10 fatos únicos sobre a altura humana -

A altura é uma medida de quão bem o corpo humano cresce, especialmente para crianças.

Vários fatores podem afetar a altura de uma pessoa, muitos dos quais são determinados por fatores genéticos ou hereditários. Fatores externos, como nutrição e hábitos de exercícios, também podem afetar a altura.

No entanto, verifica-se que a altura também pode diminuir em certas idades. Como poderia ser? Para obter mais detalhes, descubra fatos exclusivos sobre a altura humana na análise a seguir.

Vários fatos sobre a altura humana

Aqui estão alguns fatos sobre a altura humana que você precisa saber.

1. Os humanos crescem muito rápido como bebês

O primeiro fato é que os humanos aumentam de altura muito rapidamente no primeiro ano de vida, especialmente quando são bebês. Não é de surpreender que os pais continuem comprando roupas novas todos os meses.

Os bebês crescem cerca de 25 cm desde o nascimento até 1 ano de idade. A altura da criança continua aumentando até a adolescência.

O ganho de altura das mulheres geralmente começa a diminuir 2-3 anos após a primeira menstruação. Alguns meninos continuarão a crescer até os 18 anos, outros continuarão a crescer até os 20 e poucos anos.

No período de crescimento da infância à adolescência, o comprimento dos ossos humanos aumentará a cada noite. O aumento da altura durante o sono é causado pelo hormônio do crescimento liberado durante o sono.

Portanto, certifique-se de que seu filho durma pacificamente durante a noite, pois isso o ajudará a atingir todo o seu potencial.

2. Mudanças de altura humana

Não apenas o peso pode oscilar, mas a altura também pode mudar, mesmo apenas de forma intermitente entre a manhã e a noite.

Embora o crescimento ósseo ocorra à noite, verifica-se que a altura total do corpo humano é menor à noite do que de manhã.

Portanto, você tem o corpo mais alto de manhã ao acordar, mas à noite seu corpo diminuirá 1 cm.

Quando você está ativo de manhã à noite, os discos espinhais sustentam a estrutura da coluna para que os ossos fiquem eretos ao longo do dia. Quando você dorme, a coluna relaxa, de modo que o corpo fica mais curto à noite.

3. Os genes nem sempre afetam a altura

Ao lançar o National Institute of Health, os fatores genéticos determinam 80% do crescimento da altura humana, enquanto os outros 20% são influenciados por um estilo de vida saudável, como uma ingestão nutricional completa e exercícios regulares.

Embora não seja o principal fator determinante, um estilo de vida saudável ainda desempenha um papel importante no desenvolvimento e crescimento humano. Portanto, se você deseja que seu filho seja mais alto do que os pais, isso não é impossível.

Ajude seu filho a crescer até seu potencial máximo, alimentando-o com uma dieta nutritiva e balanceada e garantindo que ele descanse o suficiente e seja fisicamente ativo.

Uma alimentação completa e balanceada pode ser obtida a partir do consumo de vegetais, frutas, grãos inteiros, laticínios, fontes de proteínas e gorduras saudáveis ​​como peixes e ovos.

Com uma dieta nutritiva, as crianças podem obter várias vitaminas e minerais que desempenham um papel importante no processo de crescimento.

4. Corpos altos correm mais risco de desenvolver câncer

Estudos divulgados pela The Lancet Oncology mostram que a postura humana alta pode aumentar o risco de câncer.

De acordo com os dados clínicos do estudo, as mulheres que estavam acima da altura média dos outros participantes (10 cm mais altas) tinham um risco de mais de 37% de desenvolver câncer.

A razão é que o corpo de uma pessoa alta é composto por um número maior de células, de modo que a chance de surgimento de células cancerosas é maior do que a de uma pessoa baixa.

Mas não se preocupe, um corpo alto é um fator de risco de câncer relativamente baixo em comparação com o consumo de cigarros, álcool ou fast food. Além disso, o câncer também pode ser prevenido levando-se um estilo de vida saudável.

Portanto, em vez de se preocupar com o alto risco de doenças no corpo, você deve apenas se concentrar em implementar uma dieta saudável rica em antioxidantes, praticar exercícios regularmente e controlar o estresse.

5. Pessoas altas geralmente são mais prósperas

Alguns estudos mostram que as pessoas altas costumam ocupar cargos mais elevados.

Isso é mostrado a partir de pesquisas em Journal of Applied Psychology. Os pesquisadores dizem que pessoas altas têm mais renda por ano.

Além disso, pessoas altas têm a oportunidade de ganhar mais dinheiro do que aquelas com altura ideal ou baixa estatura.

Isso ocorre porque a postura de altura afeta a maneira como a pessoa se percebe de maneira positiva. Em outras palavras, quanto mais alto seu corpo, maior sua confiança.

Além disso, um corpo alto também pode criar uma imagem positiva no ambiente social.

Essas duas coisas têm uma influência muito grande no desempenho profissional de uma pessoa, bem como na avaliação de chefes e colegas, até finalmente afetar o sucesso de sua carreira.

6. A altura diminui aos 40 anos

Com a idade, o corpo humano vai encolher. Talvez muitos já conheçam os fatos sobre essa altura, mas verifica-se que o processo de encolhimento corporal ocorre mais rápido do que o esperado.

Homens e mulheres começarão a diminuir de altura aos 40 anos. Você pode perder 1 cm de sua altura após atingir 100 anos.

O encolhimento do corpo ocorrerá porque a coluna vertebral perderá água, o que faz com que sua densidade diminua gradativamente.

Além disso, doenças como a osteoporose, que são mais propensas a ocorrer na velhice, enfraquecem ainda mais a estrutura óssea.

No entanto, você pode fazer seu corpo parecer mais alto na velhice, trabalhando para melhorar sua postura quando for jovem. Você pode conseguir isso praticando exercícios e asanas de ioga.

7. Um corpo humano alto é bom para a saúde do coração

A altura está inversamente relacionada ao risco de doenças cardíacas. Adultos de crescimento baixo, com altura abaixo de 160 cm, têm maior risco de desenvolver doenças cardíacas.

Um estudo de New England Journal of Medicine Suspeito que entre duas pessoas que têm uma diferença de altura de até 6 cm, as mais baixas têm 13,5% mais risco de doenças cardíacas.

8. Os genes podem afetar a altura anormal

Pessoas muito baixas são chamadas de pessoas com a condição de nanismo, enquanto as pessoas muito altas têm a condição de gigantismo.

Cerca de um em 15.000 adultos tem nanismo e, que tem menos de 155 cm de altura. O nanismo é causado por uma mutação genética que faz com que os ossos diminuam.

Por outro lado, o gigantismo ocorre devido ao excesso de hormônio do crescimento durante a infância. Freqüentemente, essa condição também é causada por um tumor benigno na glândula pituitária.

9. Fumar afeta a altura

Estudo em Anais de Epidemiologia descobriram que os meninos que fumavam com frequência (com idades entre 12-17 anos) eram 3 cm mais baixos do que seus pares que não fumavam. No entanto, os resultados do mesmo teste não foram vistos em mulheres.

Além disso, certos problemas médicos, como alergias alimentares, desequilíbrios hormonais, problemas cardíacos, hepáticos e renais também podem impedir o processo de crescimento de uma criança.

O mesmo ocorre com o consumo de drogas, como as drogas estimulantes do TDAH, que podem inibir o crescimento da estatura humana.

10. As meninas ficam mais altas mais rápido do que os meninos

As meninas atingem o pico de crescimento na puberdade, geralmente entre 11 e 12 anos.

Portanto, a maioria das meninas nessa idade é mais alta do que os meninos da mesma idade.

Normalmente, os meninos crescem rapidamente na idade de 13-14 anos. No entanto, com uma boa nutrição, ambos serão capazes de crescer mais altos na idade adulta.

Conhecer os fatos sobre a altura humana pode ajudá-lo a compreender os processos biológicos de crescimento do corpo. Os pais podem usar essa visão para ajudar seus filhos a atingir o crescimento máximo.

Se você tiver problemas de saúde suspeitos de estarem relacionados à altura, especialmente quando o crescimento do seu filho diminui, consulte imediatamente um médico para obter a melhor solução.