epilepsia
As autópsias de 50-75% dos cadáveres que tiveram epilepsia durante a vida mostram danos ao hipocampo. No entanto, não está claro se a epilepsia resulta de danos nessa parte do cérebro.